BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, setembro 09, 2011

Releitura de poesias> produção de texto>Árvore e flores>Argila> 09/09/11



PRODUÇÃO DE TEXTO: RELEITURA DE POESIAS

Autor: Denize D.C.Rizzotto
Co-autores: Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia C.Pacheco,Ana Maria F. S. Nunes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Esta atividade possibilitará ao/a aluno/a a descoberta da linguagem poética e lúdica, através das rimas, da sonoridade, do formato da poesia em estrofes e versos, o enriquecimento do seu vocabulário por meio da linguagem oral, além de trabalhar a escrita das palavras utilizando como estratégia uma atividade prazerosa.
Outra aprendizagem é a apropriação das marcas linguísticas desta modalidade textual, poesia/poemas, possibilitando ao/a aluno/a o conhecimento sobre este portador de texto.
Duração das atividades
Quatro - aulas de 60 minutos - aproximadamente 24minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que o/a aluno/a esteja no nível silábico alfabético e que também já tenha lido ou ouvido poesias, para que possa perceber a linguagem poética e identificar as rimas.
Para isso, é fundamental dialogar com as crianças e resgatar o que eles/as sabem sobre poesias ou poemas.
Estratégias e recursos da aula
Professor/a aproveite o momento da rodinha.
Para isso organize a sala; afaste as carteiras e solicite que todos façam uma roda e sentem-se no chão, esta forma de organização possibilita que todos/as possam se comunicar vendo uns aos outros.
É importante estabelecer algumas regras como, por exemplo: aguardar a vez para falar, para isso levante a mão para solicitar sua vez, respeite a opinião do colega etc.
Estas regras devem ser discutidas e construídas coletivamente.
Se for uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental Inicial (6 anos), com crianças que ainda não dominam a escrita silábica alfabética, você poderá utilizar a poesia para promover a reflexão e problematização sobre a construção da escrita oportunizando e incentivando a escrita com esta atividade, pois ela oferecerá recursos que vão desafiar os/as alunos/as a superar as suas hipóteses.
Professor/a você vai precisar de um cartaz com a letra da poesia ou uma transparência, caso for utilizar o retroprojetor.
Leve para a sala: uma receita de bolo, uma folha de jornal com uma notícia e um livro de histórias, ou seja, diferentes portadores de textos.

1ª aula – 60 minutos
-Professor/a sugerimos a seguir um link onde você poderá acessar a poesia LEILÃO DE JARDIM, de Cecília Meireles.
Mas, se preferir poderá digitá-la e reproduzir em letras de imprensa, grandes para fazer um cartaz, ou mesmo reproduzir para os/as alunos/as colarem no caderno.
Caso for utilizar o link sugerido providencie também o Laboratório de Informática ou sala de vídeo, uma vez que você poderá salvar o arquivo em DVD ou pendrive.
-Outra opção que também é bastante interessante seria escrever ou digitá-la e imprimir em uma transparência para projetar, utilizando o retroprojetor.
Você poderá utilizar a poesia marcá-la, copiar e colar em seu arquivo, assim não será preciso digitá-la.
- Esta atividade terá duração de 2 aulas, podendo ser em seqüência ou se preferir uma em cada dia.
Na primeira aula aproveite a rodinha.
Organize as crianças assentadas em circulo, no chão, ela é um excelente espaço para dialogar com os/as alunos/as sobre o que é uma poesia.
-Questione-os/as sobre as características de uma poesia (linguagem poética, rimas, aliterações, versos, estrofes).
 É importante resgatar estes conhecimentos prévios, assim você saberá quais os conceitos que eles já tem. Não se preocupe caso perceba que eles/as não conhecem poesias. Isto é sinal que você tem muito que fazer.
- Professor/a sensibilize os/as alunos para ouvir a poesia, para isso treine bastante.
Lembre-se!
A poesia deve ser lida com “emoção poética”, por isso busque uma boa entonação de voz e capriche, seus/as alunos/as vão adorar.
Neste link você encontrará várias poesias de Cecília Meireles.

 Leilão de Jardim:
Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)
Cecília Meireles

2ª aula – 60 minutos
Explorando a poesia:
1- Professor/a depois de ler a poesia “Leilão de Jardim”, proponha para os/as al unos/as a le itura cole tiva. Se necessário, leia novamente e solicite que eles/ as observem sua entonação de voz.
2- Peça que leiam, mas não utilize este moment o para “corrigir” os possíveis problemas que eles/as apresentarem na leitura.
Você pode sugerir que cada fila leia uma estrofe ou que as meninas leiam uma estrofe e os meninos outra. Eles/as adoram este tipo de leitura!
Este é um momento para você avaliar, mas não deve repreendê-los/as, pois assim poderá inibi-los/as.
3-Anote as questões que considerar relevante e, posteriormente retome com eles/as. Questione-os/as sobre o que eles/as perceberam na poesia:
■Como ela está escrita?
■Suas frases vão até o final da linha?
■Será que alguém sabe como são chamadas as partes que compõem uma poesia?
■E as palavras que terminam com o mesmo som? Quais são elas (rimas)?
■Questionar sobre o formato do texto; a poesia se escreve como uma receita de bolo?
■Como uma história (narrativa)? Como um texto jornalístico? Neste momento, apresente para os/as alunos/as diferentes tipos de textos, para que eles/as possam visualizar estas diferenças.
■Leve para a sala: uma receita de bolo, uma folha de jornal com uma notícia e um livro de histórias, assim será mais fácil eles/as perceberem as diferenças na estrutura e nos estilos de textos.
Depois de explorar bem e explicar às crianças as características de um texto poético questionar sobre o assunto da poesia e os elementos que a compõe:
1. Quem tem jardim em casa?
2. O que tem em um jardim?
3. Quem sabe o que são lavadeiras?
Será que são mulheres que lavam roupas no jardim?
Vamos ver no dicionário?
4. E lagarto? Alguém já viu algum?
5. Procurem no dicionário o que é uma hera.
6. Listar as palavras que necessitam de uma consulta no dicionário.
7. Qual é o título da poesia?
8. O que significa leilão?
9. Você compraria este jardim? Por quê?
10. O que você mais gostou no jardim?

3ª aula- 60 minutos
1- Professor/a, depois que você leu para os/as alunos/as, trabalhou a leitura coletiva, explorou a poesia, agora é a hora de registrar no caderno.
2-Distribua a cópia da poesia para os/as alunos/as e solicite que eles/as destaquem com um lápis de cor na poesia, as palavras que não conheciam.
Em seguida, listem estas palavras e escrevam o seu significado depois de consultar o dicionário.
Se for necessário, registre no quadro para que eles/as anotem no caderno de forma organizada.
3- Para encerrar esta primeira etapa, eles/as farão uma ilustração da poesia.
Solicite que façam um quadro que tenha entre 12 e 15 linhas.
Utilizar as margens e as linhas do caderno como limites para o quadro.
Use a régua para o traçado ficar reto. se algum/a aluno/a tiver dificuldade para usar a régua, ajude-o/a. Professor/a lembre os/as alunos/as que a ilustração deve representar o que eles/as compreenderam da poesia.
4- Veja se algum/a aluno/a quer mostrar sua ilustração.
Valorize o desenho da criança, afinal ler uma imagem também é uma importante forma de leitura.
Solicite que ele/a explique sua ilustração.
5- Agora vamos trabalhar com a releitura da poesia?
Releia para os alunos/as o que significa “leilão” segundo o dicionário Aurélio (1995, Ed Nova Fronteira, p.389): venda pública de objetos a quem oferecer maior lance.
Converse com eles/as e veja se algum deles/as já foi a algum leilão e conte sua experiência.
Sugira a eles/as que imaginem um leilão e criem uma poesia, tendo como modelo esta que trabalhamos. Eles/as poderão leiloar o que quiserem: materiais escolares, objetos da cozinha, da f azenda, animais enfim, vão escolher o que querem levar para vender no leilão.
6- Caso tenham dúvidas sobre a escrita de alguma palavra , escreva para eles/as.
 Lembre-os de observarem a estrutura da poesia.
Poderão também, utilizar a poesia “Leilão de Jardim” como modelo e fazer a releitura a partir dela.

4ª aula- 60 minutos
1- Professor/a: retome as produções dos/as alunos/as, elogie o que considerar importante e sugira que cada c olega leia e avalie a produção do outro/a.
2- Faça uma entrega aleatória, mas combine antes as regras: todos/as devem respeitar o trabalho do/a colega, mas se encontrar alguma questão que pode contribuir com o trabalho dele/a pode sugerir.
3- Depois de ler e comentar faça uma exposição destes trabalhos no mural da sala, caso não possua um mural cole na parede da sala ou do corredor da escola.
 Dê visibilidade, socialize a produção escrita do/a aluno/a, assim você estará efetivando a função social da escrita - a comunicação.
4- Caro/a professor/a, as rimas nas poesias oferecem um atrativo sonoro e visual, por isso, alguns jogos verbais com palavras que rimam ou com palavras que começam com o mesmo som (aliterações) auxiliam no desenvolvimento da “discriminação auditiva e da consciência fonológica, habilidades importantes para o aprendizado da leitura e para os aspectos ortográficos da escrita” (CONDEMARIN, 1997: 25).
5- Para aproveitarmos o conhecimento adquirido com o trabalho com a poesia, vamos encerrar esta atividade com um jogo verbal a barquinha carregadinha de...
Organize as crianças na rodinha, assim facilita a atividade.
Todos/as assentados/as no chão em circulo, você pode estabelecer a regra utilizando palavras que começam.
Os/as alunos/as devem repetir as palavras com o mesmo som inicial daquelas que tenham sido ditas por seus/as colegas e acrescentem mais uma.
Por exemplo: lá vem a barquinha carregadinha de discos, dados, dedos, doces etc.
Este jogo também pode ser feito com o som final das palavras.
6- Para encerrar esta atividade faça uma avaliação com seus/as alunos/as.
Solicite que registrem no caderno: suas opiniões sobre as atividades, o que mais gostaram e o que menos gostaram.
Este exercício também ajuda a desenvolver a análise crítica do/a aluno/a.
1. Hoje fizemos a avaliação do trabalho do colega. Eu avaliei a poesia do/a:________________________________
2. Minha opinião sobre a poesia do/a meu/minha colega:
3. Minha opinião sobre a brincadeira da barquinha:
4. O que eu mais gostei:
5. O que eu não gostei:
Avaliação
A avaliação é um processo que permeia toda a atividade, mas ao final do trabalho é fundamental que você, professor/a, registre em seu caderno de plano ou de relatórios o que percebeu ao observar o trabalho e a participação de seus/as alunos/as.
Eles/as conseguiram participar de todas as etapas?
A metodologia que utilizou foi adequada?
 Eles/as apresentaram dificuldades na escrita?
Na verbalização?
Quais foram estas dificuldades?
Estes registros possibilitarão a você não apenas conhecer o que o/a aluno/a aprendeu, mas também te oferecer subsídios para um redirecionamento de seu planejamento.


Imagem: Cecília Meireles: Leilão de Jardim.





Mais sugestões para esta poesia:



Para ver "Leilão de Jardim" em slides:
 http://www.slideboom.com/presentations/93577/Leilao-de-Jardim

Faça a sua parte:

A data 16 de setembro foi escolhida para homenagear o dia internacional para a preservação da camada de ozônio, mas proteger a terra é uma obrigação diária.




Revista Educação nº31
Editora Minuano

Argila> Flores
 Mural Árvore
Revista Projetos Escolares nº 16
Editora On line



Link para essa postagem


3 comentários:

  1. Querida amiga

    Quem ensina poesias,
    engravida o mundo
    de ternura...

    Viver é sentir os sonhos
    com o coração.

    ResponderExcluir
  2. Olá Krika!
    Tenho um selinho para você lá no meu blog:
    http://cantinhoandreia.blogspot.com
    Fique com Deus! Mil Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Legal seu blog, Parabens.

    Coloquei um selinho para você em meu blog, confere lá.
    Venho te convidar para participar da promoção do meu blog que chegamos a 1milhão de visitas rsrs.

    http://www.planos-de-aulas.blogspot.com/2011/07/promocao-de-1milhao-de-visitas-do-blog.html

    Conto com a sua participação.

    Beijos, Prof° Rosana.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios