BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, agosto 05, 2011

O otimista>Autoestima> Você sabe o que é isso? 05/08/11

Sugestão do livro de Tatiana Belinky
Autoestima: Você sabe o que é isso?

Autor : Estela C.P.Leite
Co-autores: Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Trabalhar com alunos o conceito de Autoestima e sua relação com o bem-estar e uma vida saudável.
 Além disso, promover-se-á nesta aula discussões e reflexões sobre a relação da auto-estima e a sexualidade.
Duração das atividades:
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Estratégias e recursos da aula:
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
O professor deverá iniciar a aula mostrando as figuras postadas abaixo (Fig. 1, 2 e 3) ao alunos, perguntando sobre o que lhes vêem a mente ao olhar para estas figuras.
Imagem Pato vendo um Cisne.


 http://oasisdeisa.files.wordpress.com/2009/04/autoestima.jpg
 Imagem Menina olhando no espelho.
 http://caminodegloria.files.wordpress.com/2009/02/autoestima-foto.jpg
 Imagem Homem procurando defeitos no espelho.


Após o professor ouvir as opiniões dos alunos, o professor poderá questionar o que eles entendem por Auto-estima e o que sabem deste conceito.
 É importante que os alunos sejam motivados a participar desta discussão, e que possam expressar suas opiniões e conhecimentos neste momento, de forma que possam se interessar pelo tema da aula.
Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos consultem um dicionário o que significa tal termo. Caso prefira, poderá pedir para que um aluno que deseje, faça a procura e leia a resposta para toda a sala.
(au.to.es.ti.ma)
sf.
Qualidade ou condição psicológica de quem está satisfeito consigo mesmo e demonstra confiança no próprio modo de ser e de agir; AMOR-PRÓPRIO: As frequentes derrotas abalaram a autoestima dos jogadores.
[Pl.: autoestimas.]
[F.: aut(o)-1 + estima.]
 Atividade 1
Dando continuidade a aula, com o objetivo de despestar a reflexão sobre auto-estima pessoal dos participantes, sugerimos que o professor faça a seguinte dinâmica:
O professor deverá pedir para que os alunos peguem uma folha de caderno e sentem-se em círculos.
 Em seguida, deverá pedir para que cada aluno pense sobre o seu nome, se este o agrada e quem o escolheu  Caso não goste do próprio nome, o aluno poderá optar por um outro nome que gostaria que fosse o seu, mas deverá explicar o porque da escolha deste.
Feito isto, o professor pedirá para que os alunos, ainda em circulo, falem sobre o seu nome, a origem deste, quem o escolheu etc., e sobre o outro nome que gostaria de ter (se este for o caso).
O professor deverá ser o mediador da discussão sobre o nome, sobre as expectativas que este nome traz e seu significado.
Exemplo de uma folha de caderno.


Atividade 2
Neste momento, o professor deverá utilizar a letra da música “Autoestima”, da Banda Calipso, postada abaixo  com os alunos, com o objetivo de promover uma conversa sobre a auto-estima.
O professor poderá iniciá-la conversando sobre a música - o que eles acharam dela, qual a mensagem que traz etc., e, então, instigar uma discussão sobre a autoestima.
Para isto, estando os alunos organizados em grupos de quatro integrantes, e após a entrega da letra da música, o professor deverá pedir para que os alunos discutam a letra da música em questão, tendo as seguintes questões como norteadoras deste momento:
■Qual a mensagem que essa música quer passar?
■O que o compositor da música quer dizer com "Apertar Rec no que passou"?
■O que o trecho "Tudo se torna insignificante, a vida fica tão pequena" quer dizer (significa)?
■Qual mensagem o compositor quis passar quando fala "Não adianta ficar lamentando se alguém destrói os sonhos da gente"?
■De acordo com a música, o que significa Autoestima?
■Se pudesse acrescentar uma nova estrofe na música, qual seria?
 Letra de Música “Autoestima”

 http://letras.terra.com.br/banda-calypso/893070
 Vídeo “Auto-Estima”.
http://www.youtube.com/watch?v=bkvsvJWh4n4
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Atividade 3
Com o objetivo de trabalhar o conceito de Autoestima e sua relação com uma vida saudável, os alunos deverão pesquisar em sites, livros, revistas e jornais sobre a Autoestima, conforme roteiro abaixo, e deverão criar um pôster  sobre o assunto.
Roteiro da Pesquisa sobre Autoestima:
■O que é Autoestima?
■Quais as relações entre os termos auto-estima, autoconfiança, auto-aceitação e auto-imagem?
■O que pode prejudicar a auto-estima de uma pessoa?
■O que é baixa auto-estima e quais suas características?
■Como podemos melhorar a nossa auto-estima?
 Imagem de exemplo de Pôster.



Alguns sites que podem ser utilizados na pesquisa:
É importante que, após a realização da pesquisa, os grupos discutam entre si e com a sala o tema em questão, de forma a socializar as informações, bem como propiciar esclarecimentos de dúvidas e correções de conceitos errôneos.
Feito isto, os alunos deverão elaborar um pôster, sob orientação e supervisão do professor.
O pôster tem como função principal divulgar informação visualmente (baseado em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartaz ).
O professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo previamente que os alunos tragam) Papel Tamanho A2 ou A1, ou ainda Cartolina. Os alunos deverão pesquisar informações seguindo o Roteiro e elaborar um pôster com as informações coletadas - poderão utilizar também figuras, imagens e poemas.
 Após a correção deste, o pôster poderá ser afixado na escola a fim de divulgar informações sobre a Autoestima.
Atividade 4
Dando continuidade a aula, e tendo como objetivo promover uma reflexão sobre a relação entre Autoestima e Sexualidade, o professor deverá pedir para que os alunos pensem em formas de correlacionar estas.
O professor poderá começar com a seguinte fala:
“Quando uma pessoa está bem com ela mesma, ela acaba transmitindo esse bem-estar a outros.
E esse bem-estar repercute na Sexualidade.
É importante ter uma alta auto-estima para se ter uma vida sexualmente saudável, segura e satisfatória? Por quê?”
É importante que neste momento os alunos possam concluir que a auto-estima favorece com que cuidemos de nossa saúde física e emocional, o que favorece nas escolhas dos parceiros amorosos e sexuais (de forma a evitar agressões, violência verbal, física e ou sexual etc.) e na nossa proteção no momento do ato sexual através do uso de preservativos.
Após um período de reflexão e discussão, os alunos deverão produzir um texto  sobre a Autoestima e a sexualidade em forma de crônica, poema ou letra de música, utilizando todo o conhecimento previamente aprendido nesta aula.
Observação: O professor poderá, caso julgue pertinente, apresentar aos alunos o vídeo da música “Autoestima” , conforme link abaixo.
Para refletir :
De maneira a propiciar um momento de reflexão, o professor deverá apresentar o seguinte poema “Autoestima”, postado abaixo.
Deverá enunciar a importância de se amar e de dar a volta por cima depois de um período ruim ou quaisquer chateações.



Roteiro de Leitura:
■Qual a mensagem que o poema passa?
■O que o autor quis dizer com “Como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão, sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante”?
■“Crie este universo agradável para si. O mundo agradecerá o seu trabalho”. Explique.
■O autor diz “Não olhe para trás. Não olhe para os lados. Olhe somente para dentro...”. Qual a importância de olhar e pensar em si sem preocupar-se com o que os outros pensam?
Recursos Complementares
Veja esta postagem:
Avaliação:
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos.
É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática Autoestima.
Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos nas atividades.

Mais sobre a obra
AQUI


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios