BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, janeiro 06, 2020

A última história antes de dormir>Hora da história>Dicas/usando gestos/Músicas>06/01/2020


A última história antes de dormir  - Grupo Brinque-Book


Autora: Nicola O'Byrne

Ilustradora: Nicola O'Byrne
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Incentivo à leitura / Cooperação / Humor / Clássico Revisitado / Imaginação / Criatividade
Projeto literário

O objetivo principal  é resgatar o hábito de contar histórias infantis promovendo o aprendizado e o autoconhecimento de forma lúdica, tarefa que os contos infantis atendem perfeitamente.
 Cada uma das histórias trata de um tema socioeducativo de grande importância dentro da sociedade moderna. 
Assunto como Desigualdade, bulling, diferenças, respeito, amizade e muitos outros são apresentados pela autora/contadora de histórias e seus personagens.

Dicas de Marcelo Serralva


Dicas da Fafá

Como se tornar um bom contador de histórias?

Um dia fiz essa pergunta para a Fafá, para melhorar minha habilidade em representar as histórias - pois bebês são difíceis de entreter. Ela me deu essas dicas abaixo, para a hora da história ficar ainda mais estimulante e divertida.  *** Antes de tudo, é interessante criar uma rotina para a história. É legal a criança saber que pode contar com esse momento, seja na hora de brincar ou de dormir.  *** Para os bebês menores, o ideal são histórias simples e curtas, pois é impossível prender a atenção por muito tempo. Já os maiorzinhos, para cada fase há assuntos que causam mais interesse, mas geralmente as histórias engraçadas, ou de resoluções inesperadas, conseguem prender a atenção de uma faixa mais extensa. Por exemplo: um assunto como o "pum" sempre é sucesso garantido!*** Outra forma de estimular a imaginação são os livros de figuras, que permitem criar diferentes histórias toda vez que são "lidos". *** Solte sua criança interior e não tenha vergonha na hora da contacão! Quanto mais os pais ou cuidadores se soltarem, mais a criança vai curtir. *** Use e abuse do seu lado artístico criando sons, vozes e expressões. É importante variar o volume da voz de acordo com os acontecimentos, para causar mais emoção. E nessa invenção de sonoridades, a criança pode colaborar criando alguns sons. Já os mais tímidos, podem ser incentivados com perguntas do tipo "ué, o que aconteceu aqui?"  *** Usar objetos e brinquedos é outra técnica infalível. E não há limite para a criatividade! Por exemplo: um garfo pode ser um rei ou rainha; um pregador pode ser um jacaré ou cavalo; um anel pode representar um carro, dois anéis formam um óculos ou um par orelhas; uma bota preta de ponta cabeça se transforma em lobo; uma caixa pode ser uma casa ou guardar um segredo!  *** Se a família está vivendo um momento específico, como o desfralde ou a chegada de um irmão, existem muitos livros bacanas que ajudam a tratar desses e vários assuntos. Fonte                                                      Ouvindo a Fafá: AQUI
Histórias utilizando as mãos/Várias
A criança é um ser em pleno desenvolvimento. Tudo que ela vivência hoje, fará diferença na forma como ela enxergará o mundo amanhã. A Neurociências (conjunto de ciências que estudam como podemos aprender de forma mais eficaz) cita a primeira infância como a “fase de ouro”, onde o cérebro aprende e apreende em uma velocidade fantástica. Porém essa aprendizagem é uma construção. A criança percorre etapas que devem ser respeitadas e trazem pré-requisitos que a capacitam para lidar com situações, conflitos, aprender novas habilidades, etc.
Fafá conta/Seu Mané e seu José
10 mandamentos da contação de histórias
  1. Escolha uma história da qual você goste muito e deseje contar.
  2. Leia essa história muitas vezes.
  3. Feche os olhos e imagine o cenário, os personagens, o tempo e outros elementos constituintes do enredo.
  4. Escolha a voz para o narrador e para as personagens da história.
  5. Exercite seu poder de concentração
  6. Aprenda como criar o gosto de leitura conforme a idade do aluno.
  7. Tenha cuidado com sua postura e os vícios de linguagem.
  8. Conte para alguém antes de contar para todo mundo.
  9. Na hora de contar, olhe para todo: olhar diz muita coisa.
  10. Seja natural, deixe falar seu coração e seduza o ouvinte para que ele deseje ouvir novamente.      

    Que história contar? Sugestões por faixa etária

    Pré-escolares: até 3 anos

    • Histórias de bichos.
    • Contos rítmicos que sejam leves, lúdicos, bem humorados e curtos.
    • Cantigas de ninar.
    • Veja dicas de livros para faixa etária de 3 anos.

    Fase pré-mágica: de 3 a 6 anos

    • Histórias de bichos.
    • Pequenos contos de fadas com enredo simples e poucas personagens.
    • Poemas simples.
    • Trava-línguas.
    • Parlendas.
    • Cantigas de rodas.
    • Veja dicas de livros para a faixa etária de 5 anos.

    Fase escolar: 7 anos

    • Histórias de crianças, animais e encantamentos.
    • Contos de fadas mais elaborados.
    • Aventuras no ambiente próximo: família e comunidade.

    Fase escolar: 8 anos

    • Histórias humorísticas.
    • Contos de fadas mais elaborados.
    • Lendas folclóricas.

    Fase escolar: 9 anos

    • Mitos.
    • Contos de fadas mais elaborados.
    • Antigo testamento como mito.
    • Histórias verídicas.
    • Histórias de humor.
    Fase escolar: 10 anos
    • Mitos.
    • Mitologia nórdica.
    • Narrativas de viagens.
    • Histórias verídicas.  Fonte     
                 


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios