Autoras: Gisella Cassol e Regina Vieira
Ilustradora: Vanessa Alexandre
Sobre a obra: AQUI
Ouvindo: AQUI
A irmãzinha do Téo estava quase nascendo e a tia Joana vinha buscá-lo para passar uns dias na casa dela. O Téo adora a tia Jô, eles fazem muitas coisas legais juntos: brincam, correm, desenham, leem histórias e fazem yoga. A tia Jô tem uma floresta mágica e dessa vez ela convidou o Téo para uma aventura diferente. Você tem alguma ideia do que será?
Assuntos: Culinária/ família/ irmão(ã)/ criatividade/ horta/ curiosidades/ alimentação saudável/ yoga.
Atividades sugeridas: AQUI, AQUI
Autora: Giulieny Matos
Ilustradora: Meri
“O Cardápio Maluco” é um livro criado para provocar risadas na criançada. As situações de humor resultam do questionamento de um pai ao associar comportamentos de seu filho ao que o menino tem comido... As crianças são mesmo divertidas, inquietas e cheias de energia!
Ouvindo sugestões da autora: AQUI
Crianças cantando: AQUI
Temas abordados: relações familiares, consumismo, comportamento de crianças, cotidiano.
ATIVIDADES SUGERIDAS:
- A alimentação sempre foi associada a nossa saúde, assim como os alimentos contribuem para o nosso bem estar físico, muitos deles são associados também ao bem estar emocional;
- Tudo o que o menino da história fazia era associado aos alimentos que comia. Por que o pai relacionava isso com alimentação? Qual a influência da alimentação em nosso corpo? Qual a influência dos alimentos em nosso comportamento?
- O menino vivia escorregando e seu pai comparou isso ao quiabo; possibilite a interação com o legume – corte, perceba que o mesmo tem uma gosma escorregadia;
- A agitação do menino também fez com que seu pai perguntasse se tinha comido pimenta, formiga ou coxinha de rã; pesquise essas formas de expressão nas famílias das crianças;
- Pimentas e rãs fazem parte do cardápio brasileiro, as tanajuras fariam parte de algum cardápio em alguma cultura?
- Incentive a pesquisa sobre alimentos inusitados em cardápios culturalmente diferenciados;
- Na história aparecem expressões sobre alimentação que não existem em nosso meio, o pai do menino usou metáforas para ilustrar o comportamento do menino; proponha a criação de outras metáforas pelas crianças para os comportamentos exagerados (ex: o menino não dormia = teria comido coruja ensopada ou bolinho de tamanduá = hábitos noturnos desses animais);
- A história traz uma divertida brincadeira com os alimentos. Como podemos nos alimentar de forma adequada sem deixar de brincar? Proponha atividades de culinária com lanches saudáveis e criativos;
- Proponha uma pesquisa sobre alimentação saudável;
- Instigue o plantio de hortaliças, legumes ou ervas;
- Brinque com as crianças de adivinhar os legumes. Coloque alguns legumes dentro de um saquinho. De olhos vendados a criança deverá adivinhar, pelo tato, qual legume é;
- Oportunize também para que provem vários sucos de frutas e adivinhe de qual fruta foi feito;
- Organize um mural com gravuras de frutas, verduras e legumes;
- Peça que as crianças tragam de casa receitas saudáveis e organize um caderno de receitas;
- O que é uma dieta vegetariana?
- Quais as diferenças entre a dieta vegetariana e a dieta vegana? Fonte
- Tudo o que o menino da história fazia era associado aos alimentos que comia. Por que o pai relacionava isso com alimentação? Qual a influência da alimentação em nosso corpo? Qual a influência dos alimentos em nosso comportamento?
- O menino vivia escorregando e seu pai comparou isso ao quiabo; possibilite a interação com o legume – corte, perceba que o mesmo tem uma gosma escorregadia;
- A agitação do menino também fez com que seu pai perguntasse se tinha comido pimenta, formiga ou coxinha de rã; pesquise essas formas de expressão nas famílias das crianças;
- Pimentas e rãs fazem parte do cardápio brasileiro, as tanajuras fariam parte de algum cardápio em alguma cultura?
- Incentive a pesquisa sobre alimentos inusitados em cardápios culturalmente diferenciados;
- Na história aparecem expressões sobre alimentação que não existem em nosso meio, o pai do menino usou metáforas para ilustrar o comportamento do menino; proponha a criação de outras metáforas pelas crianças para os comportamentos exagerados (ex: o menino não dormia = teria comido coruja ensopada ou bolinho de tamanduá = hábitos noturnos desses animais);
- A história traz uma divertida brincadeira com os alimentos. Como podemos nos alimentar de forma adequada sem deixar de brincar? Proponha atividades de culinária com lanches saudáveis e criativos;
- Proponha uma pesquisa sobre alimentação saudável;
- Instigue o plantio de hortaliças, legumes ou ervas;
- Brinque com as crianças de adivinhar os legumes. Coloque alguns legumes dentro de um saquinho. De olhos vendados a criança deverá adivinhar, pelo tato, qual legume é;
- Oportunize também para que provem vários sucos de frutas e adivinhe de qual fruta foi feito;
- Organize um mural com gravuras de frutas, verduras e legumes;
- Peça que as crianças tragam de casa receitas saudáveis e organize um caderno de receitas;
- O que é uma dieta vegetariana?
- Quais as diferenças entre a dieta vegetariana e a dieta vegana? Fonte
Linguagem e Afins: Horta, composteira, minhocário, feira e afins: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.