BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, setembro 10, 2019

A canção como prática social e meio de comunicação>Música comida>10/09/2019


A canção como prática social e meio de comunicação e reflexão
Você tem fome de quê?
Refletindo  com a música Comida/Titãs
Na letra da música, o grupo Titãs destaca que é necessário mais que suprir as necessidades básicas dos indivíduos. Todos devem ser tratados como cidadãos. 
Seção 2
Objetivo Geral Esta seção tem como objetivo geral desenvolver no aluno a capacidade de compreender um texto nas entrelinhas,tornando-o apto a opinar acerca do contexto da canção “Comida” do grupo Titãs. 
Objetivos específicos: Tornar o aluno apto a compreender variados tipos de canções; 
Permitir ao aluno interpretar a canção inferindo ao seu real sentido. 
Oportunizar o aluno para que, através da música, possa conhecer melhor sobre as questões sociais de nosso país. 
Observação: Esta proposta didática também contempla a  canção de Luan Santana,"Amar não é pecado".  Família/Titãs. Cazuza,Rap.
Interpretando/Cantando
Atividade tempero e arte
Alimentação saudável/obesidade


Música cidadão com atividades
AQUI

“Não basta saber ler que Eva viu a uva. 
É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, 
quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” 
(Paulo Freire)

Você lê o que canta?
Este projeto tem como objetivo explorar as funções do “cantar”, entendendo-o como algo que ultrapassa o só reproduzir o som. 
Espera-se que a leitura seja muito mais fácil do que se julga e que unir essas duas práticas (ler e cantar), além de uma atividade prazerosa, possa trazer benefícios para todos os alunos. 
Pretende-se facilitar a escrita a partir da leitura das letras de músicas diversas. 
E já que a prática desta leitura com significado leva todos a um questionamento, por exemplo, sobre o que ler, para que  ler e o quanto ler, a escola passa a ter um papel importantíssimo na descoberta destas respostas, uma vez que se sabe que o meio interfere na determinação do leitor. 
É exatamente neste contexto que a escola, o professor e o gênero música serão o diferencial para que o letramento de fato aconteça. 
Trabalhar com as ideologias existentes por trás das letras de músicas, conhecer o contexto social das músicas, provocará nos alunos a busca por novas informações a respeito das mesmas, resultando assim, numa leitura que provocaria novas leituras. 
Dentre os teóricos estudados, destacamos, para a realização deste trabalho, os estudos de Schneuwly e Dolz (2004), no que tange a noção de gêneros textuais, e Kleiman (2008) para o tratamento da noção de leitura e de letramento.
Obs: São várias músicas que possibilitam reflexões e intervenções pedagógicas,discussão sobre mudança social/o papel da sociedade,etc

AQUI
A música "Comida", dos Titãs, traz uma perfeita definição da necessidade de todos nós, brasileiros. Ontem, hoje, sempre. AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios