BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, julho 26, 2019

Cadê o pintinho?>História acumulativa>Tinha uma velhinha que engoliu uma mosca>Parlenda>26/07/2019


Márcia Leite
Propõe uma divertida interpretação e um desafio visual para a conhecida cantiga infantil.
As ilustrações coloridas e cheias de humor provocam imediata identificação do pequeno leitor, garantindo a compreensão do texto até mesmo para aqueles que ainda não sabem ler.
Quem nunca ouviu a cantiga infantil que começa assim: “Alguém viu o pintinho que estava aqui?”.
 Encantando gerações, a canção ganha, nesse livro, uma adaptação divertida. 
Entram em cena vários outros bichos além do pintinho – peru, porco, bode, bezerro –, cada qual com seu som característico. 
Semelhante a uma parlenda, a narrativa poética se desenvolve a partir de uma afirmação que se soma a outra e mais outra, sem que nada se perca ao longo do caminho. 
Quer dizer… Nada não, porque, nas páginas finais, a bicharada se põe a buscar o tal do pintinho que estava ali e, de repente, não está mais. 
O pintinho piu, a galinha cocó, o galo cocoricó, e assim sucessivamente. 
A repetição acumulativa das frases curtas, construídas de forma fixa, proporciona um especial prazer de escuta aos pequenos leitores e ouvintes. 
É possível antecipar qual será o novo bicho, a partir da afirmação que aparece sempre na página do lado esquerdo do livro. 
O som que cada bicho faz também é fácil adivinhar.
 E, desse modo, as crianças certamente seguirão lendo e recitando o texto, mesmo antes de dominar a leitura convencional. 
A surpresa fica por conta dos trechos finais, nos quais nota-se a ausência temporária do pintinho, que, afinal, deu início a tudo isso. Destaque especial para as ilustrações e para a diagramação. 
À medida que a montanha de animais vai crescendo nas ilustrações ao longo do livro, ocupando cada vez mais espaço na página, o inverso se dá com o texto, que, embora também se torne mais extenso, vai ocupando cada vez menos espaço, espremido pela presença crescente dos bichos. 
Uma brincadeira visual que dialoga e complementa o aspecto lúdico do texto.
Qual a melhor situação de leitura para o livro selecionado? 
A estrutura de acumulação desse texto, que retoma uma cantiga de tradição oral conhecida, repleta de trechos com repetição, favorece a leitura em voz alta pelo adulto com a participação das crianças, que irão se divertir tentando retomar o enredo a cada virada de página. 
O que é interessante falar sobre o livro? 
Após a leitura, é possível explorar as ilustrações, relacionando-as ao texto, propondo aos pequenos leitores que identifiquem cada um dos animais que aparecem e que procurem onde a ilustradora escondeu o pintinho em cada uma das imagens. 
Quais atividades podem favorecer as aprendizagens da leitura e da escrita? 
É possível organizar uma lista com os nomes de todos os animais, na ordem em que aparecem no texto, relacionando-os aos sons que os mesmos produzem. Fonte
Ouvindo: AQUIAQUI
Cantando: AQUI
Aula 
História sonorizada
O livro começa pela capa

Uma velhinha que engoliu uma mosca
Jeremy Holmes
 Tinha uma velhinha que engoliu uma mosca. E uma aranha. E uma ave. E um gato. E um cachorro. E uma cobra. E uma vaca. E um cavalo. Você sabe o que aconteceu?
 Descubra nesta premiada versão deste clássico norte-americano. 
Este livro, ganhador do prêmio “opera prima” durante a feira do livro infantil de Bologna 2010, resgata um texto clássico da literatura infantil norte-americana, que narra a história de uma velhinha que, sem motivos, engole uma mosca ainda viva. 
Para matar a mosca em seu estômago, a velhinha pensa em uma solução e é a partir daí que começa a confusão.  
Além de apresentar uma história clássica, esta obra apresenta como grandes diferenciais: seu design, suas ilustrações, o formato e a tipologia usada. 
Tudo é inovador e complementa perfeitamente o texto, fazendo com que esta obra encante não só crianças, mas também os leitores maiores!


O conto
AQUI
AQUI
Qual a melhor situação de leitura para o livro selecionado? 
Sem dúvida essa é uma ótima obra pra ser lida em voz alta pelo adulto, com a participação das crianças nas frases que se repetem e durante a leitura dos trechos acumulativos, nos quais os animais engolidos pela velhinha são listados.
O que é interessante falar sobre o livro? 
Após a leitura, pode-se conversar sobre os motivos que levaram a velhinha a engolir cada um dos animais. Pode-se, inclusive, brincar com as crianças, sugerindo que pensem em outros bichos que poderiam servir de alimento para ela. 
Quais atividades podem favorecer as aprendizagens da leitura e da escrita? 
Por ter uma estrutura acumulativa/repetitiva, além de explorar a sonoridade das palavras, é possível criar atividades com textos lacunados. 
Por meio de trechos da história, as crianças poderão completar as palavras faltantes, apoiando-se na memorização e nas rimas. 
Uma velhinha simpática e elegante, que usa óculos, maquiagem e tem olhos bem abertos, não se sabe como nem por que, repentinamente engole uma mosca. 
O narrador logo pergunta ao leitor: “O que pode acontecer? E se ela morrer?”. 
Para tentar resolver a situação, ela engole uma aranha para pegar a mosca, uma ave para pegar a aranha, um gato para pegar a ave e assim sucessivamente, num texto rimado e acumulativo que envolve imediatamente quem lê. 
O destaque está no formato do livro e nas surpresas que seu manuseio reserva. 
Retangular, a obra é dividida em três partes, cada uma representa uma parte do corpo da velhinha: cabeça, tronco e membros. 
As páginas a serem viradas estão justamente na parte central, na qual se encontra o estômago da velhinha e aonde vão parar os bichos todos que ela engole. 
As ilustrações dos animais dentro dela são muito engraçadas e revelam os modos inusitados como cada um deles come sua presa. 
Chegando perto do final da história, as páginas se desdobram para mostrar o tamanho dos animais que a velhinha acaba engolindo – até uma vaca e, por fim, um cavalo. 
Ao virar essa última página, os olhos da velhinha, que até o momento pareciam indiferentes a tudo o que se passava em seu estômago, se fecham. 
E então, o leitor tem, finalmente, a resposta à pergunta que se repetiu ao longo de todo o livro: “Tinha uma velhinha que engoliu um cavalo. E ela morreu, é claro”. 
Como não poderia deixar de ser, a ilustração dessa última página conserva o humor, de certa forma sarcástico, que predomina ao longo de todo o livro, e a velhinha, ainda elegante, aparece com um mata moscas na mão e um colar de pérolas que traz o mesmo inseto em seu pingente. 
Há detalhes de sobra para o leitor se divertir durante a leitura. Fonte





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios