BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, março 22, 2023

Chapeuzinho e o leão faminto>Produção de textos>Literatura antirracista>Reconto na Savana africana>22/03/2023

 

Alex T.Smith

Certa manhã, tia Rosa acordou com o corpo cheio de pintas! Nesse caso, o que fazer? Ligar para a Chapeuzinho! Ao saber da situação, a menina se despediu do pai e correu para levar para a tia, em sua cesta, tudo o que ela precisava para se curar. Mas, no caminho, encontrou um leão faminto que bolou um plano para devorá-la. Ele chegou primeiro à casa da tia, escondeu-a no armário, disfarçou-se e ficou lá, esperando. Será que seu plano vai dar certo ou será que a Chapeuzinho vai pregar uma peça no leão? Nesse premiado reconto contemporâneo, uma menina cheia de vida mostra o valor do diálogo e da amizade.

Projeto produção de textos: AQUIAQUI

Chapeuzinho vai visitar a tia Rosa, ao longo do percurso, encontra animais fofos e atravessa belas paisagens. Chagando lá, ela muito astuta, percebe que um leão faminto está se disfarçando de tia. Com muito humor, a história que se passa na savana, nos conduz para um final diferente do que já conhecemos. Será que o leão precisa de uma ajudinha com a sua fome? Uma boa conversa e empatia muda tudo.

Ouvindo:  AQUIAQUI

Atividades PDF: AQUIAQUI

"...Uma releitura da história original (Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault), com personagens diferentes e narrativas semelhantes. Essas histórias têm potencial de contribuição com a aprendizagem estudantil, a partir dos seus elementos constituintes, ou seja, capa, título, ilustrações e texto. Apresentar a história de Chapeuzinho e o Leão Faminto pode parecer uma atividade simples, sendo que é uma releitura de uma história conhecida há muitos anos, mas todos os dias que se lê, pode-se fazer interpretações diversas, a começar por fazer uma referência com o presente e a vivência dos educandos. Questionar sobre quem se parece com a chapeuzinho na sua rua, na sua casa, na escola. Quem sai na rua sozinha? Quem visita a tia (ou vovó) e leva mimos para ela?"

" Essa história traz interpretações por várias vertentes. O público mirim, ao se deparar com ela, estará fazendo um paralelo entre a versão tradicional, passando a ver o personagem que substitui o lobo, ou seja, o Leão Faminto, de outra maneira. Isto irá possibilitar uma conexão entre a realidade dos estudantes e a histórica contada, levando-os a se questionarem: como Chapeuzinho é esperta? Se alguém estiver com fome, pode pedir, educadamente, comida a outra pessoa? O Conto Clássico tem relevante potencial dentro das salas de aula, e o trabalho com os contos vai muito além de apenas uma história infantil com desígnio de divertir ou entreter as crianças. Eles são, na realidade, uma ferramenta valiosa para o professor e para a instituição escolar. Os contos são um meio expressivo em prol do desenvolvimento do ensino literário, na ampliação da aprendizagem que, se usados de maneira prazerosa, podem desenvolver a capacidade reflexiva e criativa dos pequenos, promovendo uma formação crítica e ativa, em que a criança explora a sua criatividade, imaginação e a significação em seu meio." AQUI

É importante reforçarmos a importância dessas narrativas para ampliarmos nosso olhar em relação à diversidade que abarca personagens negros, além de reconhecer a potencialidade das temáticas, tanto das obras escolhidas, quanto de outras, as quais nos chamam a atenção para tópicos de suma relevância. A diversidade das estéticas e narrativas negras, ao serem valorizadas no ambiente escolar, fortalece a autoestima das crianças negras. AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios