- A história aborda de forma lúdica as letras do alfabeto possibilitando que os alunos familiarizem-se com esse conteúdo.
Na história os Pingos fazem um divertido passeio pelo alfabeto apresentando cada letra.
Ela demonstra o quanto pode ser prazeroso a inserção no mundo da leitura e escrita.
Como explorar o alfabeto
em sala de aula a partir
de atividades significativas?
Autor: Laís de Castro Agranito
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·Compreender a relação grafema-fonema;
·Realizar hipóteses de escrita;
·Explorar história literária;
·Conhecer diferentes tipos de grafias das letras do alfabeto;
·Trabalhar com jogos online que explorem as letras do alfabeto;
·Compreender a função social da escrita;
·Construir gráficos;
·Resolver situações-problema que envolvam adição e contagem;
·Organizar e interagir com colegas em grupo
Vejam tudo aqui
Obra de Mary França: O alfabeto dos pingos
Blog Ideia Criativa
Atividades variadas
As letras do alfabeto!
Planejamento para disciplina de Língua Portuguesa – 2º Ano do Ensino Fundamental I.
Disciplina: Português
Conteúdo: Reconhecimento do alfabeto
Ano de ensino: 2º ano
Tema: As letras do alfabeto!
Objetivo:
Explorar o alfabeto.
Material:
Folha, alfabetário, lápis e borracha.
Conhecimento prévio:
Para a realização dessa atividade, é necessário que os (as) alunos (as) saibam o que é o ALFABETO, o som da pronúncia das letras e o reconheçam como essencial para a composição das palavras e comunicação entre os seres humanos.
Atividade motivacional:
Converse com os alunos a respeito do alfabeto (o que é, quais são as letras, quais os sons, a importância para a leitura e escrita das palavras e a utilização enquanto meio de comunicação). Assim, você poderá verificar o conhecimento prévio da sua turma, no geral.
Encaminhamento metodológico:
Durante a conversa, organize a turma em círculo, no chão, e converse com eles sobre a construção do alfabeto, seu significado e proponha uma atividade em que possam se expressar de forma que percebam a utilização das letras em todas as palavras ditas. Nesse momento, cada criança pode voltar ao seu lugar.
Entregue uma folha sulfite para colarem no caderno com as seguintes questões:
- Escreva seu nome:
- Nome dos seus pais:
- O nome do seu professor:
- O nome da sua escola:
- O nome de um amigo:
Acompanhe nas mesas o desenvolvimento de cada criança e depois que todos terminarem a atividade, realize uma exposição oral em que cada criança irá ler o que escreveu.
Se desejar, podem-se trabalhar as vogais e as consoantes.
Para isso, conte de forma lúdica a história do alfabeto, do livro “Alfabeto dos Pingos” e/ou uma história da sua própria imaginação.
Construam um livro, sobre a história, uma maquete, confeccionem um castelo, as fadas, etc. Segue sugestão:
Para isso, conte de forma lúdica a história do alfabeto, do livro “Alfabeto dos Pingos” e/ou uma história da sua própria imaginação.
Construam um livro, sobre a história, uma maquete, confeccionem um castelo, as fadas, etc. Segue sugestão:
Autores: ELIARDO FRANÇA, MARY FRANÇA da Editora Ática.
Ou uma história criada por você, professor:
HISTÓRIA: A MAGIA DO ALFABETO
NO CASTELO ENCANTADO DA FADA ROSA MORAVAM TODAS AS LETRAS DO ALFABETO. VIVIAM FELIZES E BRINCAVAM MUITO.
UM BELO DIA, A FADA AZUL DO CASTELO DOS NÚMEROS CONVIDOU AS LETRAS PARA UMA FESTA, MAS A FADA ROSA NÃO DEIXOU ELAS IREM PORQUE IRIA CHOVER.
UM BELO DIA, A FADA AZUL DO CASTELO DOS NÚMEROS CONVIDOU AS LETRAS PARA UMA FESTA, MAS A FADA ROSA NÃO DEIXOU ELAS IREM PORQUE IRIA CHOVER.
ALGUMAS SAÍRAM ESCONDIDAS E FORAM À FESTA, E OUTRAS FICARAM (AS VOGAIS). QUANDO VOLTAVAM PARA O CASTELO, CAIU UMA TEMPESTADE COM RAIOS E TROVÕES. UM RAIO ACERTOU A LETRA H E ELA FICOU MUDA, AS OUTRAS LETRAS FICARAM MUITO ASSUSTADAS E COM MEDO.
AO CHEGAREM NO CASTELO, LEVARAM UMA BRONCA DA FADA ROSA QUE LHES DEU UM CASTIGO: NUNCA MAIS TERIAM SOM PRÓPRIO, SEMPRE TERIAM QUE TER UMA VOGAL ACOMPANHANDO-AS. E ASSIM FOI QUE SURGIRAM AS VOGAIS E AS CONSOANTES.
Avaliação:
A avaliação será realizada por meio da atividade proposta neste plano e colada no caderno, quando os cadernos forem corrigidos.
Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010
Projeto: Os pingos
Neste ano, o processo inicial de alfabetização está voltado a uma proposta mais envolvente de aprendizagem, onde todos os elementos desta ação, ou seja, alunos e professores estejam entrelaçados em torno de uma experiência mais enriquecedora e produtiva.
A escolha da turma dos PINGOS deve-se a alguns pontos:
A escolha da turma dos PINGOS deve-se a alguns pontos:
1) São personagens que carregam uma emoção e afetividade muito grande, o que envolve muito as crianças de hoje;
2) Sua coleção envolve livros de áreas do conhecimento na qual queremos focar: português, matemática e formação humana;
3) A biblioteca da Secretaria de Educação disponibiliza um acervo grandioso de livros da coleção aos alunos para enriquecer atividades desenvolvidas em sala de aula;
4) Os temas abordados nos livros fazem parte do contexto no qual as crianças estão inseridas.
QUEM SÃO OS PINGOS?
Os Pingos são uma turminha criados com carinho por dois artistas (Mary e Eliardo França), que querem ajudar às crianças a abrir a imaginação e dar vida a emoções. Cada Pingo é uma emoção! Cada um deles, com sua cor e seu jeito especial de ser, vive dentro de nós.
Eles moram num lugar de magia e fantasia.
No mundo deles, o amor e a compreensão estão sempre presentes.
Eles moram num lugar de magia e fantasia.
No mundo deles, o amor, a compreensão e a solidariedade estão sempre presentes.
Eles vão encher de alegria sua vida!
Eles moram num lugar de magia e fantasia.
No mundo deles, o amor e a compreensão estão sempre presentes.
Eles moram num lugar de magia e fantasia.
No mundo deles, o amor, a compreensão e a solidariedade estão sempre presentes.
Eles vão encher de alegria sua vida!
OBJETIVOS:
Os alunos deverão
_ identificar os personagens, seus nomes e sua “essência”;
_ refletir sobre virtudes como amor, amizade, responsabilidade;
_ refletir sobre virtudes como amor, amizade, responsabilidade;
_ iniciar o processo de alfabetização compreendendo letras, sílabas e frases trabalhadas;
_ perceber conceitos matemáticos e números.
DESENVOLVIMENTO:
1 – Incentivação:
Colar cartazes com frases de anunciação da chegada da turma na escola e colocar pedaços do corpo dos pingos para eles irem tentando adivinhar quem são.
No dia da apresentação da turma, montar um mini-palco e, utilizando um fantoche de vareta, conversar com as crianças sobre ele, etc.
Levar os pingos feitos a partir de bolas de soprar.
Confeccionar pingos de pom-pom de lã de presente para as crianças.
2 – Trabalho com os personagens:
Apresentar cada personagem, um de cada vez, para que as crianças consigam memorizar seus nomes e características:
Mostrar o personagem em bola de soprar;
Comentar sua cor e suas características;
Registrar;
Feitura de fantoche ou dedoche;
Realizar trabalho artístico com os personagens: giz de cera, colagens, pintura a dedo, pintura livre; etc.
3 – Alfabeto dos pingos:
Utilizando o livro “alfabeto dos pingos” e fichas ir apresentando as letras, realizando registros no caderno e montando um livrinho.
4 – Numerais:
Trabalhar os numerais utilizando o livro “os pingos e os números” e complementando com fichas e livro
5 – Virtudes:
Uma vez na semana realizar o momento de reflexão junto às crianças expondo sentimentos que os pingos abordam. Na finalização da aula entregar bilhetinho com desenho de pingo + frase-resumo.
- amizade;
- responsabilidade;
- paz;
- respeito;
- união;
- trabalho;
- cooperação;
- compreensão;
- paciência.
6 – Trabalho com alfabetização:
Utilizar um livro por vez, escolhendo palavras-chave para o trabalho com as sílabas.
• Nem aqui, nem ali!,
• Você sabe guardar segredo?,
• Atchim!,
• Que mistério!,
• O aniversário,
• Tesoura não é cenoura,
• A volta ao mundo,
• Que barulho é este?,
• Que bicho será?,
• Buá...buá...
• O que será?
Projeto elaborado pela Professora Priscila Mara Silva
O lúdico no processo da alfabetização:
+ A magia do alfabeto também: AQUI
AQUI
Aula:Diferentes tipos de letras: AQUI
Tema(s) principal(is): Comportamento, imaginação, sentimentos,
emoções e as cores;
Tema(s) transversal(is): Ética;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa e Arte.
AQUI
Atividade sugerida
Criar um oitavo Pingo;
Criar uma pequena história com um dos Pingos;
Escolher um dos Pingos de que mais gostou;
Fazer perguntas para esse Pingo.
AQUI
Tema(s) principal(is): Comportamento, imaginação, sentimentos,
emoções e as cores;
Tema(s) transversal(is): Ética;
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa e Arte.
O livro A história dos Pingos conta como foi o processo de criação dos sete encantadores personagens: Pingo-de-Fogo, Pingo-de-Ouro, Pingo-de-Sol, Pingo-de-Mar, Pingo-de-Céu, Pingo-de-Flor e Pingo-de-Lua – e como é cada um deles, sua forma e sua personalidade.
Os Pingos são sete gotas iguaizinhas?
Quase iguais!
Embora tenham a mesma forma, cada uma tem a sua cor. Se a cor era a principal diferença entre eles, era preciso estudar as cores.
O estudo das cores deixou muito clara a relação da cor com a emoção, com o sentimento, com os traços de personalidade.
Depois disso, os personagens ganharam nomes.
Ganharam também muitos leitores – leitores de todas as idades que se descobrem nas cores dos pingos!
AQUI
Atividade sugerida
Criar um oitavo Pingo;
Criar uma pequena história com um dos Pingos;
Escolher um dos Pingos de que mais gostou;
Fazer perguntas para esse Pingo.
Link para essa postagem
Adorei se blog e copiei o livro alfabeto
ResponderExcluir