Marcos Ribeiro
O livro "Somos iguais mesmo sendo diferentes!" promove o respeito e fomenta a igualdade de direitos por meio do diálogo.
Um livro imprescindível em qualquer escola, porque repensar valores e preconceitos deve ser matéria constante.
Destinado a pais e filhos, ensina a lidar com as diversidades diárias da vida.
Suplemento pedagógico: AQUI
Aulas
Somos diferentes e semelhantes
Iguais ou diferentes?
Atividade sugerida/L.R.Assessoria Pedagógica
Atividade musical- reflexiva: EU SOU IGUAL, MAS DIFERENTE!
MÚSICA: NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM!
(Respeito à diversidade; criatividade, a memória e a linguagem...)
A escola precisa ser sempre um lugar que acolhe, focada no respeito ao ser humano e à diversidade.
IDEIA:
* PEDIR ajuda de uns dois ou três funcionários da escola: Um do mesmo sexo que o seu e dois de outro!
- Coloque-os à frente da turma, incluindo você e pergunte às crianças se vocês são parecidos:
- Quais são as características que diferenciam os funcionários? Cabelo, cor da pele, cor dos olhos, altura, formato do nariz, boca e olhos.
- PROPONHA que fique de pé, em frente ao colega: “Seu colega se parece com você? Por quê?” ( Peça para que a turma diga as diferenças e semelhanças das crianças que estiverem à frente.)
Após observações, que conclusão podemos tirar? Deixar que falem... e complemente...
- "Se eu não usasse óculos, talvez não pudesse ser professora de vocês, porque preciso ler...
- Se não tivéssemos a pele de cor diferente , não poderíamos comparar o diferente...
Refletir com a turma: O que nos une?
* CANTAR a música e depois FAZER um desenho da turma "com suas diferenças"...
A obra acima aborda a diversidade enfatizando a inclusão.
Seu título é bem representativo para nossa realidade atual, social/escolar/familiar.
As configurações familiares estão diversificadas, o que importa para a criança é o vínculo,quem é a pessoa que forma esse primeiro núcleo de sentido para ela.
Por esta razão minha sugestão para abordagem no tema dia da família. Pois somos iguais e diferentes,somos de tantos tamanhos,formas e afeições... Tudo pode ser colocado num filtro e o resultado esperado é tolerância,respeito,amor...
Partimos do princípio que cada pessoa tem uma linguagem de amor e por isso é necessário conhecer uns aos outros na família, a fim de corresponder com o amor que as pessoas esperam.
O evento visou proporcionar momentos de interação e de regaste do amor e do respeito entre os alunos e suas famílias.
Cantinho da foto
Sugestão de painel
Projeto
A família na escola
Músicas para apresentação e ou homenagem
Música Trem bala
AQUI
Aula
AQUI
Aula
- Identificar os membros de uma família, associando a sua própria família.
- Reconhecer e valorizar as diferentes características dos membros de sua família, fazendo a correlação com os membros das famílias dos colegas de turma, observando as diferenças entre elas.
- Ouvir atentamente e dramatizar a estória contada de Cachinhos Dourados.
- Fazer interpretação oral da estória contada: Cachinhos Dourados. AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.