BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, janeiro 30, 2023

Tudo vem da terra...Até os tomates explosivos>O cardápio maluco> 30/01/2023

 

Autoras: Gisella Cassol e Regina Vieira
Ilustradora: Vanessa Alexandre
Sobre a obra: AQUI
Ouvindo: AQUI

A irmãzinha do Téo estava quase nascendo e a tia Joana vinha buscá-lo para passar uns dias na casa dela. O Téo adora a tia Jô, eles fazem muitas coisas legais juntos: brincam, correm, desenham, leem histórias e fazem yoga. A tia Jô tem uma floresta mágica e dessa vez ela convidou o Téo para uma aventura diferente. Você tem alguma ideia do que será?

Assuntos: Culinária/ família/ irmão(ã)/ criatividade/ horta/ curiosidades/ alimentação saudável/ yoga.

Atividades sugeridas: AQUIAQUI

Autora: Giulieny Matos
Ilustradora: Meri

“O Cardápio Maluco” é um livro criado para provocar risadas na criançada. As situações de humor resultam do questionamento de um pai ao associar comportamentos de seu filho ao que o menino tem comido... As crianças são mesmo divertidas, inquietas e cheias de energia! 

Ouvindo sugestões da autora: AQUI

Crianças cantando: AQUI

Temas abordados: relações familiares, consumismo, comportamento de crianças, cotidiano.

ATIVIDADES SUGERIDAS:
- A alimentação sempre foi associada a nossa saúde, assim como os alimentos contribuem para o nosso bem estar físico, muitos deles são associados também ao bem estar emocional;
- Tudo o que o menino da história fazia era associado aos alimentos que comia. Por que o pai relacionava isso com alimentação? Qual a influência da alimentação em nosso corpo? Qual a influência dos alimentos em nosso comportamento?
- O menino vivia escorregando e seu pai comparou isso ao quiabo; possibilite a interação com o legume – corte, perceba que o mesmo tem uma gosma escorregadia;
- A agitação do menino também fez com que seu pai perguntasse se tinha comido pimenta, formiga ou coxinha de rã; pesquise essas formas de expressão nas famílias das crianças;
- Pimentas e rãs fazem parte do cardápio brasileiro, as tanajuras fariam parte de algum cardápio em alguma cultura?
- Incentive a pesquisa sobre alimentos inusitados em cardápios culturalmente diferenciados;
- Na história aparecem expressões sobre alimentação que não existem em nosso meio, o pai do menino usou metáforas para ilustrar o comportamento do menino; proponha a criação de outras metáforas pelas crianças para os comportamentos exagerados (ex: o menino não dormia = teria comido coruja ensopada ou bolinho de tamanduá = hábitos noturnos desses animais);
- A história traz uma divertida brincadeira com os alimentos. Como podemos nos alimentar de forma adequada sem deixar de brincar? Proponha atividades de culinária com lanches saudáveis e criativos;
- Proponha uma pesquisa sobre alimentação saudável;
- Instigue o plantio de hortaliças, legumes ou ervas;
- Brinque com as crianças de adivinhar os legumes. Coloque alguns legumes dentro de um saquinho. De olhos vendados a criança deverá adivinhar, pelo tato, qual legume é;
- Oportunize também para que provem vários sucos de frutas e adivinhe de qual fruta foi feito;
- Organize um mural com gravuras de frutas, verduras e legumes;
- Peça que as crianças tragam de casa receitas saudáveis e organize um caderno de receitas;
- O que é uma dieta vegetariana?
- Quais as diferenças entre a dieta vegetariana e a dieta vegana?   Fonte

Linguagem e Afins: Horta, composteira, minhocário, feira e afins: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios