Cláudia Soares
Livro: AQUI
Ouvindo a história: AQUI
A história da pipoca: AQUI
O milho queria virar pipoca: AQUI
Texto Instrucional
Você já deve ter dado instruções a alguém e, portanto, feito uso de um gênero textual muito veiculado socialmente. Trata-se do texto instrucional, presente nas bulas dos remédios, nas receitas de comida, nas instruções de jogos, nas instruções de como usar aparelhos eletroeletrônicos, de como utilizar novos programas de computador, etc.O texto instrucional tem uma estrutura bem simples, o que permite a uma pessoa leiga no assunto em questão aprender a manusear ou a fazer uma coisa a partir de sua leitura. Essa é a intenção: ensinar aqueles que não sabem jogar um jogo, a jogar; ensinar aqueles que não sabem preparar um prato diferente, a preparar; ensinar as pessoas que tomam remédios, a tomá-los adequadamente.
Em alguns casos, os textos instrucionais servem para orientar pessoas em situações de emergência. Em situações como essas, é recomendável que a pessoa tenha acesso a instruções para resolver determinados problemas de forma bastante objetiva e clara. Daí a importância da estrutura dos textos instrucionais, que até na maneira como estão diagramados podem contribuir para facilitar a tomada de decisões.
As instruções configuram-se , habitualmente, com verbos no modo imperativo (misture, adicione, sirva…) ou com verbos no infinitivo (misturar, preparar…)
É o que podemos observar nas receitas abaixo:
É o que podemos observar nas receitas abaixo:
Pipoca tradicional
Coloque duas colheres de sopa de óleo em uma panela, deixe aquecer um pouco e junte uma xícara de chá de milho para pipoca. Mexa até o milho começar a estourar. Tampe a panela e agite às vezes. Peça ajuda para as crianças: quando o intervalo entre os estouros ficarem mais longos, está na hora de desligar. Coloque sal e está pronto!
Pipoca doce
Coloque duas colheres (sopa) de manteiga, 10 colheres (sopa) de açúcar em uma panela grande e leve ao fogo baixo mexendo sem parar até formar uma calda. Cuidado para não deixar queimar. Junte 1 xícara (chá) de milho para pipoca e continuem mexendo. Quando as pipocas começarem a estourar, tampe a panela. Segure o cabo e vá chacoalhando a panela para a calda misturar bem. Quando os intervalos ficarem mais longos, desligue e sirva!
Pipoca doce e salgada – Kettle Corn
1 1/2 colher (sopa) de óleo (eu uso canola)
1/4 xícara de milho para pipoca
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
Sal a gosto
Em uma panela grande, coloque o óleo e 3 grãos de milho. Acenda o fogo e tampe a panela. Preste atenção: quando o terceiro grão de milho estourar, o óleo está pronto. Adicione o restante do milho e o açúcar. Gire a panela para misturar bem. Tampe a panela e sacuda gentilmente (ou gire a manivela, se tiver uma panela própria), deixando a tampa entreaberta para o vapor sair. Quando estourar tudo, coloque as pipocas em uma tigela grande e coloque sal a gosto (cerca de 1 colher (chá) para esta quantidade de milho).
Bolotas de pipoca doce
5 xícaras de pipocas já estouradas
1 colher (ou quanto baste) de óleo de canola ou milho
3/4 de xícara de açúcar
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1/2 xícara de melado
1/3 xícara de água
1 colher de chá de suco de limão
1 pitada de sal
1 pitada de cravo em pó
2 pitadas de canela em pó
1 pitada de gengibre em pó
Deixe arrumada uma superfície antiaderente (um tapetinho de silicone, ou papel-manteiga untado), nela irão esfriar as bolotas. Unte uma tigela grande com óleo e coloque lá as pipocas já estouradas. Tenha o cuidado de retirar todos os milhos não estourados (piruás), para não correr o risco de quebrar o dente de alguém.
Em uma panela, misture os açúcares, o melado, a água, o suco de limão e os temperos. Leve ao fogo médio para ferver e mexa sempre. Quando as bolhas estiverem grandes e o caramelo espesso, ao ponto da colher fazer rastros definidos na panela, retire a panela do fogo e despeje o caramelo cuidadosamente sobre as pipocas. Misture as pipocas ao caramelo com um garfo e deixe esfriar um pouco, até conseguir encostar o dedo.
Unte as mãos com óleo e faça bolotas. Coloque as bolotas para esfriarem e endurecerem sobre a superfície untada. Armazene em pote bem fechado.
da Casa da Chris
Pipoca com manteiga temperada
Esquente em fogo forte 2 colheres de óleo, junte 200gr de milho de pipoca, tampe a panela e deixe a pipoca estourar, chacoalhando de vez em quando. Em outra panela derreta 50gr de manteiga e junte: 2 colheres (chá) de canela em pó, 2 colheres (chá) de cominho em pó, 2 colheres (chá) de páprica (se a família gostar de pimenta, pode usar a versão picante), 4 colheres (chá) de sal e 4 colheres (chá) de açúcar. Regue a pipoca já estourada com essa mistura e coloque tudo num saco de papel. Sacuda, sacuda e sacuda bem o saco para que a pipoca fique toda coberta com a manteiga temperada.
do Rainhas do Lar
Pipoca Picante
1 xícara (chá) de milho de pipoca Pula Pula
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
1 colher (chá) de ervas finas
1 pitada de pimenta-do-reino
1/4 xícara (chá) de queijo ralado
Em uma panela coloque a margarina/manteiga e o milho de pipoca Pula Pula. Fique mexendo sempre até começar a pipocar. Tampe a panela e abaixe o fogo. Retire do fogo e acrescente as ervas finas, a pimenta e o queijo ralado, misture muito bem.
do Mundo de Sabores
Pipoca doce com pasta de amendoim
200 g de pipoca já estourada.
1/2 xícara de manteiga
3/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de pasta de amendoim
20 marshmallows grandes
Coloque a pipoca em uma vasilha grande. Em uma panela, misture a manteiga, o açúcar mascavo e o marshmallow. Deixe em fogo baixo e vá mexendo até o marshmallow derreter. Acrescente a pasta de amendoim e misture bem. Antes de esfriar, jogue sobre a pipoca e misture tudo.
do Allrecipes
Pipoca doce com leite condensado
1 pacote de milho de pipoca (250g)
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado (500g)
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Óleo a gosto.
Em uma panela grande, adicione o óleo e estoure o milho de pipoca. Em seguida, passe a pipoca para uma vasilha grande. Reserve. Na mesma panela, coloque o açúcar e o chocolate em pó e deixe caramelizar. Apague o fogo e, rapidamente, despeje a pipoca na panela e mexa para caramelizá-la por completo. Passe a pipoca para a vasilha novamente e adicione o leite condensado e o coco ralado.
do Mais Você
Pipoca com caldo de carne
Quando for estourar a pipoca, antes de colocá-la no óleo, espere ele esquentar um pouco e então jogue um tablete de caldo de carne. Mexa até ele começar a se desfazer, então coloque a pipoca e não pare de mexer até que ela comece a estourar, senão o caldo queima! Fica muito bom se você conseguir não queimar. Também dá para fazer com caldo de galinha.
do Pipoca do Valdir
Pipoca com bacon
100 g de bacon
sal
1 xícara de milho para pipoca
Corte o bacon em cubos de ½ cm e coloque na panela juntamente com o óleo. Leve ao fogo baixo misturando levemente. Doure os cubinhos de bacon e coloque-os em papel absorvente. Reserve. Elimine parte da gordura que se formou na panela deixando o equivalente a 4 colheres de sopa. Leve ao fogo novamente e acrescente o milho. Tampe a panela. Assim que o milho começar a estourar, abra rapidamente a tampa e adicione os cubinhos de bacon frito, tampe novamente a panela e termine de estourar o milho. Salpique com sal e sirva quente.
do Muito Mais Receitas
Pipoca ao pesto de manjericão
3 xícaras (chá) de pipoca já estourada
1 xícara (chá) de manjericão
1 xícara (chá) de parmesão ralado
1/4 xícara (chá) de azeite
1 colher (chá) de sal
2 dentes de alho picados
Coloque todos os ingredientes, exceto a pipoca no liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea. Numa vasilha, junte a pipoca e misture bem. Sirva em seguida.
do Moo
Pipoca de chocolate
1 xícara de milho para pipoca de boa qualidade
6 colheres de sopa de açúcar cristal
3 colheres de achocolatado em pó de boa qualidade
Água
Misture o achocolatado com o açúcar. Coloque água suficiente para cobrir a mistura. Leve ao fogo, mexa sempre para não encaroçar. Ferva até ponto de brigadeiro mole. Estoure a pipoca. Quando terminar de estourar desligue o fogo, despeje a calda na pipoca, ambas quentes, mexa rapidamente a pipoca até cristalizar a calda. Obs: não se preocupe quando você jogar a calda e a pipoca murchar. O que faz a pipoca ficar boa é mexê-la rapidamente.
do Tudo Gostoso
Mais um: AQUI
COMO TRABALHAR COM PARLENDAS
E TEXTOS INSTRUCIONAIS PARA O
APRIMORAMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA: AQUI
Texto instrucional (ficha)
TEXTOS INSTRUCIONAIS OU PRESCRITIVOS
FUNÇÃO
O texto instrucional ou prescritivo tem a função de ensinar a fazer algo ou apenas a usar algum equipamento ou produto.
CARACTERÍSTICAS
O texto instrucional apresenta duas partes distintas: uma contém a lista dos elementos a serem utilizados; a outra desenvolve as instruções (modo de fazer), como, por exemplo, receitas de culinária.
As listas são semelhantes, em sua construção, às que usamos habitualmente para fazer compras. Apresentam substantivos acompanhados de numerais.
As instruções são iniciadas com verbos no modo imperativo (misture, junte, acrescente, etc.) ou por construções com verbos no modo infinitivo (misturar, juntar, acrescentar, etc.)
Os verbos aparecem acompanhados por advérbios ou locuções adverbiais que expressam o modo como devem ser realizadas determinadas ações (lentamente, rapidamente, devagar, vagarosamente, etc.)
As ações aparecem estruturadas, visando a um objetivo (mexa lentamente para diluir o conteúdo do pacote em água fria), ou com valor temporal final (bata o creme com as claras até que adquira uma consistência espessa).
Nesse tipo de texto, aparece com frequência o uso de palavras, como aqui, agora, neste momento, etc.
LINGUAGEM
É um texto que exige muita precisão, pois qualquer troca ou falta de um dos materiais ou ingredientes causa problemas na execução da tarefa.
Apresenta uma organização lógica. Essa ordem pode obedecer:
* a uma sequência cronológica ( um passo só pode ser feito depois de outro);
* a um agrupamento de atividades comuns;
* ao critério do nível de dificuldade (primeiro as operações mais simples, depois as mais complicadas).
Os textos instrucionais apresentam uma ordem e uma estrutura que se repete. Levam em conta os aspectos visuais para facilitar a compreensão. Nesse sentido, é preciso:
* colocar títulos e subtítulos;
* separar uma instrução da outra;
* inserir, preferencialmente, ilustrações que auxiliem no esclarecimento das instruções.
EXEMPLOS
São inúmeros os exemplos de textos instrucionais ou prescritivos:
receitas culinárias;
receitas médicas (prescrições médicas);
bula de medicamento;
manual de instrução de aparelhos e veículos;
regras de jogos;
regras de jogos;
dicas de comportamento;
etiquetas e rótulos de produtos;
(...)
OBSERVAÇÃO:
Há diversas formas sintáticas para expressar a ordem.
Modo imperativo = Digite o nome...
Infinitivo = Digitar o nome...
Orações declarativas = Deve-se digitar o nome...
Orações passivas e impessoais = Digita-se o nome...
Uso da 1ª pessoa no presente do indicativo = Digito o nome...
TEXTO INSTRUCIONAL COM INTERPRETAÇÃO
TEXTO 01
- Quando a família fala em viajar, nós logo pensamos em fazer as malas.
O que levar? Veja como preparar a bagagem para as férias.
PARA ONDE VOCÊ VAI?
Escolha roupas de acordo com o lugar pra onde vai.
Se você for passear no campo, é legal levar roupas confortáveis e algumas até meio velhas, para brincar a vontade e sujar sem medo.
Se você for passear no campo, é legal levar roupas confortáveis e algumas até meio velhas, para brincar a vontade e sujar sem medo.
Se for um lugar frio, escolha peças quentinhas (,,,).
Já se o lugar tiver piscina ou praia, não se esqueça da roupa de banho.
Como o clima é maluco, leve sempre um agasalho e algumas peças mais leves.
Já se o lugar tiver piscina ou praia, não se esqueça da roupa de banho.
Como o clima é maluco, leve sempre um agasalho e algumas peças mais leves.
Na hora de fazer a mala, nada de socar calças, tênis, sandálias e blusas.
Escolha uma mala de bom tamanho ou leve duas pequenas.
Dobre as roupas e coloque os calçados em saquinhos limpos.
Deixe por cima o que vai usar primeiro e leve mais saquinhos para guardar a roupa suja.
Escolha uma mala de bom tamanho ou leve duas pequenas.
Dobre as roupas e coloque os calçados em saquinhos limpos.
Deixe por cima o que vai usar primeiro e leve mais saquinhos para guardar a roupa suja.
Lembre-se de pegar [...] produtos de higiene pessoal.
Quando tudo estiver pronto, chame um adulto para mostrar que você é fera!
Assim, se por acaso tiver esquecido alguma coisa, sua mãe ou seu pai podem dar uma mãozinha.
Assim, se por acaso tiver esquecido alguma coisa, sua mãe ou seu pai podem dar uma mãozinha.
(RECREIO, Nª 42)
Legenda:
Ótimo leu com fluência respeitando os sinais de pontuação;
Bom leu com fluência, mas não respeitou os sinais de pontuação;
Precisa melhorar, pois engasgou em algumas palavras.
INTERPRETAÇÃO
01 - O texto “Para onde você vai?” é uma fabula, um texto instrucional, uma carta ou verbete de enciclopédia? Justifique sua resposta.
02 – Você acha que esse texto foi escrito pra adultos ou para crianças e adolescentes? Retire do texto a frase que confirme sua resposta.
03 – Ao escolher o que levar nas malas, o que é importante ter em mente? Leia as opções abaixo e marque as respostas corretas:
( ) o lugar para onde se vai: campo, praia ou cidade
( ) o meio de transporte
( ) clima frio ou quente
( ) o tipo de comida
04 – Qual sugestão que o texto dá para quem quer passar as férias no;
A) campo:
b) lugar frio:
c) lugar onde há praia ou piscina:
05 – Segundo o texto, qual a melhor maneira de se arrumar uma mala?
06- Por que é necessário levar produtos de higiene pessoal, quando se vai viajar?
07 - O texto sugere que a criança chame um adulto depois que as malas estiverem prontas. Por quê?
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 3, leia o texto abaixo.
Relógio de Sol
Você vai precisar de:
- 1 vaso
- 1 lápis
- massa de modelar
- cartolina
- cola
Como fazer:
1. Passe o lápis pelo furo do vaso e prenda-o com a massa de modelar.
2. Risque um círculo na cartolina, maior que o fundo do vaso.
3. Recorte-a e faça um furo no centro.
4. Cole o círculo no pote, passando o lápis pelo.
5. Numa manhã, ponha o relógio no Sol. De hora em hora, marque a sombra do lápis no papel. Escreva as horas dentro de cada marca.
Obs.: Nos dias seguintes, coloque o relógio no mesmo lugar e na mesma posição. Daí, veja as horas pela sombra do lápis na cartolina.
Atenção! Nunca mude o relógio de lugar ou posição.
1. Na construção deste relógio de Sol, o que funciona como ponteiro?
(A) O vaso.
(B) A sombra do lápis.
(C) A cartolina.
(D) O círculo.
2. Por que não é pedido para fazer o furo no vaso?
(A) Porque o furo não vai ser usado.
(B) Porque o vaso utilizado já era furado.
(C) Porque o lápis não precisa passar pelo furo.
(D) Porque o círculo tampou o furo do vaso.
3. Este texto serve para
(A) dar informações sobre relógio de Sol.
(B) contar a história do relógio de Sol.
(C) ensinar a fazer um relógio de Sol.
(D) vender o relógio de Sol.
Mais sugestões pipocas: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.