Beto Furquim/Marcello Araújo
TEM URSO NO PERCURSO? CLARO QUE SIM! NESTA NOVA VERSÃO DA HISTÓRIA DA ARCA DE NOÉ, AS PALAVRAS SÃO COMO PEQUENAS EMBARCAÇÕES, COM OUTRAS PALAVRAS A BORDO. NAVEGANDO COM HUMOR E POESIA, O LEITOR É CONVIDADO A DESCOBRIR O QUE SE ESCONDE NESSES MARES DE TRAÇOS E LETRAS.
Gênero: Poesia, poema, trava-línguas, parlendas, adivinhas, provérbios, quadrinhas e congêneres
Temas: O mundo natural e social, Diversão e aventura
“É tempo de temporal./ Em Manágua,/ em Paranaguá,/ tem água em todo lugar.”
A conhecida história da Arca de Noé abriga-se nesta nova versão ilustrada e rimada, com um jogo de palavras que moram dentro de outras. No livro, Noé é um canoeiro e constrói uma arca com os amigos para salvar um par de cada espécie animal do dilúvio. Ao embarcar, os bichos se assustam com um furacão, que traz animais que arrastou pelo caminho. Passado o susto, zarpam. Após uma tempestade e muito navegarem, o tempo melhora. A arara traz um ramo de abacateiro avisando que há terra firme, e cada espécie desembarca, tomando seu rumo.
Proposta de trabalho: AQUI
PDF: AQUI
Sobre a obra
No livro, a conhecida história da Arca de Noé abriga-se nesta nova versão ilustrada e rimada, com um jogo de palavras que moram dentro de outras. No livro, Noé é um canoeiro e constrói uma arca com os amigos para salvar um par de cada espécie animal do dilúvio. Ao embarcar, os bichos se assustam com um furacão, que traz animais que arrastou pelo caminho. Passado o susto, zarpam. Após uma tempestade e muito navegarem, o tempo melhora. A arara traz um ramo de abacateiro avisando que há terra firme, e cada espécie desembarca, tomando seu rumo. AQUI
Arca de Noé no Linguagem: AQUI
Cantando o que é que tem na arca de Noé: AQUI
Projetos sobre clima
O tema “Projeto sobre clima para educação infantil” é de extrema relevância, pois aborda questões ambientais que impactam diretamente a vida das crianças e o futuro do planeta. A educação infantil é uma fase crucial para a formação de valores e atitudes, e ao introduzir conceitos relacionados ao clima, os educadores podem cultivar a consciência ambiental desde cedo. Além disso, a compreensão sobre as mudanças climáticas e suas consequências é fundamental para que as novas gerações se tornem cidadãos responsáveis e engajados na preservação do meio ambiente. Continua: AQUI
Ciranda das estações: Descobrindo as mudanças climáticas e seus efeitos sobre a vida na Terra:
O que podemos aprender com os Festivais das Estações sobre o tempo que muda e com ele, os jeitos de viver, brincar, comer e cuidar da natureza em cada época do ano? AQUI
COP 30
Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas
Para a Educação Infantil, atividades sobre a COP 30 devem usar linguagens lúdicas, como contar histórias, canções, jogos e simulações simples. Exemplos incluem: criar hortas e um mural de "Câmera do Tempo" para entender o clima, fazer atividades de classificação de resíduos, ou uma "simulação" da COP onde as crianças criam cartazes representando os animais e a natureza local para apresentar a importância de protegê-la.
Atividades práticas e lúdicas
Criação de um "Mural da Natureza": As crianças podem desenhar e pintar os animais, plantas e paisagens da sua região para apresentar em um mural. O objetivo é que elas percebam a importância de proteger os seres vivos locais, usando a COP 30 como tema para explicar a proteção do planeta.
Jogo de classificação de resíduos: Atividade simples e divertida para ensinar as crianças a separar o lixo (papel, plástico, etc.), entendendo a importância da reciclagem para cuidar do planeta.
Simulação simples da COP: Crie uma "conferência" onde as crianças divididas em grupos representem "países" que cuidam da natureza, apresentando cartazes sobre as belezas naturais da sua cidade ou sobre os animais que moram na Amazônia.
"Câmera do Tempo": Peça para as crianças observarem e registrarem o tempo durante a semana (se choveu, se fez sol) e depois desenharem essas observações em um mural coletivo, entendendo que o clima é algo que precisa ser cuidado.
Experiência de plantio: Crie uma pequena horta na escola ou incentive as crianças a plantarem sementes em pequenos potes. Isso ajuda a criança a compreender o ciclo da natureza e a importância de cuidar das plantas. Fonte: Google
Simulando a abertura COP 30: AQUI
Céu fumaça
Crianças de várias regiões do Brasil comentam a questão das mudanças climáticas em suas vidas no curta-metragem “Céu fumaça – Emergência climática na voz das crianças”, lançado no ano passado pelo Lunetas, na COP27, no Egito. AQUI
A COP 30 é um encontro muito importante onde líderes de vários países do mundo se reúnem para conversar sobre como cuidar melhor do planeta Terra: AQUI
A nuvem: AQUI
Link para essa postagem




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.