BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, setembro 21, 2025

O livro laranja>Contando laranjas>Vitaminas> Estímulos saudáveis>20/09/2025

 
Richard M.Guire/Alice Sant'Anna


O que será que acontece com cada laranja depois que é colhida da laranjeira? Se cada um de nós pudesse acompanhar seus destinos, com certeza ficaríamos surpresos com a diversidade de trajetos que uma laranja pode seguir. 
Afinal, uma laranja pode virar suco, geleia… e até ir parar na nossa barriga!

Neste livro ilustrado do premiado artista Richard McGuire, autor do aclamado Aqui e do cativante Noite vira dia , os leitores vão contar as catorzes laranjas retratadas enquanto descobrem seus fins inusitados, com um humor ideal para agradar pessoas de todas as idades.

Indicado para leitores a partir de 4 anos.

Ouvindo: AQUI

Quintal da cultura: A história das vitaminas: AQUI

Proposta Pedagógica – “A Árvore das Laranjas e os Números”
Faixa etária: Educação Infantil (4 a 6 anos)
Área de conhecimento (BNCC):
• Campo de Experiência: “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
• Objetivos de Aprendizagem:
• (EI02ET02) Utilizar a contagem oral em situações do cotidiano.
• (EI02ET03) Relacionar números à quantidade que eles representam.
• (EI02EF05) Reconhecer e nomear os números em diferentes contextos.
Objetivos da Atividade
• Relacionar o símbolo numérico (1 a 7) com sua quantidade correspondente de laranjas.
• Desenvolver noções de contagem, associação e relações de quantidade.
• Estimular a atenção, concentração e raciocínio lógico.
• Incentivar a cooperação e a aprendizagem lúdica.
Desenvolvimento da Atividade
1. Apresentação da Árvore dos Números
• Mostrar a imagem para as crianças, explicando que cada número representa uma quantidade de laranjas.
2. Desafio da Colheita
• Distribuir cartões (ou círculos de papel) com diferentes quantidades de laranjas.
• As crianças devem encaixar ou colar o cartão com a quantidade certa no número correspondente da árvore.
• Exemplo: O círculo com 3 laranjas deve ser colocado no espaço do número 3.
3. Exploração Oral
• Perguntar:
• “Qual número está no alto da árvore?”
• “Onde está o número 5?”
• “Quantas laranjas você contou aqui?”
4. Ampliando a proposta
• Fazer uma roda e propor uma brincadeira de colheita coletiva: cada criança pega um cartão e anuncia para o grupo o número e a quantidade de laranjas.
• Incentivar a comparação: “O que tem mais, o 2 ou o 6?”
Sugestão de Variedade:
• Pintar ou desenhar as próprias laranjas em círculos de papel.
• Fazer a árvore em tamanho ampliado e colar na parede da sala, tornando-a um painel interativo.
• Utilizar tampinhas, sementes ou botões para representar as quantidades, enriquecendo a exploração tátil.
Habilidades trabalhadas:
Reconhecimento de números
Contagem e correspondência termo a termo
Atenção e memória
Trabalho em grupo e linguagem oral. Fonte Educa Desafios
Atividade: A festa da laranja: AQUI
Cantando : Laranja: AQUI AQUI
Sobre a laranja: AQUI
Frutas e vitaminas: AQUI
Alimentação saudável: AQUI
A laranja colorida: AQUI
Amanda no país das vitaminas: AQUI
Ana e as frutas: AQUI
Laranja pera, couve manteiga: AQUI

O gato que comia couve: AQUI

Dia de feira: AQUI

Frutas: AQUI
Alimentação saudável: AQUI
Feira: AQUI
Numerais: AQUI





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios