Autora: Maria Alice Aguiar
Ilustrador: Carlos Jorge
A história nos faz percorrer os corredores de uma linda escola onde ser feliz é a principal tarefa dos alunos.
Atividades
Aula
Conhecendo seu espaço e outros
Autores: Fernando Franco e Marta Gusmão
Ilustradora: Semíramis Paterno
Temas abordados: a rua, sinais de trânsito.
Quer conhecer um lugar misterioso, movimentado e muito divertido de morar?
Pegue carona nesta história. Você vai adorar!
A Música do mapa
Projeto
O que vejo por onde passo
Esta prática teve com o objetivo fazer com os alunos compreendessem tópicos como percurso percorrido, deslocamento, localização e meios de transporte por meio de experiências vividas no trajeto entre suas casas e a escola.
Habilidades trabalhadas: EF01CI05; EF01GE01; EF01GE02; EF01GE08; EF01GE09; EF02GE03; EF02GE08; EF02GE09; EF02GE10.
Denominado “O que vejo por onde passo?”, nosso projeto visou fomentar nos alunos um aprendizado a respeito das experiências vividas no percurso entre suas casas e a escola, o que incluiu, por exemplo, informações sobre localização e meios de transporte.
Nessa perspectiva, com base na diversidade de conhecimentos, selecionei estratégias e busquei a parceria das famílias.
A primeira proposta foi levar os alunos ao parquinho. Lá, disponibilizei miniaturas de carrinhos, dentre outros brinquedos, que possibilitassem o trabalho coletivo de "construção" do trajeto de casa até a escola. A tarefa foi registrada por fotos, utilizadas posteriormente num cartaz.
Pedi aos alunos, como tarefa de casa, que olhassem atentamente o trajeto até a escola e que relatassem a experiência aos pais. A ideia era que organizassem uma "planta baixa" do trajeto, nomeando os lugares por onde passavam diariamente.
Para isso, levei para a sala de aula o mapa do Distrito Federal. Expliquei onde estavam situadas a escola e as demais cidades onde as crianças moravam. Mostrei, no celular, um aplicativo de localização geográfica. Simulamos o percurso da minha casa até a escola no mapa do aplicativo.
No laboratório de informática, os alunos observaram, com a minha supervisão, os mapas de Taguatinga, Águas Claras, Samambaia e Vicente Pires, regiões administrativas onde residiam.
Listamos no quadro os nomes de algumas localidades doo percurso.
Colocamos esses nomes em ordem alfabética, ressaltando as letras iniciais e finais e a quantidade de sílabas e letras contidas nas palavras
Iniciamos um processo de aprendizagem sobre gráficos, indicando a quantidade de alunos residentes nas regiões destacadas.
Reuni as ideias e fiz uma "cascata" de palavras, relacionando-as ao percurso e à localização. Em seguida, partimos para a produção de um texto coletivo.
Os alunos transcreveram o pequeno texto em seus cadernos e ilustraram cada etapa.
Conversamos sobre horários – de acordar para ir à escola, de entrada e de saída. Falamos ainda sobre o calendário e dias da semana, enfatizando a diferença entre hoje, ontem e amanhã.
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