O letramento pleno envolve mais do que a leitura das palavras e começa bem antes do que usualmente se chama alfabetização.
É dever da escola entender como os alunos interpretam as imagens que povoam suas vidas e proporcionar a eles oportunidades variadas de leituras do mundo, com especial apreço à ética e à estética. Entram nesta categoria tanto livros com pouco texto quanto livros só de imagens. Estes últimos podem contar com ilustrações vistosas e coloridas.
O enredo de cada história é criado tanto pela própria criança quanto pelos pais e professores com ela. Ou seja, o ato de ficcionar prescinde o ato de escrever.
Os primeiros contatos da criança com os livros também têm como objetivo despertar a sensibilidade semiótica do pequeno leitor, estimulando-o a desenvolver amor e interesse pelo livro.
Toda criança, em sua essência ingênua, acredita que por aí existem monstrinhos que se escondem no armário, debaixo da cama, atrás do sofá e sempre no escuro. Quem nunca de fato pensou já ter visto um em algum momento da vida? Todos nós, de alguma maneira, já vivenciamos situações como esta.
Trata-se de uma obra fascinante por abordar temas presentes na vida de crianças de todas as idades. Construído com base no roteiro de Adriano Messias, somente com imagens, o leitor – de diferentes idades que vai de pré-leitor ao leitor avançado – pode criar e recriar a história de acordo com seu olhar. Em outras palavras, é um convite a imaginação e ao fantástico mundo dos monstros, que não são tão horripilantes assim. Há monstrengos desengonçados como o desta história, há outros que são fofos e queridos da criançada e tantos mais que fazem parte de famílias humanas por meio do coração.
É um presente ideal para crianças não alfabetizadas, que podem usufruir do forte diálogo verbo-visual para unir adultos e gerações em prol de uma boa história. Em outras palavras, a obra é focada no estimulo ao intelecto e a exploração dos sentidos imaginários de qualquer idade.
A brincadeira está não somente em descobrir os lugares óbvios nos quais um atrapalhado monstrão amarelo tenta se esconder, mas também permitir diversas versões narrativas para os desenhos, sobretudo inventadas pelas próprias crianças. Afeto, aconchego e aceitação são palavras-chaves que compõem o universo colorido de Cadê o monstro?
Gênero: livro de imagens
TCTs: cidadania e civismo (vida familiar e social)
Tópicos para orientação do professor: medo; constituições familiares; fantasia; humor; monstros
Atividades sugeridas: Livro/imagens
Jogo: 3 imagens,1história: Vídeo-aula de alfabetização - localização de palavras em lista. AQUI
CADA FICHA TEM TRÊS IMAGENS REFERENTES A UMA HISTÓRIA INFANTIL CLÁSSICA. A CRIANÇA TEM QUE ADIVINHAR QUAL É A HISTÓRIA. AQUI
Dicas para leitura de livro sem texto:
Um livro-imagem (ou livro de imagem) é justamente o que parece: um livro infantil só com imagens, sem texto escrito além daqueles que aparecem na capa, contracapa, orelha e demais paratextos. Ele pode ser narrativo ou não, e sua leitura se dá pelo encadeamento de imagens sequenciais, página a página. Mas, afinal, por que esse tipo de livro pode ser tão interessante para os pequenos de todas as idades, incluindo os bebês? Por que ler imagens é essencial na formação do leitor?
Aulas:
Os objetos tem história: AQUI
Recontando histórias com objetos e acessórios: AQUI
Contando histórias através de imagens produzidas pelas crianças: AQUI
Aprendendo a ler o mundo pela leitura de imagens: AQUI
Este plano de aula de língua portuguesa, para os primeiros anos do ensino fundamental, propõe contar histórias para desenvolver as habilidades necessárias ao reconto de lendas, contos de fadas e clássicos da literatura infantil. Sugere a escolha coletiva da história, diferentes métodos de contação e a seleção de imagens para apoiar o reconto. AQUI
Narrativa por imagens: AQUI
Lendo ilustrações: AQUI
Produzindo uma história maluca: AQUI
O pessoal do Quintal inventa uma história conforme vão aparecendo as imagens nos cartões escolhidos. AQUI
Livros infantis sem textos/Leitura de imagens no Linguagem: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.