Giovanna Mazetto/Victor Tavares
José Guilherme Rodolfo Lima Bravo, mais conhecido como ZéGui, era um menino tecnológico, como quase todos da nossa época. Ele só saía de casa com seu tablet na mão. Enquanto as pessoas descobriam coisas incríveis pela janela do carro, ônibus, avião, e compartilhavam suas descobertas, ele só enxergava sua telinha individual. Até que percebeu que a vida – real ou imaginária – é mais interessante quando olhamos ao redor, ou para dentro de nós mesmos.
Gênero: conto
Cidadania e civismo (direitos da criança e do adolescente; educação e direitos humanos; vida familiar e social); ciência e tecnologia; meio ambiente (educação para o consumo); saúde.
Tópicos para orientação do professor: animais; cidadania; conflitos da adolescência; constituições familiares; construções de identidade; direitos da criança; games; percepção corporal; relações sociais; tecnologias.
O leitor em processo é aquele que já possui domínios relativos à leitura em termos de mecanismo, estrutura e sentido. Conteúdo e forma devem sempre estar presentes para aguçarem o interesse do leitor em conhecer o mundo.
O pensamento lógico já se mostra mais organizado e as operações mentais começam a ficar mais complexas. O espanto e o maravilhamento são boas estratégias nesta fase, e o enredo já se torna mais significativo e marcante.
Por isso, contos de aventura e humor, fábulas, lendas e poesias ampliam as possibilidades de encontro com o livro. O mundo vai se tornando maior, e, nesse abrir de janelas, a literatura tem uma participação fundamental!
Nosso protagonista, chamado Zé Gui adora o mundo quadrado tecnológico. Em todo lugar lá está ele grudado no tablet. No carro da mamãe, no caminho da escola, enquanto sua irmã aprecia o cotidiano pela janela ,ele está firme no seu mundo digital. Com sua amigas, sua irmã conta o que viu e o que sua imaginação inventa durante o percurso. Zé Gui acha que sua irmã está contando lorota. Saindo com seu pai, acontece a mesma coisa. O pai aproveita o tempo de percurso no taxi e assim tem assunto de sobra. Zé Gui só vê seu mundo quadrado! Até com sua avó, no avião, ele perde a oportunidade de ver uma nave espacial.
Somente quando sai de bicicleta com seu cão Bonifácio é que percebe a vida real no seu entorno.
Desde então Zé Gui entendeu que pode conciliar os dois: Mundo real e virtual.
Acompanhamos a jornada de Zé Gui um apaixonado pelas suas telas mágicas, dispositivos eletrônicos que o transportavam para mundos diferentes.
Esta é uma história que celebra a importância de encontrar um equilíbrio entre o mundo digital e o mundo real. Olhar além das telas e descobrir as maravilhas que aguardam do lado de fora de suas janelas, incentivando a conexão com a natureza e com as experiências do mundo real.
É uma jornada mágica que ensina que a vida é cheia de aventuras, tanto no mundo digital quanto no mundo real.
Vamos fazer uma lista de coisas legais para fazer ao invés de ficar só na frente de uma tela?
Uso de tecnologia na infância
A geração alpha nasceu junto com a explosão tecnológica mundial e as crianças dessa geração são até chamadas de “nativas digitais”, por serem bastante familiarizadas com aparelhos tecnológicos, como tablets, videogames, celulares e televisão.
Com as novas tecnologias, a possibilidade de criação de plataformas interativas se tornou real – jogos, vídeos, imagens e personagens animados são capazes de ampliar as capacidades visuais, espaciais de memória e atenção dos pequenos.
Isso significa que o uso direcionado e supervisionado do digital pode ser muito benéfico na infância.
Uma dica para que a utilização desses aparelhos seja plenamente positivo é dosar o tempo de uso, os conteúdos acessados e equilibrar o digital com atividades como brincadeiras ao ar livre e esportes. Continua: AQUI
Vídeos para entreter seus filhos com histórias divertidas para crianças e bebês! Os Mambous é uma série educativa que traz os personagens Tuca, Porongo e Onofre em diversos temas do universo infantil ;) AQUI
A Música da Tecnologia vai grudar na sua cabeça! Compartilhe com os amigos e vamos cantar juntos. AQUI A menina da cabeça quadrada: AQUI A fabulosa máquina de amigos: AQUI Gênero ficção científica: AQUI A batalha dos gêneros textuais: AQUI É tudo invenção/Para exercitar a mente e produzir textos: AQUI Produção de textos/Dinâmicas: AQUI Produção de textos/Poesias: AQUI Produção de textos/Visual: AQUI
Tema que sacode a atualidade kk. Pais e mães preocupados com o uso abusivo das telinhas e que precisam atentar para os limites de uso. Você foi muito feliz nos exemplos de uso da tecnologia por nossas crianças de forma inofensiva e saudável. Um abraço.
ResponderExcluirObrigada amiga!
Excluir