A lenda do girassol
A importância do girassol
Para produzir biodiesel são apontadas, atualmente, várias oleaginosas. Dentre elas, o girassol tem posição de destaque, por apresentar teores de 40 a 54% de óleo vegetal. No caso da soja, esse percentual gira em torno de 20%.
Além disso, a planta possui boas características agronômicas e facilidade de adaptação territorial.
O cultivo de girassol é interessante por poder associar outras atividades, como a criação de abelhas para elaboração de mel, que chega a produzir 20 a 30 Kg por colmeia.
Isso amplia o rendimento em 30%.
A planta também pode ser incorporada ao solo atuando como adubo, promovendo menor incidência de pragas, doenças e ervas daninhas.
Fonte de energia no campo
O girassol é a quarta oleaginosa mais consumida no mundo, depois da soja, da palma e da canola. As sementes apresentam, em média, 40% de óleo, havendo híbridos que produzem quantidades superiores a 50%. É no girassol que encontramos um dos óleos vegetais de melhor qualidade nutricional. Este óleo também vem sendo indicado para a produção de biocombustíveis – aqueles produzidos a partir de fontes renováveis de energia, como as plantas. Os biocombustíveis apresentam-se como alternativas aos chamados combustíveis fósseis, como a gasolina e o óleo diesel – derivados do petróleo, fonte esgotável de energia. Continua: AQUI
Por que o girassol acompanha o sol?
O fenômeno responsável por esse movimento é o heliotropismo, que só ocorre na fase de crescimento da planta – ao florescer, ela não se mexe mais. O movimento ocorre porque o lado que não recebe luz cresce mais rápido do que o lado iluminado, inclinando o caule para a fonte de luz. Além disso, uma espécie de relógio interno faz com que o girassol se volte para leste durante a noite. Assim, ele já “espera” o Sol nascer inclinado para o lado certo. Segundo a botânica Heike Hofmann, da Universidade de Zurique, o movimento da haste e das folhas acompanhando a luz solar serve para facilitar a fotossíntese e acumular energia necessária para o desenvolvimento das sementes. Para Rolf Rutishauser, também da Universidade de Zurique, a orientação solar também atrairia, por causa do calor, insetos polinizadores, indispensáveis para a reprodução da espécie.
Aula:Vamos plantar girassol?
- Pesquisar sobre o girassol: sua história, importância e utilidade.
- Conhecer a forma de nascimento do girassol.
- Observar os processos de crescimento do girassol.
- Conhecer sobre os modos de preparo da terra para o plantio.
- Realizar tentativa de escrita.
- Conhecer, ler e interpretar o gênero textual: poesia.
- Fazer relação numeral/quantidade.
Conhecer mais o girassol e saber por que ele gira com a luz do Sol, assim como sua importância como biodiesel. AQUI
Girassol com digitais
O objetivo desta atividade educativa é permitir que as crianças em idade pré-escolar manipulem e explorem diferentes materiais como tinta guache, cola colorida e outros. Este material também auxilia no desenvolvimento de habilidades como a coordenação motora fina, o tato, a percepção visual, a imaginação e a criatividade. Pais e professores podem utilizar esta atividade durante todo o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais divertido e estimulante.
Hora da história: AQUI
O girassol solitário
Gigi
O girassol/Vinicius de Moraes
Continua: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.