BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, agosto 02, 2016

O grúfalo>Estímulos imaginários e fabulosos> Atividade literária>Lanterna mágica>02/08/2016


Júlia Donaldson
Um ratinho muito esperto que usa a sua imaginação para se livrar dos predadores.
Num passeio tranquilo pela floresta, o ratinho encontra alguns animais dispostos a transformá-lo em refeição mas, com muita astúcia e criatividade, ele vai criando um monstro, o Grúfalo, para assustar os animais. 
Imaginem a surpresa quando ele se depara com o próprio Grúfalo na sua frente!
Numa narrativa agradável e ritmada, o livro permite uma leitura divertida imitando as “vozes” dos animais, descrevendo o Grúfalo e descobrindo como a imaginação pode ser uma ótima aliada em situações perigosas.
Depois de terminar o livro a brincadeira continua, usando sucata, desenhando ou descrevendo, as crianças podem criar os seus próprios “Grúfalos”, como seriam os nossos monstrinhos? Que qualidades e habilidades eles podem ter? E o ratinho? Pequeno e esperto ele nos mostra que muitas vezes a imaginação e a esperteza podem ser mais úteis do que a força. Em quais situações resulta melhor usar a astúcia?Um outro tema interessante é falar sobre predadores e como na natureza os predadores naturais são importantes para manter o equilíbrio. Que predadores eles conhecem? Como eles fazem para caçar as presas?                                                                                                                          A história :  AQUI
Ouvindo a história : AQUIAQUIAQUI
Aulas : Ficha do monstro, produção coletiva: AQUI
A criança desenha algo de sua imaginação: AQUI
Através de um cenário: AQUI
 Imitando um personagem: AQUI
Dicas pedagógicas:  AQUI
O livro : AQUI
Atividades:  AQUI,AQUIAQUIAQUIAQUI
Lanterna mágica: AQUI
+Sugestão de atividade
O Grúfalo" é uma divertida fábula sobre os poderes da imaginação. 
Usando de astúcia e criatividade, um ratinho vai idealizando um monstro horrível e assustador — o grúfalo — e se diverte espantando seus predadores. 
Mas ele também se espanta ao ver sua imaginação personificada à sua frente. 
Motivação para a leitura 
Em duplas, usando sucata, criar o que as crianças imaginam que seja um monstro. 
Propostas de atividades 
1. Leitura da história pelos alunos e pelo professor. 
2. Fazer o levantamento das semelhanças e diferenças entre o grúfalo descrito no livro e os monstros criados pelas duplas. 
3. Discutir as seguintes questões: 
- Por que o ratinho inventou o grúfalo? 
- Você sabe o que é um animal predador? 
- Quais animais o ratinho encontrou pelo caminho? 
- Por que esses animais foram gentis com o ratinho? 
(Nessa ocasião, o professor poderá registrar a fala do grupo para um futuro fechamento). 
4. Refletir com a turma sobre a astúcia do ratinho
Mais  : AQUI
Paper bag puppet ~ The Gruffalo:

Kleurplaat Gruffalo:

Projeto
Teatro de sombra
Como fazer os personagens






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios