O que será que acontece com cada laranja depois que é colhida da laranjeira? Se cada um de nós pudesse acompanhar seus destinos, com certeza ficaríamos surpresos com a diversidade de trajetos que uma laranja pode seguir.
Afinal, uma laranja pode virar suco, geleia… e até ir parar na nossa barriga!
Neste livro ilustrado do premiado artista Richard McGuire, autor do aclamado Aqui e do cativante Noite vira dia , os leitores vão contar as catorzes laranjas retratadas enquanto descobrem seus fins inusitados, com um humor ideal para agradar pessoas de todas as idades.
Indicado para leitores a partir de 4 anos.
Ouvindo: AQUI
Quintal da cultura: A história das vitaminas: AQUI
Proposta Pedagógica – “A Árvore das Laranjas e os Números”
Área de conhecimento (BNCC):
• Campo de Experiência: “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
• Objetivos de Aprendizagem:
• (EI02ET02) Utilizar a contagem oral em situações do cotidiano.
• (EI02ET03) Relacionar números à quantidade que eles representam.
• (EI02EF05) Reconhecer e nomear os números em diferentes contextos.
Objetivos da Atividade
• Relacionar o símbolo numérico (1 a 7) com sua quantidade correspondente de laranjas.
• Desenvolver noções de contagem, associação e relações de quantidade.
• Estimular a atenção, concentração e raciocínio lógico.
• Incentivar a cooperação e a aprendizagem lúdica.
Desenvolvimento da Atividade
1. Apresentação da Árvore dos Números
• Mostrar a imagem para as crianças, explicando que cada número representa uma quantidade de laranjas.
2. Desafio da Colheita
• Distribuir cartões (ou círculos de papel) com diferentes quantidades de laranjas.
• As crianças devem encaixar ou colar o cartão com a quantidade certa no número correspondente da árvore.
• Exemplo: O círculo com 3 laranjas deve ser colocado no espaço do número 3.
3. Exploração Oral
• Perguntar:
• “Qual número está no alto da árvore?”
• “Onde está o número 5?”
• “Quantas laranjas você contou aqui?”
4. Ampliando a proposta
• Fazer uma roda e propor uma brincadeira de colheita coletiva: cada criança pega um cartão e anuncia para o grupo o número e a quantidade de laranjas.
• Incentivar a comparação: “O que tem mais, o 2 ou o 6?”
Sugestão de Variedade:
• Pintar ou desenhar as próprias laranjas em círculos de papel.
• Fazer a árvore em tamanho ampliado e colar na parede da sala, tornando-a um painel interativo.
• Utilizar tampinhas, sementes ou botões para representar as quantidades, enriquecendo a exploração tátil.
Habilidades trabalhadas:
Reconhecimento de números
Contagem e correspondência termo a termo
Atenção e memória
Trabalho em grupo e linguagem oral. Fonte Educa Desafios
O gato que comia couve: AQUI
Dia de feira: AQUI
Frutas: AQUI
Alimentação saudável: AQUI
Feira: AQUI
Numerais: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.