Dia das Mães Filhotes
As mães de várias espécies de animais também são muito zelosas com seus filhotes: as mães da espécie mico-leão-dourado tomam bastante cuidado com seus bebês, elas costumam carregá-los nas costas enquanto são bem pequenininhos.
Muitas vezes são muitos filhotes e então, elas dividem o trabalho com as filhas mais velhas, que ajudam a transportar os irmãos menores;
A fêmea do macaco-aranha sempre divide o que consegue de alimento com seu bebê, que carrega sempre agarrado ao peito;
Algumas tribos da África afirma não ter famílias, mas sim “maharis”, ou seja, “maternidades”.
Também a religião hindu valoriza a figura materna, pois em suas escrituras sagradas atribuem à Grande Mãe, Kali Ma, a invenção da escrita, através de alfabetos, pictogramas e imagens sagradas de grande beleza.
Vejam que linda música....
Música Mãe
Rick e Rener
A cama da mamãe
A cama da mamãe é o lugar preferido das crianças para suas brincadeiras.
Algumas vezes também é o ponto de encontro da família para uma reunião. Outras vezes, mamãe quer ficar lá sozinha e sossegada. Mas na hora de dormir... não tem cama melhor do que a da mamãe!
Autor: CARLIN, JOI
Autor: FUENMAYOR, MORELLA
Tradutor: MACHADO, ANA MARIA
A cama da mamãe é o melhor cantinho do mundo! Uma história divertida e afetuosa, que encanta as crianças e faz os adultos relembrarem sua própria infância.
As aventuras de três irmãos que escolheram a cama da mamãe para inventar mil brincadeiras, viajar no mundo da imaginação, trocar ideias e descansar de suas estripulias. A cama da mamãe é aquele espaço mágico e aconchegante , onde as crianças encontram proteção e um baú de sorrisos.
E quando chega a noite? Inventam um montão de desculpas para dormir na cama da mamãe. Quem não vai se identificar com esta história?
E o que será que faz da cama da mamãe este recanto mágico? O carinho e o amor das mamães conseguem transformar qualquer espaço num mundo de sonhos. Uma história adorável!
Sugestão de atividade
Gostei deste depoimento abaixo:
Seguindo o princípio de que a leitura estimula e dá liberdade à criatividade, apresentamos a história de maneira prazerosa por meio de uma leitura em ambiente aconchegante, propício ao tema que a história trataria.
Cercados de edredons e almofadas, nos reportamos ao mundo imaginário a que a história nos propunha.
Como o livro trata de um mundo de fantasia que pode ser criado na cama da mamãe, nos reportamos a esta maravilhosa oportunidade de criação de ambientes diversos numa viagem emocionante, em que dois irmãos conseguem imaginar várias aventuras sem sair de casa.
O livro nos deu oportunidade também de vivenciar estas viagens em que a cama da mamãe pode transformar-se em diversos lugares, como uma barraca de aventureiros, um campo de futebol, entre outros inimagináveis, criados pela imaginação das crianças.
As atividades foram permeando o desenvolvimento deste trabalho e ganharam uma proporção muito maior do que a planejada por nós inicialmente.
Esta é a proposta que o trabalho educativo nos proporciona, pois a criança pode criar condições para novos desafios, descobertas, sentimentos, valores, ideias e costumes, desenvolvendo sua autonomia e identidade, relacionando-se através dos processos de socialização.
Por esses aspectos vivenciados, foi possível realizar diversas atividades, como a criação dos personagens da história com a colaboração delas – os bonecos de espuma, batizados de João e Maria, que passaram a fazer parte da turma e da rotina em sala de aula. Os alunos também tiveram oportunidade de criar sua própria colcha de retalhos, tão mencionada na história. Eles receberam tecidos e tintas para expressar seus sentimentos, com o apoio dos pais, após a leitura do livro, numa oficina da instituição – e, assim, criamos nossa própria colcha de retalhos coletiva.
Os fatos mencionados mostram que uma proposta pedagógica estimulante pode proporcionar a interação entre alunos, pais e a equipe da escola, em um contexto criativo e ético, que respeita os valores socioculturais, a história e o caminho percorrido para a sua construção.
Professora Jaqueline SAlmeida
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.