BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, fevereiro 21, 2020

A poesia se faz num pescar de olhos>Poesia>Como trabalhar com poema>Poemas curtos>21/02/2020


Resultado de imagem para livro a poesia de faz num pescar de olhos atividades
Leo Cunha

A poesia se faz num pescar de olhos é um livro para quem gosta de viajar com as palavras, brincar com elas e ficar ligado, plugado, conectado com as coisas do mundo e do coração. A obra traz poemas inéditos e outros que já tinham sido publicados nas obras Poemas lambuzados (de 1999) e Poemas avoados (de 2002) pela Editora Saraiva. Tudo com uma nova roupagem e as lindas ilustrações da Andrea Ebert.

Proposta de trabalho
 Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
Este guia apresenta sugestões de atividades interdisciplinares baseadas na obra A poesia se faz num pescar de olhos, as quais têm a intenção de estabelecer vínculos significativos entre a vivência dos alunos e a palavra escrita. As atividades estão divididas em três partes. Na primeira, procura-se motivar os alunos à leitura integral do livro. Na segunda, o objetivo é levá-los a refletir sobre os personagens e as situações apresentados nos poemas lidos. Na terceira parte, os alunos serão convidados a jogar “Uma partida de futebol”.
Miolo do livro: AQUI

SUGESTÃO DE ATIVIDADES: COMO TRABALHAR COM POEMA
Objetivos
  • Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar idéias, sentimentos e opiniões.
  • Estabelecer a comparação direta entre dois tipos de texto: o literário (no caso, o poema) e o informativo, com a impressão causada por eles (cada um deles).
  • Levar o aluno a refletir e entender que a leitura pode ser fonte de informações, de prazer e de conhecimento.
  • Capacitar o aluno a identificar os pontos mais relevantes de um poema.
  • Expressar sentimentos, experiências, idéias e opções individuais.
Formulação dos problemas
  • Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas etc.?
  • Vocês conhecem algum poema?
  • O que é rima?
  • Vocês leem jornais ou revistas? Quais?
Material a ser utilizado
  • Folhas com textos, livros infantis, livros de poemas, jornais, revistas, gibis etc.
  • Livros e poemas diversos.
  • Folhas para escrita dos poemas e desenhos.
  • Fotos dos próprios alunos ou de lugares conhecidos, ou então fotos de revistas.
  • Lápis, giz de cera, tintas, argila ou papel machê.
  • Lápis e canetas coloridos para desenhos e caderno para as anotações das descobertas.
  • Cartolinas para cartazes.
  • Computador para digitar os poemas criados, papel para impressora.
  • Livro: O Circo – Roseana Murray – Companhia Editora Nacional.
Temas transversais

Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas. 

Pluralidade Cultural: educação – diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação linguística. 

Execução Sensibilização:
  • Peça aos alunos que tragam um tipo de poema de que gostam.
  • Forme uma “Biblioteca de Classe” e faça intercâmbio de leitura.
  • Motive as crianças a pôr as emoções para fora, procure aguçar os sentidos e trazer à tona as emoções mais profundas e pessoais, que serão fundamentais para elaborar os poemas.
  • Aproveite períodos especiais com seus alunos para montar poemas coletivos, que exercitam a fluência verbal. Anote no quadro-negro as palavras que eles lembrarem. O poema é feito em seguida, com os termos listados.
  • Propor atividades em que elas possam mexer com giz de cera, tintas, argila ou papel machê.
  • Fazer desenhos ou esculturas de flores, vulcões, animais. O tema é livre.
Concretização: 
1ª Aula:
  • As crianças também precisam ler muitas poesias, para apurar a sensibilidade e o senso crítico.
  • Na fase da expressividade, propor aos alunos que escrevam palavras que vêm à mente, inspiradas pelo desenho ou pela escultura.
  • Com base nessa lista, os alunos poderão montar o seu poema.
  • O professor poderá sugerir novas relações entre as palavras ou formas de explorar as sensações sugeridas pelo texto.
  • Os alunos devem se sentir livres para buscar associações incomuns entre as idéias.
  • Vale tudo com o poema. As crianças adoram inventar rimas, enquanto os adolescentes preferem os versos livres. Algumas vezes, mais importante que rimar é buscar a sonoridade das palavras, procurando acentuar o significado e as emoções que se deseja passar. Criar novas rimas é um exercício que faz os alunos ficarem atentos à sonoridade das palavras.
  • Mantenha um verso fixo e peça para as crianças rimarem os seguintes. Elas às vezes buscam palavras que apenas combinam entre si, mas não têm relação de significado com o poema.
  • Desperte por meio da leitura de alguns poemas a imaginação nos ouvintes, pois com esse estímulo a criança vai entender que vale a pena esforçar-se para obter as informações de maneira prazerosa e divertida.
  • 2ª Aula:
  • Recorte palavras ou versos e deixe que os alunos os montem como acharem melhor. Eles ficarão surpresos ao verificar que uma mesma poesia pode apresentar muitas combinações diferentes. É uma forma de exercitar a coerência e mostrar que um poema é uma unidade, não um amontoado de palavras.
  • Os alunos podem levar para a sala fotos próprias ou de lugares conhecidos. Ou então fotos de revistas.
  • Peça para contarem à classe as sensações ou lembranças despertadas pelas imagens.
  • Faça a lista de palavras, que servirá de base para os poemas.
  • No laboratório de informática, digite os poemas criados e os imprima.
3ª Aula:
  • Divida a turma em grupos de três ou quatro e distribua a cada equipe um saco plástico com cinco a dez poemas de um autor escolhido pelas crianças.
  • Os alunos deverão ler os poemas e, em seguida, a professora deverá distribuir materiais de desenho para os alunos. Cada estudante escolhe um dos poemas lidos para ilustrar.
  • Depois que todos terminarem seus desenhos, a professora oferece aos alunos livros do autor, que podem ser lidos em casa.
4ª Aula:
  • Peça-lhes para fazerem a revisão da escrita dos poemas, descobrindo erros ortográficos e de pontuação, indicando as correções apropriadas.
  • Usar o dicionário para verificação da escrita das palavras, criando nos alunos o hábito de consultá-lo para esclarecer dúvidas.
  • É importante não mexer no texto assim que achar um erro. A criatividade e a expressividade são mais importantes que a grafia.
  • Encontrado um erro, é melhor perguntar à criança se deve ser mantido ou corrigido: ela é quem dá a palavra final.
Integração:

História: Pesquisar poemas de fatos históricos, sobre os quais as crianças farão uma montagem em quadrinhos. 

Artes e teatro: Fazer uma dramatização de um poema e confeccionar um livro de poesias pessoal. 

Música: Pesquisa de letras de música para ler e ensaiar a melodia. 

Informática: Reprodução de poesias, a confecção do livro e da ilustração. 
Educação física: Integrar as poesias em brincadeiras. 
Exposição:
  • Na etapa final, a avaliação, cada criança lê silenciosamente a poesia que fez. O professor escreve um dos textos no quadro-negro, com a autorização do aluno, e solicita sugestões de palavras ou trechos que possam ser substituídos ou acrescentados.
  • Em seguida, com sua orientação, as crianças reescrevem os próprios textos. A leitura em voz alta de algumas poesias para a classe encerra a atividade.
  • Faça uma exposição na classe ou na escola com o tema: “Varal de Poesias”.
Conclusões e aplicações
  • Veja algumas atividades que poderão ser desenvolvidas com os materiais da “Biblioteca de Classe”:
  •  1 - Roda de leitura: o aluno escolhe um livro, lê em voz alta uma poesia, depois comenta e discute com os colegas que ouviram. 
  • 2 - Hora da poesia: a professora lê uma poesia por dia para os alunos. 
  • 3 - Encontro com a poesia: leitura de poemas trazidos pelos alunos. 
  • 4 - Círculo do livro: empréstimo e troca de livros de poesias.
  • Avaliar o desempenho global do aluno continuamente, a partir de observações, das atividades nas aulas, da participação na construção de novos conceitos; levantamento de hipóteses e manipulação dos materiais.
  • Observação das atitudes de responsabilidade, cooperação e organização.
  • Avaliar o emprego correto das palavras, frases, diálogos, textos, redações etc. como exercícios de fixação. 
Poemas curtos
A poesia tem o poder de nos emocionar, de nos transportar para outros mundos e de nos educar acerca da complexidade humana.
Por todos esses motivos, e muitos mais, o contato das crianças com a poesia pode ser mágico e potenciar um amor pela leitura que durará a vida toda.
Está procurando poemas curtos para ler com as crianças e inspirar os pequenos leitores?





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios