BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, novembro 19, 2024

O bicho mais poderoso do mundo>PNLD literário>Astúcia e sagacidade>Dramatização>19/11/2024

 
José Bocca/Bruna Lubambo

Inaugurando a nova coleção Colorín Colorado, a Aletria apresenta o livro "O bicho mais poderoso do mundo".
Era uma vez um gato que saiu à procura do bicho mais poderoso de todos.
 Sagaz, o felino descobre muito mais do que chifres, rugidos, força e nuances de tamanho. 
Este reconto adaptado por José Bocca mescla saberes do mundo e revelações lúdicas em cenário ambientado na savana africana. 
Os personagens vão surgindo à medida que a história desenrola os fios da trama. 
De modo fluido, o leitor se depara com características físicas e comportamentais dos bichos, assim como percebe a curiosidade e sabedoria daquele que não perde um detalhe sequer: o astuto felino.

O TEMA perpassa a astúcia; a reflexão sobre a origem dos fatos e hábitos; situações naturais; a percepção do outro e de si mesmo.

Temas principais: primazia; superioridade; influência; distinção; liderança; vantagem; astúcia/sagacidade; conveniência; percepção do outro; percepção de si.

Temas transversais: reflexão pela observação; familiaridade; ancestralidade (aquilo que se recebeu das gerações anteriores); ascendência; predomínio de um sobre o outro; autoridade.

O bicho mais poderoso do mundo é também caracterizado no subgênero conto, porque: apresenta uma narrativa breve e concisa; contém um conflito principal; o espaço está limitado a um ambiente (savana africana); há unidade de tempo; e possui número restrito de personagens.

Sobre a obra: AQUI
Guia de leitura: AQUIAQUI
Contando e cantando a história: AQUI
Outra contação: AQUI
Quintal da cultura: Dramatizando: Muito bom!  Cia malas portam: AQUI
Obras de José Roberto Torero: AQUI
Releituras clássicas: AQUI
Recontos de contos: AQUI
Contos de Andersen/HansC. : AQUI

Leitores 6 anos

A leitura é uma ferramenta importante para o desenvolvimento infantil, e para crianças de 6 anos, ela pode ajudar no processo de alfabetização, na imaginação, na criatividade e no desenvolvimento de habilidades como atenção, concentração, memória e raciocínio  .
Na fase de construção dos leitores iniciantes, que vai dos 6 aos 8 anos de idade, além de toda a imaginação, criatividade e energia, os pequenos e pequenas também passam a indicar de forma mais clara as suas próprias preferências, como em relação aos livros e temas que mais lhes interessam. Além disso, é aqui que as crianças criam uma visão mais crítica e também curiosa sobre o mundo que as cercam. Por exemplo, é quando a famosa fase dos porquês está mais aflorada, e as crianças querem saber e compreender tudo! Também é nessa fase que o processo de alfabetização se dá de maneira mais intensa. Por isso, é justamente neste momento que acontecem as primeiras leituras autônomas. Ou seja, sem a necessidade da presença dos adultos. Continua: AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios