Jonas Ribeiro/André Neves
Dona Ecologia está fazendo sua parte: cuidar do planeta. Tudo corre às mil maravilhas, até o dia em que ela sonha que os homens estão maltratando a Terra.
Será que é só um sonho?
Será que a dona Ecologia poderá dar sua gargalhada de alegria?
Dona Ecologia acordou assustada, agarrou o seu travesseiro de nuvens e chorou.
Dona Ecologia teve um pesadelo horrível. Sonhou que as suas matas estavam sendo queimadas, derrubadas por motosserras e tratores. Que um grande vazamento de óleo, de mercúrio e de lixo químico se esparramou por todas as suas águas.
Sonhou que o céu azul estava ficando cinza, de tanta poluição que os carros soltavam, de tantos buracos na camada de ozônio. Sonhou que algumas de suas espécies estavam em extinção e que os índios estavam sendo expulsos de suas terras, morrendo com doenças de homem branco.
E quando acordou, Dona Ecologia agarrou o seu travesseiro de nuvens e chorou com medo de perder o equilíbrio.
O seu choro foi ouvido por crianças atentas, mulheres ambientalistas, homens ecologistas, políticos do Partido Fotossíntese e do Partido Preservação, em diversas partes da Terra. Para acalmar a Dona Ecologia, toda essa gente cantou uma canção de harmonia. E todos cantaram, cada um em sua língua, em agradecimento aos recursos naturais.
Dona Ecologia recebeu as canções de harmonia e suspirou aliviada. As crianças, as mulheres, os homens, as empresas e os governos continuavam a respeitar o meio ambiente. Ainda bem, a humanidade continuava cuidando de sua casa.
E, para afastar aquele horrível pesadelo, Dona Ecologia esparramou a sua gargalhada de alegria pelos quatro cantos da Casa Azul.
Conversar com as crianças a respeito da relação do homem com o ambiente; ouvir opiniões delas sobre o que merece aplauso e o que merece ser revisto nessa relação.
Formular com elas lista de atitudes ecologicamente corretas dentro e fora do espaço escolar – cuidados com o lixo, consumo de água e energia, respeito à fauna e flora.
Pedir que tragam para a sala de aula recortes de jornais e revistas sobre temas ambientais.
Conferir com as crianças a lista dos animais ameaçados de extinção no site do IBAMA (www.ibama.gov.br).
Propor que produzam um texto a partir do ponto de vista de um animal da lista do IBAMA que vê, com desolação, seu hábitat sofrer as consequências da ação devastadora do homem.
A Terra é a única casa dos homens e da Dona Ecologia e, justamente por isso, todos nós temos de cuidar de sua limpeza e preservação. Afinal, como queremos deixar a nossa casa para as gerações futuras?
Fonte
Livro
Varal de histórias: AQUI
A história: AQUI
Muita sustentabilidade/Vários links e sugestões: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.