Sophie Blackall/Gilda de Aquino
Em um dia como outro qualquer, é hora de pular da cama para acordar o papai, a mamãe e novamente o papai.
Mas aconteceu algo diferente naquela manhã:
“Precisamos contar uma novidade: um novo bebê está para chegar”, disseram mamãe e papai ao pequeno protagonista de "A árvore de bebês".
Mas de onde vêm os bebês?
Onde é que vamos pegar esse tal bebê?
Para resolver essa dúvida, o irmão mais velho pergunta à amiga, à professora, ao carteiro e ao vovô – e todos têm boas respostas!
No fim, ele junta os pontos e tem uma conversa sincera com os pais.
As lindas ilustrações dão vida e colorido a essa rotina e a essa descoberta!
O livro A árvore de bebês coloca em evidência o protagonismo infantil, ao registrar sentimentos e emoções do pequeno protagonista diante de tamanha novidade.
O leitor é conduzido pela narrativa através das ideias e ações do menino, que questiona, de forma deliciosamente lúdica, aquela que é uma das perguntas mais comuns entre as crianças.
Na sala de aula ou em casa :
A depender da idade da criança, a resposta a essa pergunta universal pode e deve ser diferente.
O livro traz um pequeno apêndice, em que dá dicas aos adultos sobre como responder às dúvidas mais comuns dos pequenos.
Mas, para além da resposta, o que é bacana nesse livro são as possibilidades de as crianças perguntarem e inventarem suas próprias respostas.
Se, para a amiga mais velha do narrador, os bebês brotam em árvore, o que pensam as crianças em sala de aula?
Será que algum deles arrisca uma hipótese?
Que árvore seria essa e quantos bebês caberiam nela?
O que os adultos já disseram às crianças sobre o nascimento dos bebês?
Quais foram as teorias que os pais leitores ouviram na infância e que poderiam compartilhar com seus pequenos? Fonte
Ouvindo: AQUI
A árvore de mim
Nossa autoconsciência é importante, pois nos ajuda a expressar nossas preferências, compartilhar como nos sentimos e entender quais são nossos pontos fortes e limitações. Ao entender quem somos, de onde viemos e como aspiramos ser, as crianças são capazes de entender onde elas pertencem no mundo. Um sentimento de pertencimento dá significado e propósito às nossas vidas e impacta nossa conexão com os outros, a natureza e Deus. Tudo aqui
Literatura Afetiva/Acolhimento:
Literatura infantil afetiva é aquela que fortalece vínculos, ajuda crianças a explorar e nomear emoções (medo, alegria, tristeza), desenvolve empatia, constrói memórias afetivas e transmite valores através de histórias que conectam com suas experiências, promovendo bem-estar emocional e desenvolvimento socioafetivo, com exemplos como livros sobre sentimentos, diversidade e memória familiar.
Principais características e benefícios: Vínculo e Aconchego: O ato de ler junto cria proximidade física, segurança e um canal de afeto entre adulto e criança, fortalecendo laços.
- Reconhecimento de Emoções: Histórias com personagens que sentem medo, raiva ou alegria ajudam a criança a entender e lidar com seus próprios sentimentos, construindo repertório emocional.
- Desenvolvimento Socioafetivo: Incentiva a empatia, o respeito, a cooperação e a identificação com diferentes perspectivas e culturas, como visto em obras sobre diversidade.
- Memória Afetiva: A repetição de histórias, personagens e momentos de leitura cria memórias duradouras e reconfortantes.
- Exploração de Temas: Aborda temas como autoestima ("O Patinho Feio"), pertencimento, diversidade cultural (literatura afro-afetiva) e a relação com a comida e a família.
- Como ela atua: A literatura afetiva serve como um recurso pedagógico poderoso que, por meio de narrativas envolventes e personagens identificáveis, torna as emoções e experiências mais acessíveis, auxiliando na construção da personalidade e no bem-estar geral da criança. Fonte: Google
Orientação sexual/Reprodução: AQUI
Árvore genealógica: AQUI
Quanto bumbum: AQUI
Coisa boa: AQUI
Link para essa postagem





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.