BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, setembro 18, 2023

Ora, ora, desencana quem quer bolo de banana?>O macaco e a banana>Conto folclórico>Artes/Folhas de bananeira>18/09/2023

 

Ana terra

Bem na hora de fazer um bolo muito especial para o amigo gato, o rato descobriu que faltava farinha e lá foi ele buscar o ingrediente. O gato ficou aguardando o amigo voltar, olha daqui, olha dali e nossa! Que lindas bananas! O gato não viu problemas em comer uma banana, já que tinha tantas, mas quem se contenta com uma banana?

Ouvindo: AQUIAQUIAQUI

PDF: AQUI, Quiz: AQUI

Hoje não quero banana
Ouvindo
Todas as manhãs a Mamãe Crocodilo traz bananas para o café da manhã de seu filho Aquiles. Só que um dia o crocodilinho acorda com vontade de comer uma criança. Mas, quando encontra uma menina à beira do rio, percebe que ainda precisa comer muita banana para ser capaz de realizar seu desejo .AQUI

O macaco e a banana

Ouvindo: Sibito é um macaquinho muito insistente, que entra numa aventura em busca de sua banana que caiu no tronco de uma árvore. Ele vai precisar da ajuda de muita gente, embora apenas um vai realmente ajudá-lo a recuperar seu alimento preferido! Você vai se surpreender com a coragem e a persistência do macaco Sibito, neste conto popular adaptado pela autora Drica Shinohara. AQUI
Habilidades trabalhadas: Estimular a memorização e o som das palavras através da contação de histórias, músicas e brincadeiras populares. AQUI

Conto: O macaco e a banana
O macaco estava comendo uma banana num galho de pau, quando a fruta lhe escorregou da mão e caiu num oco da árvore.
O macaco desceu e pediu que o pau lhe desse a banana:
— Pau me dá a banana!
O pé de pau nem- como- cousa.
O macaco foi ter com o ferreiro e pediu que viesse com o machado cortar o pau. — Ferreiro, traga o machado para cortar o pau que ficou com a banana! O ferreiro nem se importou. O macaco procurou o soldado a quem pediu que prendesse o ferreiro. O soldado não quis. O macaco foi ao rei para mandar o soldado prender o ferreiro, para este ir com o machado cortar o pau que tinha a banana. O rei não prestou atenção. O macaco apelou para a rainha. A rainha não o ouviu. O macaco foi ao rato para roer a roupa da rainha. O rato recusou. O macaco recorreu ao gato para comer o rato. O gato nem ligou. O macaco foi ao cachorro para morder o gato. O cachorro recusou. O macaco procurou a onça para comer o cachorro. A onça não esteve pelos autos. O macaco foi ao caçador para matar a onça. O caçador se negou. O macaco foi até a Morte.
Contos tradicionais do Brasil (folclore) de Luís da Câmara Cascudo, Rio de Janeiro, Edições de Ouro:1967
A Morte ficou com pena do macaco e ameaçou o caçador, este procurou a onça, que perseguiu o cachorro, que seguiu o gato, que correu atrás do rato, que quis roer a roupa da rainha, que mandou o rei, que ordenou ao soldado que quis prender o ferreiro, que foi com o machado, cortou o pau, de onde o macaco tirou a banana e comeu.

Pintura em folhas de bananeira
A intencionalidade pedagógica de fazer pintura em folhas de bananeiras é promover o desenvolvimento de habilidades e competências nas crianças tais como:
Exploração de diferentes materiais:
as folhas de bananeiras são um material naturalmente e versatil, que permite às crianças explorarem diferentes técnicas de pintura, como pinceladas, texturas e cores.
Estímulo a criatividade: é uma atividade livre e aberta, que permite às crianças expressarem sua criatividade de forma original.
Desenvolvimento de coordenação motora:
Esse tipo de pintura exige que a crianças usem as mãos e os dedos com precisão, o que ajuda a desenvolverem habilidades sociais.
Além disso esse tipo de pintura pode ser uma oportunidade de aprender sobre a cultura local. As folhas de bananeira são abundantes em muitas regiões do mundo, e sua utilização na pintura pode ajudar as crianças se conectarem com o seu ambiente.
Aqui estão alguns exemplos específicos de como essa pintura pode ser utilizada em atividades pedagógicas:
*Atividade em exploração:
As crianças podem ser convidadas a explorarem as propriedades das folhas de bananeiras, observando sua textura, cor e tamanho. Elas também podem ser estimuladas a, experimentar diferentes técnicas de pintura, como pintar com dedos, com pincéis ou esponjas.
*Atividade de criatividade:
Pintura livre usando a imaginação
Podem ser desafiadas a criar uma pintura que represente um tema, como animal, paisagem ou objeto.
* Atividade de trabalho em equipe:
As crianças podem ser divididas em grupos para criarem pintura coletiva. Essa atividade pode ajudar a desenvolverem habilidades de cooperação e comunicação.
Enfim é uma atividade divertida e educativa que pode ser adaptada para crianças de todas as idades.

Fonte: Prof Corina Murelo/Facebook: Link youtube: AQUI

No Linguagem:
A banana: AQUI
O caso das bananas: AQUI
O caso da banana: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios