Márcia Leite
Propõe uma divertida interpretação e um desafio visual para a conhecida cantiga infantil.
As ilustrações coloridas e cheias de humor provocam imediata identificação do pequeno leitor, garantindo a compreensão do texto até mesmo para aqueles que ainda não sabem ler.
Quem nunca ouviu a cantiga infantil que começa assim:
“Alguém viu o pintinho que estava aqui?”.
Encantando gerações, a canção ganha, nesse livro, uma adaptação divertida.
Entram em cena vários outros bichos além do pintinho – peru, porco, bode, bezerro –, cada qual com seu som característico.
Semelhante a uma parlenda, a narrativa poética se desenvolve a partir de uma afirmação que se soma a outra e mais outra, sem que nada se perca ao longo do caminho.
Quer dizer… Nada não, porque, nas páginas finais, a bicharada se põe a buscar o tal do pintinho que estava ali e, de repente, não está mais.
O pintinho piu, a galinha cocó, o galo cocoricó, e assim sucessivamente.
A repetição acumulativa das frases curtas, construídas de forma fixa, proporciona um especial prazer de escuta aos pequenos leitores e ouvintes.
É possível antecipar qual será o novo bicho, a partir da afirmação que aparece sempre na página do lado esquerdo do livro.
O som que cada bicho faz também é fácil adivinhar.
E, desse modo, as crianças certamente seguirão lendo e recitando o texto, mesmo antes de dominar a leitura convencional.
A surpresa fica por conta dos trechos finais, nos quais nota-se a ausência temporária do pintinho, que, afinal, deu início a tudo isso. Destaque especial para as ilustrações e para a diagramação.
À medida que a montanha de animais vai crescendo nas ilustrações ao longo do livro, ocupando cada vez mais espaço na página, o inverso se dá com o texto, que, embora também se torne mais extenso, vai ocupando cada vez menos espaço, espremido pela presença crescente dos bichos.
Uma brincadeira visual que dialoga e complementa o aspecto lúdico do texto.
Encantando gerações, a canção ganha, nesse livro, uma adaptação divertida.
Entram em cena vários outros bichos além do pintinho – peru, porco, bode, bezerro –, cada qual com seu som característico.
Semelhante a uma parlenda, a narrativa poética se desenvolve a partir de uma afirmação que se soma a outra e mais outra, sem que nada se perca ao longo do caminho.
Quer dizer… Nada não, porque, nas páginas finais, a bicharada se põe a buscar o tal do pintinho que estava ali e, de repente, não está mais.
O pintinho piu, a galinha cocó, o galo cocoricó, e assim sucessivamente.
A repetição acumulativa das frases curtas, construídas de forma fixa, proporciona um especial prazer de escuta aos pequenos leitores e ouvintes.
É possível antecipar qual será o novo bicho, a partir da afirmação que aparece sempre na página do lado esquerdo do livro.
O som que cada bicho faz também é fácil adivinhar.
E, desse modo, as crianças certamente seguirão lendo e recitando o texto, mesmo antes de dominar a leitura convencional.
A surpresa fica por conta dos trechos finais, nos quais nota-se a ausência temporária do pintinho, que, afinal, deu início a tudo isso. Destaque especial para as ilustrações e para a diagramação.
À medida que a montanha de animais vai crescendo nas ilustrações ao longo do livro, ocupando cada vez mais espaço na página, o inverso se dá com o texto, que, embora também se torne mais extenso, vai ocupando cada vez menos espaço, espremido pela presença crescente dos bichos.
Uma brincadeira visual que dialoga e complementa o aspecto lúdico do texto.
Qual a melhor situação de
leitura para o livro selecionado?
A estrutura de acumulação desse texto, que retoma uma cantiga de tradição oral conhecida, repleta de trechos com repetição, favorece a leitura em voz alta pelo adulto com a participação das crianças, que irão se divertir tentando retomar o enredo a cada virada de página.
O que é interessante falar sobre o livro?
Após a leitura, é possível explorar as ilustrações, relacionando-as ao texto, propondo aos pequenos leitores que identifiquem cada um dos animais que aparecem e que procurem onde a ilustradora escondeu o pintinho em cada uma das imagens.
Quais atividades podem favorecer as aprendizagens da leitura e da escrita?
É possível organizar uma lista com os nomes de todos os animais, na ordem em que aparecem no texto, relacionando-os aos sons que os mesmos produzem. Fonte
A estrutura de acumulação desse texto, que retoma uma cantiga de tradição oral conhecida, repleta de trechos com repetição, favorece a leitura em voz alta pelo adulto com a participação das crianças, que irão se divertir tentando retomar o enredo a cada virada de página.
O que é interessante falar sobre o livro?
Após a leitura, é possível explorar as ilustrações, relacionando-as ao texto, propondo aos pequenos leitores que identifiquem cada um dos animais que aparecem e que procurem onde a ilustradora escondeu o pintinho em cada uma das imagens.
Quais atividades podem favorecer as aprendizagens da leitura e da escrita?
É possível organizar uma lista com os nomes de todos os animais, na ordem em que aparecem no texto, relacionando-os aos sons que os mesmos produzem. Fonte
Cantando: AQUI
Aula
História sonorizada
O livro começa pela capa
Uma velhinha que engoliu uma mosca
Jeremy Holmes
Tinha uma velhinha que engoliu uma mosca. E uma aranha. E uma ave. E um gato. E um cachorro. E uma cobra. E uma vaca. E um cavalo. Você sabe o que aconteceu?
Descubra nesta premiada versão deste clássico norte-americano.
Este livro, ganhador do prêmio “opera prima” durante a feira do livro infantil de Bologna 2010, resgata um texto clássico da literatura infantil norte-americana, que narra a história de uma velhinha que, sem motivos, engole uma mosca ainda viva.
Para matar a mosca em seu estômago, a velhinha pensa em uma solução e é a partir daí que começa a confusão.
Além de apresentar uma história clássica, esta obra apresenta como grandes diferenciais: seu design, suas ilustrações, o formato e a tipologia usada.
Tudo é inovador e complementa perfeitamente o texto, fazendo com que esta obra encante não só crianças, mas também os leitores maiores!
O conto
AQUI
AQUI
AQUI
AQUI
Qual a melhor situação de
leitura para o livro selecionado?
Sem dúvida essa é uma ótima
obra pra ser lida em voz alta
pelo adulto, com a participação
das crianças nas frases que se
repetem e durante a leitura dos
trechos acumulativos, nos quais
os animais engolidos pela
velhinha são listados.
O que é interessante falar
sobre o livro?
Após a leitura, pode-se
conversar sobre os motivos
que levaram a velhinha a
engolir cada um dos animais.
Pode-se, inclusive, brincar
com as crianças, sugerindo
que pensem em outros bichos
que poderiam servir de
alimento para ela.
Quais atividades podem
favorecer as aprendizagens
da leitura e da escrita?
Por ter uma estrutura
acumulativa/repetitiva,
além de explorar a sonoridade
das palavras, é possível
criar atividades com textos
lacunados.
Por meio de
trechos da história, as crianças
poderão completar as palavras
faltantes, apoiando-se na
memorização e nas rimas.
Uma velhinha simpática e elegante, que usa óculos,
maquiagem e tem olhos bem abertos, não se sabe como nem
por que, repentinamente engole uma mosca.
O narrador logo
pergunta ao leitor: “O que pode acontecer? E se ela morrer?”.
Para tentar resolver a situação, ela engole uma aranha para
pegar a mosca, uma ave para pegar a aranha, um gato para
pegar a ave e assim sucessivamente, num texto rimado e
acumulativo que envolve imediatamente quem lê.
O destaque está no formato do livro e nas surpresas que
seu manuseio reserva.
Retangular, a obra é dividida em
três partes, cada uma representa uma parte do corpo da
velhinha: cabeça, tronco e membros.
As páginas a serem
viradas estão justamente na parte central, na qual se
encontra o estômago da velhinha e aonde vão parar os
bichos todos que ela engole.
As ilustrações dos animais
dentro dela são muito engraçadas e revelam os modos
inusitados como cada um deles come sua presa.
Chegando perto do final da história, as páginas se desdobram
para mostrar o tamanho dos animais que a velhinha acaba
engolindo – até uma vaca e, por fim, um cavalo.
Ao virar essa
última página, os olhos da velhinha, que até o momento
pareciam indiferentes a tudo o que se passava em seu
estômago, se fecham.
E então, o leitor tem, finalmente, a
resposta à pergunta que se repetiu ao longo de todo o livro:
“Tinha uma velhinha que engoliu um cavalo. E ela morreu, é
claro”.
Como não poderia deixar de ser, a ilustração dessa
última página conserva o humor, de certa forma sarcástico,
que predomina ao longo de todo o livro, e a velhinha, ainda
elegante, aparece com um mata moscas na mão e um colar de
pérolas que traz o mesmo inseto em seu pingente.
Há
detalhes de sobra para o leitor se divertir durante a leitura. Fonte
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.