BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, março 30, 2025

Quatro galinhas em alto - mar>PNLD Literário>Estímulos poéticos>30/03/2025

 
Caio Riter/Ana Matsusaki

Uma, duas, três, quatro galinhas irmãs receberam convite para uma festa. 
O aniversário, porém, era em alto-mar, e galinha é bicho que não sabe nadar. 
Assim, querido leitor, se você se fantasia, se gosta de história contada em forma de poesia, se gosta de bichos e de confusão, ora essa!
 Leia este livro e saiba como as galinhas foram à festa. Terão aprendido a nadar? 
Encontraram algum barco no mar? 
Usaram boia ou colete salva-vidas? 
Cantaram “parabéns, nesta data querida”? E se ao aniversário as galinhas você fosse levar, que estratégias iria usar?

Temas: Família, amigos e escola; O mundo natural e social; Diversão e aventura.
Sobre a obra: 
Quatro galinhas recebem um convite de seu amigo, o Albatroz, para a sua festa de aniversário. Animadíssimas, elas começam a se preparar para ir à festa quando se lembram que a comemoração será em alto-mar. 
As galinhas quase desanimam, mas vão encontrando soluções para os vários problemas que surgem, ameaçando-as de não chegar a seu destino, até que finalmente, com muita perseverança, conseguem chegar à festa. 
O texto, inteligente e divertido, é todo escrito em rimas que contam a saga das quatro galinhas para comparecerem ao seu compromisso.
Para as crianças que estão iniciando seu processo de alfabetização, os textos com rimas proporcionam um exercício especialmente importante, tanto no que diz respeito à construção de significados a partir da associação de palavras, como pela musicalidade e pelo exercício de reconhecimento de palavras que se combinam a partir do mesmo som, no texto.
A qualidade literária de Quatro galinhas em alto-mar vai além das rimas surpreendentes e inusitadas: o texto é muito bem construído, com uma narrativa envolvente que explora o clássico recurso de que “quando tudo parece resolvido, surge um problema...”. 
Portanto, o texto tem uma característica de recursividade que lembra um jogo de percurso, no qual desafios são enfrentados e às vezes é preciso parar para descansar e pensar um pouquinho no que fazer para poder seguir em frente e chegar ao final.
O texto também destaca as vozes dos personagens por meio das aspas, característica do chamado discurso direto, aquele em que as próprias personagens se expressam no texto narrativo – aspecto que também pode ser trabalhado com as crianças neste momento de sua escolaridade.
Manual do professor: AQUI
+Sobre a obra e atividades: AQUI,  AQUI
Mimo literário: AQUI
+ Caio Riter: AQUI
Gênero poesia: AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios