O Gato não comeu minha língua. André falava normalmente em casa, mas quando chegava na escola a ansiedade não lhe permitia falar e nenhuma palavra saia de sua boca. Vamos ver o que ele fez para superar o seu medo e se tornar um menino muito corajoso. Um livro sobre Mutismo Seletivo.
Mutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade que pode acometer crianças de todas as idades, podendo chegar à adolescência e fase adulta, caso não seja tratado de forma correta. A principal característica é o aumento exagerado da ansiedade, que faz com que a criança não consiga falar em alguns locais, como na escola, em restaurantes, parques e festas, em algumas situações e com determinadas pessoas, principalmente as que não são do seu círculo familiar. Essas crianças compreendem a linguagem e conseguem se comunicar com total normalidade em casa ou em meio ao círculo familiar mais íntimo, como pais e irmãos, ou quando se sentem seguras.
Para muitas pessoas, parece que a criança está querendo chamar a atenção, ou não fala por falta de educação, birra ou pirraça. Mas o que na realidade acontece é o desenvolvimento de uma ansiedade e vergonha tão grandes, que elas simplesmente não conseguem falar.
Normalmente, elas apresentam dificuldade de olhar nos olhos, sorrir, se expressar em público, ir ao banheiro e comer na escola. Essas crianças se sentem como se estivessem sendo observadas com frequência e, por isso, ficam paralisadas como estátuas cada vez que se sentem avaliadas.
Existem várias pesquisas diferentes que mostram que o MS acontece entre 0,5 a 0,8% das crianças. É muito complexo chegar a um valor correto da incidência de MS porque os profissionais e a escola muitas vezes desconhecem o distúrbio e não contabilizam muitos dos casos para tais estatísticas. Fonte O que fazer antes do início das aulas: AQUI
A língua que o gato não comeu/Élida Souza/Allan di lucca
O livro: A língua que o gato Não comeu conta a história do Romeu que é uma criança linda, inteligente, amorosa e amada, mas que no dia a dia nem sempre consegue demonstrar o que pensa e o que sente. Porque será que as vezes a criança não consegue falar?
Eu já estive no seu lugar e sei como dói ver um pequeno querer se comunicar e travar!
Sentimentos de culpa, proteção, dúvidas e até desespero passaram no meu coração, mas saiba que com muita tranquilidade e apoio podemos facilitar esse processo de desenvolvimento na comunicação infantil. Fonte
A menina que esquecia de levar a fala na escola: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.