Coleção Pequenas Lições
Editora Soler
Veja o livro ilustrado aqui
O que é o amor?
Numa sala de aula haviam várias crianças. Quando uma delas perguntou à professora:
- Professora, o que é o amor?
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.
Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.
Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.
As crianças saíram apressadas e ao voltarem a professora disse:
- Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.
A primeira criança disse:
- Eu trouxe esta flor, não é linda?
A segunda criança falou:
- Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção.
A terceira criança completou:
- Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?
E assim as crianças foram se colocando. Terminada a exposição a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo.
Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido. A professora se dirigiu a ela e perguntou:
- Meu bem, porque você nada trouxe?
E a criança timidamente respondeu:
- Desculpe professora. Vi a flor e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la.
Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho.
Portanto professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe?
A professora agradeceu a criança e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração e não em nada físico".
Nós , homens e mulheres somos como aquelas crianças temos que levar vantagem em tudo , não importa a dor que ou a quem causamos , sejam nos negócios , no super mercado , com um vizinho , no trânsito ,
buscamos sempre a nota máxima da esperteza e da .... "EU FIZ , EU ACONTECI , EU , EU , EU...." .
Lembre-se que Deus lhe deu o mais puro dos sentimentos e o mais nobre de todos os dons , tire a nota máxima na escola da vida , aos olhos dEle . Jesus um dia falou ... "em verdade vos digo que quem não receber o reino de Deus como criança , de maneira nenhuma entrará nele" (Mc 10:15)
Valores determinam nossas decisões e posturas em relação à vida
"Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas idéias e a nobreza dos seus ideais."
Charles Chaplin
A expressão visual: lendo “História de Amor”,
Autor: Daniela Braga de Paula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■analisar a obra “História de Amor”;
■interpretar as imagens da obra.
■produzir, de maneira coesa e coerente, texto semelhante à obra analisada.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Os alunos deverão ter conhecimento em estrutura da narrativa: personagens, espaço, tempo, enredo, narrador.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1
Inicialmente, o professor deverá organizar a sala em um grande círculo.
Feito isso, ele deverá dizer aos alunos que eles farão a leitura de um livro chamado "História de amor".
Em seguida, ele deverá projetar todo o livro para que os alunos leiam:
Professor, você encontrará o livro completo no seguinte endereço:http://www.bookess.com/read/2961-historia-de-amor / .
Basta digitar "História de Amor" no campo "Faça uma busca":
O professor deverá mostrar slide por slide das imagens sem dizer nada.
Ao final os alunos estranharão o fato de não ter palavras no texto.
O professor então deverá dizer que é possível fazer a leitura do livro pelas imagens.
Ele deverá organizar os alunos em duplas.
Cada dupla deverá escrever, de maneira resumida, o que é mostrado em cada uma das imagens. Para fazer a correção, o professor mostrará as imagens novamente e solicitará as duplas que leiam o que escreveram.
Assim, o professor construirá uma história coletiva com toda a classe.
ATIVIDADE 2
O professor deverá mostrar aos alunos o vídeo do livro "História de Amor".
AQUI ou AQUI
Depois de assistirem ao vídeo, o professor fará uma análise mais profunda da história por meio de perguntas que serão sorteadas entre os alunos.
O professor poderá colocá-las em uma caixinha que será passada entre a turma.
Uma música será colocada e o professor a pausará em algum momento.
O/a aluno/a que estiver com a caixinha em mãos retira uma pergunta e a responde.
Sugestões de perguntas:
1.Podemos afirmar que, no início da história, os dois lápis estavam felizes e apaixonados.
Dê exemplos que justifiquem essa afirmação.
2.Quais cores são utilizadas no momento inicial da história?
3.Quem são as personagens principais da história? É possível supor o sexo delas? Justifique.
4.Em um momento da história uma nova personagem aparece. Quem é ela?
5.O que o aparecimento dessa nova personagem significa para a história?
6.Podemos afirmar que no desenrolar da história a personagem lápis vermelho vive momentos difíceis. Como isso é mostrado durante a narrativa?
7.Depois de sair com o lápis amarelo, o lápis azul retorna para casa. Como ele se sente?
8.Em sua opinião por que o lápis vermelho sentiu-se abandonado?
9.Para você, qual é o significado da última ilustração que mostra o mar azul e vermelho?
10.Justifique o título da história.
ATIVIDADE 3
Nesta atividade, os alunos escreverão uma outra versão para a história.
Para isso, é importante que o professor relembre a história com a turma.
Ele deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem do livro:
Em duplas os alunos deverão dar continuidade a história (diferente da original) a partir do momento em que o lápis amarelo aparece.
Eles deverão fazer cinco desenhos até finalizar a história.
Os desenhos poderão compor um livro e ficar na biblioteca da escola.
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante as atividades.
É importante observar a coerência nas produções textuais e o desenvolvimento da história produzida (situação inicial, conflito, desfecho)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27320
Fábula:O leão apaixonado
Um Leão pediu a filha de um lenhador em casamento.
O pai, contrariado por não poder negar, já que o temia, viu também na ocasião, um excelente modo de livrar-se de vez daquele incômodo.
Ele disse que concordaria em tê-lo como genro, mas com uma condição;
Este deveria deixar-lhe arrancar suas unhas e dentes, pois sua filha tinha muito medo dessas coisas.
Feliz da vida o Leão concordou.
Feito isso, ele tornou a fazer seu pedido, mas o lenhador, que já não mais o temia, pegou um cajado e expulsou-o de sua casa.
Assim, vencido, ele retornou à floresta.
Autor: Esopo
Moral da História:
I) O amor é capaz de amansar a mais selvagem criatura.
II) Todos os problemas, quando examinados de perto, acabam por revelar sua solução.
Moral da história para sua vida prática
Para resolver um problema, primeiramente, busque a maior quantidade possível de informações para ter certeza do que está acontecendo e, só então, o enfrente, de forma conveniente.
Nunca confie demais, principalmente se tiver de deixar suas convicções e defesas próprias em segundo plano.
Analise bem a situação antes, para que você não se arrependa depois.
Seja flexível, mas com um pouco de cuidado e quando for realmente possível agir assim.
Analise adequadamente os fatos para não se deixar prejudicar em virtude de sua flexibilidade
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/fabula25a.htm
Análise da fábula
A fábula "O leão apaixonado" utiliza-se da figura do leão para apresentar as consequências de um amor impossível.
Quando alguém deixa de lado seu lado racional ao apaixonar-se, entregando-se. Além de perder sua identidade, torna-se submisso.
Organização geral (construção composicional)
Tempo e espaço não definidos;
Narrativa curta, apresenta os elementos básicos da narrativa;
Título chamativo .
Encerra em si uma linguagem simples, pois dirige-se ao povo;
Personagens são animais que apresentam comportamento humano;
Apesar de tratar-se de uma narrativa é perpassada por certa argumentatividade;
Situação problemática, um acontecimento com uma situação de conflito.
Narrado em 3ª pessoa.
Marcas lingüístico-enunciativas
Nas fábulas de Esopo a indicação de tempo e espaço é vaga e imprecisa para que o ensinamento proposto torne-se atemporal e universal:
Certa vez; depois.
A fábula "O leão apaixonado" é uma narrativa curta com o predomínio do discurso indireto.
O discurso direto aparece apenas na fala do lenhador que após falar ao leão que não o queria como genro, percebeu "o perigo" e simulando respeito e obediência "meu senhor" finge que concorda com o casamento e impõe algumas condições "se o senhor quer casar com minha filha, vai ter que arrancar os dentes e cortar as garras."
A adjetivação tem papel fundamental para a construção de sentido do texto, pois além de caracterizar os personagens, determinam o conflito e o desfecho da narrativa.
Nas construções marido perigoso, garras compridas, leão apaixonado, leão manso e desarmado percebe-se as mudanças ocorridas, ao apaixonar-se passa de um extremo a outro: de perigoso a manso (inofensivo).
E o lenhador, da condição de inferior, porém "esperto" e conhecedor da fraqueza do leão, passa a dominar a situação "pegou um pau e tocou o leão para fora de sua casa."
O substantivo dentões traz implícito o adjetivo "grandes", sugere que são "muito grandes", escolha lexical que enfatiza a superioridade.
Segundo Brandão, o mundo narrado é marcado pelo pretérito perfeito denotando um distanciamento do narrador em relação ao que é contado apaixonou, irritou, fingiu, voltou, pediu, tocou.
O mundo comentado indica uma relação de proximidade com o que se diz e é marcado no texto pelo verbos no presente É - tem e pelo discurso direto.
O operadores argumentativos estabelecem relações de sentidos imprescindíveis à compreensão do texto. No trecho "... disse ao leão que era muita honra, mas muito obrigado, não queria.", a conjunção mas introduz uma idéia de contradição em relação à oração anterior e usado com o verbo no pret. Imperfeito, o efeito de sentido obtido foi o de recusar polidamente o pedido do leão, visto que o lenhador dirigia-se a um ser que naquele momento lhe oferecia perigo.
Em "mas que dentões o senhor tem!" o mas é utilizado para dar ênfase , realçar.
A mesma conjunção mas aparece novamente em "Mas o lenhador, que já não sentia medo daquele leão manso e desarmado, pegou um pau..." apresentando também idéia de oposição, porém de maneira implícita, pois refere-se à reação que o lenhador teve diante de um ser manso e desarmado, relacionando essa idéia de contradição ao período anterior.
O operador argumentativo se na oração "se o senhor quer casar com minha filha", estabelece uma condição que é o fator determinante do conflito da narrativa.
E, para convencer o leão da necessidade "de arrancar os dentes e cortar as garras", argumenta: "Qualquer moça ia ficar com medo."
No início da fábula, a presença dos artigos indefinidos em um leão- um lenhador dá idéia de " qualquer um , desconhecido". Porém logo na seqüência faz uso do artigo definido o para referir-se aos mesmos personagens, identificando- os como aqueles já mencionados e não outros.
As fábulas são textos figurativos em que as personagens (animais) representam tipos humanos da sociedade.
É utilizada a linguagem conotativa com a presença de figuras de linguagem (pedir a mão dela em casamento) como sugere o próprio título, a personificação do leão com uma característica humana leão apaixonado.
Abordagem em sala de aula
É necessário que o professor utilize estratégias apropriadas antes da leitura como: ativar o conhecimento prévio do aluno, estabelecer previsões sobre o texto, promover as perguntas dos alunos sobre o texto, tornando o trabalho de leitura significativo.
É importante também que se proceda à discussão sobre os elementos lingüísticos presentes no texto e suas funções no estabelecimento de sentido do mesmo.
Após a compreensão da função dos elementos lingüísticos, é necessário que ocorra uma discussão sobre o entendimento da temática da fábula, levantando questões com base nas reflexões realizadas.
A abordagem aqui proposta apresenta-se como sugestão de trabalho a ser adaptado, reformulado, ampliado, enfim redimensionado, de acordo com a situação de uso.
As sugestões de atividades, procuram integrar as práticas pedagógicas de leitura, de análise lingüística e de produção textual, englobam aspectos referentes à produção; ao tema; ao arranjo composicional e às marcas de linguagem.
O professor deve se aprofundar no gênero discursivo em foco, na sala de aula, propiciando aos alunos o contato com várias fábulas para que eles possam perceber as características e recorrências do gênero, caracterizando o trabalho como uma seqüência didática chegando à produção textual.
Questões sobre o texto
1. Antes de ler a fábula, o que o título "O leão apaixonado " sugere?
2. Qual a situação conflito apresentada pelo autor?
3. Quando contamos oralmente para alguém um fato que aconteceu utilizamos,geralmente, o discurso indireto. Só usamos o discurso direto quando queremos enfatizar a fala da personagem.Qual é o estilo usado por Esopo na fábula lida?
De quem é a voz apresentada no discurso direto?
4. Na fábula, as expressões que indicam tempo e lugar são vagas e imprecisas para que o ensinamento sirva para qualquer época.
Quais as expressões que indicam tempo e lugar no texto?
5. Que tipo de relação existe na frase abaixo, na palavra grifada:
"... disse ao leão que era muita honra, mas muito obrigado, não queria."
( ) adição de idéias
( ) contradição
6. Qual é o sentido das palavras em destaque:
" Se o senhor quer casar com minha filha, vai ter que arrancar os dentes e cortar as garras."
7. "Qualquer moça" - a palavra qualquer tem uma função na frase. Qual?
8. A locução verbal "vai ter" estabelece:
( ) uma possibilidade
( ) uma ordem
( ) uma condição
9. O que o aumentativo "dentões" sugere?
10. "leão manso e desarmado" - são características próprias do leão? Por que ele estava assim?
11. O que aconteceria se o leão não concordasse com as condições impostas pelo pai da moça? Por que ele concordou sem questionar?
12. Qual figura de linguagem aparece na expressão "foi pedir a mão dela em casamento."
13. O que representa o pronome de tratamento "senhor" na fala do lenhador?
14. Que sentido tem o verbo "correndo" em "foi correndo fazer o que o outro tinha mandado..."
15. Por que no primeiro período da fábula os personagens aparecem precedidos por um artigo indefinido (um) "um leão e um lenhador" e no 2° período, são apresentados pelo artigo definido o "o leão" , "o lenhador"
16. Qual é o efeito de sentido que tem o pronome demonstrativo "daquele" no último período do texto?
17. "Mas o lenhador, que já não sentia medo daquele leão manso e desarmado, pegou um pau e tocou o leão para fora de sua casa."
Se a oração que está entre vírgulas fosse retirada do texto, o sentido permaneceria o mesmo?
Por quê?
18. Comente a moral da fábula. Você concorda?
www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/610-2.pdf
www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/610-2.pdf
Falando e sentindo o amor...
Leiturinhas românticas...
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