BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, outubro 10, 2025

Ralf e Demi>Estímulos literários>Simetria criativa>Sugestões> 10/10/2025

Felipe Schuery/Clara Gavilan

Em Ralf & Demi: uma história de duas metades, Felipe Schuery constrói uma deliciosa interação entre o menino Ralf, que só é capaz de fazer metade das coisas, e Demi, uma garota que só consegue fazer a outra metade. O que pode acontecer se essas duas “caras-metades” se encontrarem? Será que juntos poderiam ficar completos? 
Afinal, somos mesmo todos assim, ninguém é bom em tudo. E será que se fôssemos, a vida seria assim tão interessante? É isso que os pequenos leitores poderão descobrir nessa deliciosa e bem-humorada obra, delicadamente ilustrada com as lindas aquarelas de Clara Gavilan. 
Ótima leitura para crianças em início de alfabetização e pré-escolares, em leitura compartilhada com os adultos, que certamente também vão se identificar e se apaixonar por essa simpática duplinha de almas gêmeas.
Ouvindo: AQUI
Sobre a obra: AQUI




Proposta Pedagógica – “Simetria Criativa: Eu em Preto e Branco”
Objetivos Gerais
• Explorar noções de simetria, contraste e formas geométricas.
• Estimular a coordenação motora fina, a atenção e a criatividade.
• Promover a expressão artística e a aceitação das diferenças.
• Favorecer a compreensão de regras visuais e a organização sequencial, importantes para alunos com TEA.
Habilidades da BNCC (Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais)
• EI03TS02 – Utilizar diferentes materiais e recursos para expressar-se artisticamente.
• EI03EF03 – Reconhecer formas geométricas em diferentes situações.
• EF01MA12 – Descrever e representar figuras geométricas planas.
• EF15AR02 – Experimentar diferentes formas de expressão artística visual.
• EF15AR05 – Explorar contrastes visuais, cores e padrões.
• EF15AR18 – Valorizar produções artísticas próprias e dos colegas.
Estratégias Inclusivas (com foco em alunos autistas)
• Organização visual clara: dividir a folha em duas partes (preto/branco) já dá previsibilidade.
• Sequência passo a passo: apresentar as etapas com instruções visuais (cartaz ou cartões).
• Rotina estruturada: primeiro colar as formas, depois desenhar detalhes, por último decorar.
• Preferência sensorial: oferecer diferentes materiais (papelão sanfonado, papel colorido, giz de cera, canetinha).
• Valorização do hiperfoco: permitir que o aluno escolha padrões repetitivos que mais o agradam.
• Mediação social: realizar a atividade em dupla ou grupo pequeno, incentivando trocas.
Passo a Passo da Atividade
1. Exploração inicial: mostrar obras em preto e branco, conversar sobre contraste, simetria e diferenças.
2. Construção da figura: cada criança recebe um papelão sanfonado dividido em duas cores (metade preta, metade branca).
3. Montagem com formas geométricas: distribuir quadrados, círculos e retângulos para montar o corpo.
4. Criação livre de padrões: dentro de cada forma, o aluno desenha listras, pontos, xadrez ou inventa novos padrões.
5. Personalização: acrescentar cabelo, braços, pés e rosto.
6. Exposição coletiva: montar um mural com todas as produções, destacando a beleza das diferenças.
Desafios (EducaDesafios)
• Nível 1 (básico): montar a figura com recortes prontos e já pintados.
• Nível 2 (intermediário): criar os padrões dentro das formas geométricas.
• Nível 3 (avançado): inventar uma figura diferente (animal, objeto, personagem) usando a mesma lógica preto/branco.
Avaliação
• Participação nas etapas.
• Capacidade de reconhecer e usar formas geométricas.
• Criatividade e expressão pessoal.
• Inclusão e respeito às produções dos colegas. Fonte: Educa Desafios

Aula: Percepção visual: AQUI
Viajando com as figuras geométricas: AQUI
Atividade complete a figura: AQUI
Pintura: AQUI
Espelhos: AQUI

Habilidades cognitivas: AQUI
Estímulos sensoriais: AQUI
Bia Villela: AQUI
Formas geométricas: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios