BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, novembro 20, 2019

A amendoeira triste>Conto terapia>Competências socioemocionais>BNCC>20/11/2019


A amendoeira triste
Claudine Bernardes

 De forma lúdica a autora conta sobre uma amendoeira "reclamona" da vida! 
Através desta árvore linda e majestosa podemos chegar perto/dentro dos corações dos pequenos, que muitas vezes não sabem se expressar.
No site da autora você encontra todas as informações necessárias para abordar este tema: A tristeza, além do material para download:O jogo do otimismo. Ela apresenta este conto terapia como estratégia pedagógica/Competência socioemocional.
Linguagem a Afins traz a literatura infantil como fonte essencial, vital, estimulante, importante e todos os afins necessários abrindo os olhos dos professores infantis para a ludicidade, como aprendizagem prazerosa e eficaz.
O conto A amendoeira triste é muito lindo, simples. Faz-nos enxergar nosso valor, de como somos importantes para o outro, de como precisamos verbalizar sentimentos, que ficam guardados dentro da gente. Assim, nós professores, podemos levar a imaginação de nossas crianças a um grau bem elevado_ a resiliência, sabedoria, gratidão, gentileza...

Ouvindo a história: AQUIAQUIAQUI

"Educação emocional é uma via de mão dupla,
onde você ensina e ao mesmo tempo aprende."
Claudine Bernardes
Saiba tudo
AQUI

Uma amendoeira que vive no topo de um  montanha e reclama da solidão. Ela gostaria de estar entre outras amendoeiras, que, segundo ela, são felizes e férteis. Com sua autoestima abaixo de suas raízes, ela começa a definhar. A voz da sabedoria lhe coloca no lugar, mostrando que uma menina,ali perto, admira-a muito. Ela nem via a menininha, que também ficava triste, por ela...
A amendoeira reage. Cria coragem, revigora-se. Percebe que és importante para a menina, que esbanja sorrisos de alegria...
Lindas ilustrações! Maravilhosas e encantadoras!


A amendoeira em flor/Van Gogh
Resultado de imagem para livro carlota não quer falar

Desdobramentos socioemocionias
A seguir mais sobre educação emocional

Competências socioemocionais visam o desenvolvimento das dimensões comportamental e relacional dos indivíduos.

Existem muitas formas de descrever o que são as competências socioemocionais. Para facilitar o entendimento, vamos traçar um paralelo entre as competências práticas, cognitivas e socioemocionais. As práticas e cognitivas são aquelas que dizem respeito ao desenvolvimento de habilidades para a compreensão de conteúdosconceitos e processos dentro dos diferentes objetos de conhecimento. As competências socioemocionais são aquelas que visam o desenvolvimento das dimensões comportamental (atitudinal) e relacional dos indivíduos.
Essa é apenas uma definição possível, mas as competências socioemocionais podem se manifestar de diferentes formas na prática pedagógica e nos referenciais teóricos que a sustentam.

Competências socioemocionais e a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular está trazendo diversas mudanças significativas para a educação brasileira. Uma das mais importantes talvez seja a valorização das competências e das habilidades socioemocionais, que ganham mais espaço e visibilidade em um documento normativo oficial. As competências socioemocionais aparecem ao longo de toda a BNCC – das competências gerais às competências e habilidades específicas.

Levando as competências socioemocionais para a sala de aula
Alinhado ao Projeto Político Pedagógico de sua escola estas competências serão trabalhadas transversalmente.
Aqui, a escola pode se aproveitar da horizontalidade das habilidades da BNCC para desenvolver um trabalho multidisciplinar, que envolva professores de todos os segmentos e componentes curriculares no desenvolvimento das competências e habilidades socioemocionais. Vamos utilizar o exemplo da “empatia”, que já apresentamos anteriormente: Para ensinar empatia, os professores dos componentes de Ciências e de História podem pensar em um projeto interdisciplinar que envolva o gênero debate. A partir deste projeto, os alunos deverão exercitar a escuta ativa, a cooperação, o respeito ao outro, a resolução de conflitos – entre muitas outras competências necessárias à compreensão do conceito e ao desenvolvimento de empatia.Além do debate, as competências e habilidades socioemocionais podem ser trabalhadas de inúmeras formas: a partir do jogo e da ludicidade, da abertura de espaços moderados de fala e da troca de experiências, de propostas de atividades que envolvam a autoanálise e a representação (como o desenho, a música, a escrita etc.).Fonte   
Literatura infantil e as competências socioemocionais     
Então chegamos no ponto desejado deste blog!   
Ludicidade combina com empatia, que combina com emoção, que combina com histórias,que combina com aula diversificada, divertida,reflexiva,inclusiva, e todos os demais temas importantes possíveis. 
Desta forma Linguagem e Afins traz sugestões literárias " envolvendo saberes e vivências culturais,para exercitar a empatia, o diálogo,a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humano,com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,seus saberes,identidades,culturas e potencialidades,sem preconceito de qualquer natureza." (BNCC).
As sugestões literárias "emoções","sentimentos" estão lincadas nestes títulos e também como "socioemocional". Estão disponibilizadas,separadamente,na lateral direita," sensibilidades e afins". ( Tristeza,superação,abraço,afeto,raiva,ciúmes,bullying,etc)     

Além de estimular sentimentos como empatia, personagens podem ensinar crianças e adolescentes a lidar com emoções complexas no processo de crescimento.  Através da fantasia podemos enriquecer o repertório das crianças,trazendo emoções significativas e prazerosas.Vejam mais:  AQUI     ---Habilidades socioemocionais: AQUI ---

Resiliência. Usar as próprias habilidades para superar crises e sair mais fortalecido e experiente diante de cada adversidade. Para o aluno, é uma forma de estimular a persistência e o equilíbrio emocional.  AQUI
Compartilhando histórias
Ao compartilhar histórias com crianças, você poderá ajudá-las a desenvolver maior consciência sobre as suas emoções e sensibilidade para os sentimentos dos outros. Além disso, livros de boa qualidade promovem comportamentos empáticos e fomentam o desenvolvimento moral.Por meio da literatura infantil, pais e professores podem ajudar as crianças a encararem emoções fortes de forma positiva, promovendo assim a resiliência e o autocontrole. Histórias envolventes validam os sentimentos dos leitores e os convidam para refletir sobre questões sentimentais. Ao se identificar com um personagem, a criança poderá aprender com ele e enxergar soluções para os seus problemas. Por meio disso, ela também estará fortalecendo a sua percepção e compreensão social. Além da empatia, que já falamos ali em cima: quando ela se enxerga em outro, consegue se colocar no lugar de um colega com muito mais facilidade.  Sendo assim, é fundamental que o valor socioemocional da literatura infantil seja sempre considerado. Uma boa história seguida de uma discussão pode criar a oportunidade perfeita para a criança explorar emoções e situações sociais que refletem as suas experiências de vida.





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios