Lia Zatz/Janaina Tokitaka
Ao som irresistível do pandeiro do tatu-bolo, vários animais da floresta vão se reunindo em seu entorno para escutar a cantoria!
Cada um que chega, repete o refrão entoado pelo tatu-bola “Rebola bola iá iá, rebola bola iô iô”, toda a bicharada está animada! De repente, em uma confusão, o pandeiro voa longe e para o batuque. Mas, sem demora, os animais já retomam a cantoria, até o bicho-preguiça não quer ficar de fora!
- Temas: Animais da fauna local, nacional e mundial; Parlendas e músicas locais; nacionais e universais; Jogos, brincadeiras e diversão; Aventuras em contextos imaginários ou realistas; urbanos, rurais, locais, internacionais.
- Sobre a obra: Rebola bola é a história de um encontro de vários animais que vão chegando, um por um, para dançar ao som irresistível do pandeiro do tatu-bola. É ele que começa a folia, tocando e sempre repetindo o refrão “Rebola bola iaiá, rebola bola ioiô”. A batucada e a cantoria conseguem mexer até com a tranquilidade do bicho-preguiça, que, mesmo pendurado num galho logo acima, não resiste e começa a se remexer. Novos animais vão se achegando, atraídos pelo batuque do tatu-bola: a anta, a ema, o irerê, a onça e o urutu. Cada um que chega repete o refrão “Rebola bola, iaiá, rebola bola, ioiô”. Lá pelas tantas, o bicho-preguiça, que não consegue parar de se requebrar no galho, acaba caindo bem em cima do tatu-bola, fazendo o pandeiro voar longe, interrompendo o baile. Mas como os bichos não conseguem parar de dançar, pegam o pandeiro e recomeçam a tocá-lo, todos juntos... e desta vez é o tatu-bola quem reinicia o remelexo.
Sugestões de atividades: AQUI
Material digital: Rebola bola na sala de aula: AQUI
Pandeiro: Como tocar: AQUI
Atividades com pandeiro: AQUI
A girafa, o macaco e o pandeiro/ Junia R. Nunes: AQUI
Uma atividade de Musicalização para trabalhar intensidade e também o andamento. Aprenda uma nova canção e brinque com as crianças a partir de 3 anos. AQUI
Fazendo música com folhas de papel: AQUI
No Linguagem
Bolas ora bolas: AQUI
Mais bolas: AQUI
A sinfonia de d. Cotia: AQUI
O batuquinho: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.