Sugestão do livro de Tatiana Belinky
Autoestima: Você sabe o que é isso?
Autor : Estela C.P.Leite
Co-autores: Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Trabalhar com alunos o conceito de Autoestima e sua relação com o bem-estar e uma vida saudável.
Além disso, promover-se-á nesta aula discussões e reflexões sobre a relação da auto-estima e a sexualidade.
Duração das atividades:
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Estratégias e recursos da aula:
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
O professor deverá iniciar a aula mostrando as figuras postadas abaixo (Fig. 1, 2 e 3) ao alunos, perguntando sobre o que lhes vêem a mente ao olhar para estas figuras.
Imagem Pato vendo um Cisne.
http://oasisdeisa.files.wordpress.com/2009/04/autoestima.jpg
Imagem Menina olhando no espelho.
http://caminodegloria.files.wordpress.com/2009/02/autoestima-foto.jpg
Imagem Homem procurando defeitos no espelho.
Após o professor ouvir as opiniões dos alunos, o professor poderá questionar o que eles entendem por Auto-estima e o que sabem deste conceito.
É importante que os alunos sejam motivados a participar desta discussão, e que possam expressar suas opiniões e conhecimentos neste momento, de forma que possam se interessar pelo tema da aula.
Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos consultem um dicionário o que significa tal termo. Caso prefira, poderá pedir para que um aluno que deseje, faça a procura e leia a resposta para toda a sala.
(au.to.es.ti.ma)
sf.
Qualidade ou condição psicológica de quem está satisfeito consigo mesmo e demonstra confiança no próprio modo de ser e de agir; AMOR-PRÓPRIO: As frequentes derrotas abalaram a autoestima dos jogadores.
[Pl.: autoestimas.]
[F.: aut(o)-1 + estima.]
Atividade 1
Dando continuidade a aula, com o objetivo de despestar a reflexão sobre auto-estima pessoal dos participantes, sugerimos que o professor faça a seguinte dinâmica:
O professor deverá pedir para que os alunos peguem uma folha de caderno e sentem-se em círculos.
Em seguida, deverá pedir para que cada aluno pense sobre o seu nome, se este o agrada e quem o escolheu Caso não goste do próprio nome, o aluno poderá optar por um outro nome que gostaria que fosse o seu, mas deverá explicar o porque da escolha deste.
Feito isto, o professor pedirá para que os alunos, ainda em circulo, falem sobre o seu nome, a origem deste, quem o escolheu etc., e sobre o outro nome que gostaria de ter (se este for o caso).
O professor deverá ser o mediador da discussão sobre o nome, sobre as expectativas que este nome traz e seu significado.
Exemplo de uma folha de caderno.
Atividade 2
http://letras.terra.com.br/banda-calypso/893070
Vídeo “Auto-Estima”.
http://www.youtube.com/watch?v=bkvsvJWh4n4
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá utilizar a letra da música “Autoestima”, da Banda Calipso, postada abaixo com os alunos, com o objetivo de promover uma conversa sobre a auto-estima.
O professor poderá iniciá-la conversando sobre a música - o que eles acharam dela, qual a mensagem que traz etc., e, então, instigar uma discussão sobre a autoestima.
Para isto, estando os alunos organizados em grupos de quatro integrantes, e após a entrega da letra da música, o professor deverá pedir para que os alunos discutam a letra da música em questão, tendo as seguintes questões como norteadoras deste momento:
■Qual a mensagem que essa música quer passar?
■O que o compositor da música quer dizer com "Apertar Rec no que passou"?
■O que o trecho "Tudo se torna insignificante, a vida fica tão pequena" quer dizer (significa)?
■Qual mensagem o compositor quis passar quando fala "Não adianta ficar lamentando se alguém destrói os sonhos da gente"?
■De acordo com a música, o que significa Autoestima?
■Se pudesse acrescentar uma nova estrofe na música, qual seria?
Letra de Música “Autoestima”
http://letras.terra.com.br/banda-calypso/893070
Vídeo “Auto-Estima”.
http://www.youtube.com/watch?v=bkvsvJWh4n4
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Atividade 3
Com o objetivo de trabalhar o conceito de Autoestima e sua relação com uma vida saudável, os alunos deverão pesquisar em sites, livros, revistas e jornais sobre a Autoestima, conforme roteiro abaixo, e deverão criar um pôster sobre o assunto.
Roteiro da Pesquisa sobre Autoestima:
■O que é Autoestima?
■Quais as relações entre os termos auto-estima, autoconfiança, auto-aceitação e auto-imagem?
■O que pode prejudicar a auto-estima de uma pessoa?
■O que é baixa auto-estima e quais suas características?
■Como podemos melhorar a nossa auto-estima?
Imagem de exemplo de Pôster.
Alguns sites que podem ser utilizados na pesquisa:
É importante que, após a realização da pesquisa, os grupos discutam entre si e com a sala o tema em questão, de forma a socializar as informações, bem como propiciar esclarecimentos de dúvidas e correções de conceitos errôneos.
Feito isto, os alunos deverão elaborar um pôster, sob orientação e supervisão do professor.
O pôster tem como função principal divulgar informação visualmente (baseado em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartaz ).
O professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo previamente que os alunos tragam) Papel Tamanho A2 ou A1, ou ainda Cartolina. Os alunos deverão pesquisar informações seguindo o Roteiro e elaborar um pôster com as informações coletadas - poderão utilizar também figuras, imagens e poemas.
Após a correção deste, o pôster poderá ser afixado na escola a fim de divulgar informações sobre a Autoestima.
Atividade 4
Dando continuidade a aula, e tendo como objetivo promover uma reflexão sobre a relação entre Autoestima e Sexualidade, o professor deverá pedir para que os alunos pensem em formas de correlacionar estas.
O professor poderá começar com a seguinte fala:
“Quando uma pessoa está bem com ela mesma, ela acaba transmitindo esse bem-estar a outros.
E esse bem-estar repercute na Sexualidade.
É importante ter uma alta auto-estima para se ter uma vida sexualmente saudável, segura e satisfatória? Por quê?”
É importante que neste momento os alunos possam concluir que a auto-estima favorece com que cuidemos de nossa saúde física e emocional, o que favorece nas escolhas dos parceiros amorosos e sexuais (de forma a evitar agressões, violência verbal, física e ou sexual etc.) e na nossa proteção no momento do ato sexual através do uso de preservativos.
Após um período de reflexão e discussão, os alunos deverão produzir um texto sobre a Autoestima e a sexualidade em forma de crônica, poema ou letra de música, utilizando todo o conhecimento previamente aprendido nesta aula.
Observação: O professor poderá, caso julgue pertinente, apresentar aos alunos o vídeo da música “Autoestima” , conforme link abaixo.
Para refletir :
De maneira a propiciar um momento de reflexão, o professor deverá apresentar o seguinte poema “Autoestima”, postado abaixo.
Deverá enunciar a importância de se amar e de dar a volta por cima depois de um período ruim ou quaisquer chateações.
Roteiro de Leitura:
■Qual a mensagem que o poema passa?
■O que o autor quis dizer com “Como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão, sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante”?
■“Crie este universo agradável para si. O mundo agradecerá o seu trabalho”. Explique.
■O autor diz “Não olhe para trás. Não olhe para os lados. Olhe somente para dentro...”. Qual a importância de olhar e pensar em si sem preocupar-se com o que os outros pensam?
Recursos Complementares
Veja esta postagem:
http://linguagemeafins.blogspot.com/2011/08/recomendo-literatura-autoestima-tatiana.html
Alguns blogs de Auto-Estima que podem ser utilizados:
Alguns blogs de Auto-Estima que podem ser utilizados:
Avaliação:
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos.
É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática Autoestima.
Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos nas atividades.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.