A canção como prática social e meio de comunicação e reflexão
Você tem fome de quê?
Refletindo com a música Comida/Titãs
Na letra da música, o grupo Titãs destaca que é necessário mais que suprir as necessidades básicas dos indivíduos. Todos devem ser tratados como cidadãos.
Seção 2
Objetivo Geral Esta seção tem como objetivo geral desenvolver no aluno a capacidade de compreender um texto nas entrelinhas,tornando-o apto a opinar acerca do contexto da canção “Comida” do grupo Titãs.
Objetivos específicos: Tornar o aluno apto a compreender variados tipos de canções;
Permitir ao aluno interpretar a canção inferindo ao seu real sentido.
Oportunizar o aluno para que, através da música, possa conhecer melhor sobre as questões sociais de nosso país.
Observação: Esta proposta didática também contempla a canção de Luan Santana,"Amar não é pecado". Família/Titãs. Cazuza,Rap.
Interpretando/Cantando
Atividade tempero e arte
Alimentação saudável/obesidade
“Não basta saber ler que Eva viu a uva.
É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social,
quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
(Paulo Freire)
É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social,
quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
(Paulo Freire)
Você lê o que canta?
AQUI
Este projeto tem como objetivo explorar
as funções do “cantar”, entendendo-o
como algo que ultrapassa o só
reproduzir o som.
Espera-se que a
leitura seja muito mais fácil do que se
julga e que unir essas duas práticas (ler
e cantar), além de uma atividade
prazerosa, possa trazer benefícios para
todos os alunos.
Pretende-se facilitar a
escrita a partir da leitura das letras de
músicas diversas.
E já que a prática
desta leitura com significado leva todos
a um questionamento, por exemplo,
sobre o que ler, para que ler e o quanto
ler, a escola passa a ter um papel
importantíssimo na descoberta destas
respostas, uma vez que se sabe que o
meio interfere na determinação do
leitor.
É exatamente neste contexto
que a escola, o professor e o gênero
música serão o diferencial para que o
letramento de fato aconteça.
Trabalhar com as ideologias existentes por trás
das letras de músicas, conhecer o
contexto social das músicas, provocará
nos alunos a busca por novas
informações a respeito das mesmas,
resultando assim, numa leitura que
provocaria novas leituras.
Dentre os
teóricos estudados, destacamos, para
a realização deste trabalho, os estudos
de Schneuwly e Dolz (2004), no que
tange a noção de gêneros textuais, e
Kleiman (2008) para o tratamento da
noção de leitura e de letramento.
Obs: São várias músicas que possibilitam reflexões e intervenções pedagógicas,discussão sobre mudança social/o papel da sociedade,etc
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.