Sinopse:O menino Ted descobriu que o sonho de sua paixão, a bela Audrey, é conhecer uma árvore de verdade, já que se trata de algo em extinção. Disposto a realizar esse desejo, ele embarca numa aventura por uma terra desconhecida, cheia de cor, natureza e árvores, e lá conhece também o simpático e ao mesmo rabugento Lorax, uma criatura preocupada com o futuro do seu próprio mundo. (Duração: 1 h 35 min)
01) Quem são os principais personagens do filme? De qual você gostou mais? Por quê?
02) Em que lugar se passa a história?
03) Qual o tema principal do filme em questão? Justifique sua resposta:
04) Qual o objetivo principal do filme? Ele foi alcançado? Explique:
05) De que parte do filme você mais gostou? Por quê?
06) Que mensagem o filme lhe transmitiu?
07) De 0 a 10, que nota você daria a esse filme? Justifique sua resposta:
Mais interpretação
Educação ambiental e a geografia
P.24 especificamente sobre o filme
Caça palavras
O filme é ideal para trabalhar as questões ambientais, pois pode
promover discussões maravilhosas sobre como cuidar do meio ambiente e como a
sociedade pode se adaptar e criar as mudanças necessárias para que isso
aconteça. Os temas ambientais no filme, como desmatamento, consumo de energia,
água e poluição do ar, são bastante profundos, especialmente quando olhamos para
como as ações de corporações podem afetar os ecossistemas e mudar a percepção
do público sobre o mundo natural.
Com esse filme podemos trabalhar os seguintes conteúdos Conceituais:
Da Geografia (lugar, paisagem, região, espaço geográfico).
Da Ciência: diferenças das plantas e lugares de origem e a preservação da natureza com os conceitos da reciclagem, reutilização e redução.
E também os conteúdos Procedimentais:
Antes de assistir o filme, o professor poderá levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o desmatamento, o lixo, a destruição dos espaços verdes e a ação do ser humano na destruição da natureza.
Depois de assistir o filme o professor, suscitará no aluno o que chamou mais atenção ao assistir o filme e pedirá a ele que faça um desenho sobre a parte do filme, e explique o porquê essa parte em especial chamou sua atenção.
Poderá também trabalhar no grande grupo colhendo as impressões dos alunos a respeitos dos temas propostos para discussão, para que eles possam relacionar as imagens do filme com o ambiente em que vivemos. Será que é parecido? O desmatamento que aparece no filme; acontece na vida real? Como podemos evitar? E a cidade de plástico, poderíamos viver em uma cidade assim? Como seria viver em um lugar em que tudo é de plástico e que o ar é engarrafado? E a poluição, na vida real é parecida com o filme, onde podemos vê-la?
Solicitar aos alunos que produzam um texto sobre a situação do baixo em que vivem, para que eles possam refletir e questionar. É semelhante à cidade do filme? Em que se assemelham e em que diferem?
E os Conteúdos Atitudinais:
Com esses questionamentos, o professor poderá conduzir os alunos a refletir sobre o cuidado que eles têm com a natureza. Será que estamos cuidado dela como devemos? Se não, como poderemos mudar essa situação?
Respeitar a vez do colega falar;
Trabalhar em equipe;
Proteger a natureza.
Para quem não o conhece, Theodor Seuss Geisel foi um escritor, poeta e cartunista americano, mais conhecido por seus livros infantis. Alguns deles foram adaptados para o cinema, como foi o caso de "O Lorax - em Busca da Trúfula Perdida" (em cartaz nos cinemas desde o dia 30/03). Uma das características mais marcantes da maioria de seus livros é o uso frequente de rimas. AQUI
O Logradouro do Lórax fica nos confins da cidade, onde o capim-cimento se espalha por todo lado e nenhum pássaro canta, a não ser uns velhos e rabugentos. Mas o que é o Lórax? E por que tudo está tão devastado? Nesta fábula sobre a preservação do meio ambiente, os leitores vão conhecer essa criatura peculiar, que é o protetor das árvores de Trúfula ― com copas coloridas, macias e cabeludas! ―, e seu grande adversário, o Eraumavez, que não via nenhum problema em derrubar as árvores para fabricar suas não necessidades. Edição bílingue, com tradução da poeta Bruna Beber e curiosidades sobre o autor mais popular dos Estados Unidos! Tudo sobre:AQUI
Um pedacinho do livro:: AQUI
Gênero informativo/notícia/reportagem
Um estudo publicado recentemente defende que Lórax, personagem infantil criado pelo escritor americano Dr. Seuss, foi inspirado em uma espécie de macaco africano. Desde que o bicho surgiu, nos anos 70, não se sabia exatamente o que ele era ou se se tratava de algo totalmente brotado da cabeça do autor. Mais:AQUI
Sequência didática tema lixo
Como fazer
Árvore trúfula,será?
Mais desenhos: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.