O dia em que o monstro veio a escola
Quando o Rui entrou para o autocarro da escola, viu que lá
dentro estava um monstrinho e ficou muito surpreendido.
Ele não sabia que os
monstrinhos estavam autorizados a ir à escola.
Mas lá estava o monstro.
Fazia
muitos barulhos estranhos e não se mantinha sentado.
Subia para cima dos bancos
e punha a cabeça de fora da janela.
Ocupava tanto espaço que o Rui nem tinha
espaço para se sentar.
- Este monstrinho é mesmo muito barulhento!
Aposto que
nem aqui devia estar. – sussurrou o Rui à Rita.
Mas a professora não pareceu
nada surpreendida ao ver o monstrinho entrar na sala de aula. Empurrou para
passar à frente, agarrou nos livros de leitura e atirou-os ao chão.
Quando o
Rui e os outros alunos se sentaram, o monstrinho começou a atirar os lápis de
cor. - Acaba já com isso! – Gritou a professora.
– Nem os monstros estão
autorizados a estragar o material.
O monstrinho largou os lápis e começou a
gritar.
Gritava tão alto que ninguém conseguia ouvir a professora.
-
Acaba já com essa gritaria! – Disse finalmente a professora.
O monstrinho parou
de gritar.
Tocou a campainha e a professora disse: - Meninos, está na hora do
recreio.
Todos se levantaram e saíram calmamente para brincar, com
exceção do monstrinho.
Correu apressadamente para a rua, empurrando quem
encontrava no caminho.
No intervalo, o monstrinho continuava a comportar-se
como um monstro, tirando brinquedos aos colegas e empurrando-os.
Subia aos
portões e impedia os meninos de ir à casa de banho.
Quando regressaram à sala,
a professora tentou ler uma história mas o monstrinho tossia e ria alto.
Ninguém conseguia ouvir a leitura.
Não parava quieto, incomodando quem estava
ao seu lado e não ouvia a história.
À hora de almoço, o monstrinho mexia nos
tabuleiros dos colegas, tirando comida.
Sujou toda a mesa e deixou cair a sopa.
Mais tarde, chegou a hora da pintura.
O monstrinho pintou uma grande linha
preta nos desenhos dos colegas.
Quando foi a atividade de música e os alunos
iam cantar, o monstrinho começou a pisar os pés dos colegas.
Já muito zangada,
a professora chamou o monstrinho para junto dela.
- Sabes que és um verdadeiro
monstrinho e os monstros não são autorizados na escola.
Vai-te embora e não
voltes!
E sabem o que aconteceu?
O monstrinho começou a chorar e todos ficaram
a olhar para ele, espantados.
- Desculpem! – Soluçava o monstrinho.
– Eu nunca
vim à escola. Não sabia que era contra as regras gritar, empurrar, atirar
coisas...
Por favor, não me digam para não voltar.
Eu gostei da escola e vou
aprender a portar-me bem se todos me ajudarem.
Eu prometo!
A professora
perguntou a opinião dos alunos.
Decidiram fazer uma lista das regras para o
monstrinho aprender a comportar-se.
Todos concordaram em deixar o monstrinho
ficar se ele cumprir as regras.
O monstrinho prometeu que se ia esforçar para
ser bem comportado e poder ficar na escola a aprender e brincar com os seus
novos amigos.
No dia seguinte, o monstrinho entrou muito calmamente na sala e
começou logo a trabalhar. Cuidou do seu material e ajudou quem precisava.
À
hora de almoço, o monstrinho respeitou a fila do refeitório e não empurrou
ninguém.
Comeu calmamente e manteve a mesa limpa.
No intervalo, brincou com os
colegas sem magoar ninguém e até emprestou os seus brinquedos. Na hora da leitura,
ouviu atentamente a história que a professora contou e manteve-se sossegado
enquanto ouvia.
No fim do dia, a professora perguntou aos alunos a sua opinião
sobre o comportamento do monstrinho ao longo do dia.
- Foi um bom ouvinte. –
Disse a Íris.
- Gostei de brincar com ele no intervalo. – Disse o Gustavo.
-
Almoçou ao meu lado no refeitório e portou-se muito bem. – Disse o Gabriel.
De
seguida, a professora perguntou ao monstrinho como se tinha sentido
- Eu acho que tive um bom dia. Portei-me bem brincando,
partilhando, ouvindo e trabalhando. – Disse o monstrinho.
- Concordo! –
Exclamou a professora.
Nesse dia, o monstrinho regressou muito feliz à sua
casa, sentindo-se orgulhoso pelo seu bom comportamento.
Estava desejoso de
voltar à escola no dia seguinte!
ATIVIDADES
EIXOS: Linguagem, Autonomia, Natureza/Sociedade e Autonomia
📚OBJETIVOS:
*Conhecer os alunos;
*Desenvolver a oralidade;
*Entender a importância da disciplina e bons comportamentos da sala de aula;
*Compreender a necessidade da escuta para a aprendizagem;
*Construir junto com os alunos os combinados da sala de aula;
*Classificar os bons e maus comportamentos;
*Conhecer os cinco sentidos e entender para que servem
📚CONTEÚDOS:
O dia em que um monstro veio à escola;
Regras de convivência;
Os cinco sentidos.METODOLOGIA:
📔Contação de História – usar fantoches – Texto: “O dia em que um monstro veio à escola”
📔Discussão oral sobre o texto: Era normal monstros na escola? O que o monstrinho fez que irritou Rui? A professora estranhou a presença do monstrinho na escola? E as crianças? Por que? O que vocês acharam das atitudes do monstrinho? É legal quando você está falando e alguém fala junto com você? Quando a professora já estava bem irritada o que ela disse a monstrinho? Por que vocês acham que ela disse para ele não voltar nunca mais? Qual foi a reação de monstrinho? Depois do ocorrido quais foram as mudanças de comportamento do monstrinho? O que os colegas acharam? Ele pode permanecer na escola?
📔Utilizar os cartões dos comportamentos bons, maus e muito mau para trabalhar a noção de regras – discutir com eles cada comportamento.
📔Questioná-los sobre é ser um bom ouvinte, produção de um texto(oral/escrito) curto: “Como posso ser um bom ouvinte” fazendo um painel.
📔Quantos monstrinhos diferentes aparecem nos cartões dos comportamentos, quais são suas cores. Mais: AQUI
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