BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, março 28, 2019

Leila menina>Ruth Rocha>Direito>Valores>Diversidade e afins>28/03/2019


Leitura para todos em qualquer lugar. Porque ler desenvolve a imaginação, sensibiliza, alenta, faz a poesia dentro de nós, prende o tempo e eterniza na memória, desenvolve a oralidade e a criatividade, o espírito de solidariedade, e muito mais.
O livro Leila menina é da série Meninos eu vi! E narra a história de uma menina para jogar futebol o que era proibido na época e vai além disso conta da luta das pessoas pela liberdade política e pelos direitos das mulheres no ano de 1968. 
A história de Leila ocorre na cidade do Rio de Janeiro uma menina com espírito de luta pela igualdade social e de gênero, a começar pela busca de direitos iguais para uso e uniforme, jogar futebol, reivindicação de direitos. 
Leila menina é tema atual é apresenta história de meninos e meninas bem parecido com os de hoje no Brasil e no mundo.
Uma boa oportunidade de conversar com as crianças sobre seus direitos e deveres e conscientizar sobre cidadania e valores, respeito e diversidade. 
Literatura para encantar, trazer alento e também conscientizar.   Fonte


Nessas situações injustas, só há uma coisa a fazer: protestar. E foi o que a Leila e algumas meninas fizeram. Não posso contar como. Mas garanto que foi engraçado e, o mais importante, eficaz.

Ah, esqueci de dizer que a história da Leila se passa no ano de 1968, uma época em que muitas coisas eram proibidas — para os homens e para as mulheres. 
Mas muito mais para as mulheres. 

Com leveza de estilo e profundidade de pensamento, numa espécie de romance histórico para crianças, a Ruth Rocha foi longe, até o cerne de um problema que ainda não foi completamente superado: o machismo, um dos nomes mais infames do desrespeito e da opressão.


 GÊNERO E PRÁTICAS CORPORAIS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EM ED.FÍSICA

 A PARTIR DO LIVRO LEILA MENINA

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica de possibilidades entre a literatura infantil e as práticas corporais, em especial atividades expressivas e rítmicas, para a tematização do gênero. Para isso, usamos o livro Leila Menina, de Ruth Rocha, e construímos a proposta para os primeiros ciclos do ensino fundamental. Consideramos a literatura infantil como artefatos produtores de significados, sentidos e experiências na educação, a partir de diferentes dimensões. Elas possibilitam um trabalho educativo com o livro a partir de perspectivas éticas e estéticas, gerando experiências e saberes que podem problematizar e romper as fronteiras e estereótipos de gênero. AQUI
A protagonista do livro tem oito anos de idade e é fácil inferir que seu nome foi uma homenagem da autora à atriz Leila Diniz, famosa por romper padrões da época para o comportamento feminino. Por sinal, uma foto dela aparece no fundo da ilustração da capa.  O livro, que é destinado para crianças a partir de 7 anos, traz uma série de referências históricas muito interessantes. Ao final, há um texto intitulado “Um pouquinho mais de história”, escrito por Anna Flora, que busca situar melhor as crianças naquele período. Uma bela introdução a um período importante da história de nosso país!No livro, Leila e suas amigas gostam de jogar futebol, mas são proibidas de usar o campo da escola em que estudam. Ao observar a luta das primas mais velhas de Leila pelo direito de usarem calças na faculdade, elas se inspiram e organizam um movimento em sua escola. Apesar dos percalços, sua mobilização é bem sucedida e as meninas passam a usar o campo de futebol. Fonte



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios