trabalhando elementos importantes
entre as crianças
entre as crianças
Autor: Nubia S.G Paiva
Co-autor: Rita de Cássia Roger Mariano
Adaptação/Literatura: Krika
Dados da Aula :
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Exercitar a confiança nas pessoas;
Melhorar o relacionamento entre as crianças;
Desenvolver a auto-confiança,
Desenvolver lateralidade.
Duração das atividades: 3 horas aulas
Estratégias e recursos da aula:
Atividade número 1: uma aula de 50 minutos
Professor/a, peça às crianças que pensem e escolham algum colega da sala no qual confiam e gostam de brincar.
Forme duplas entre eles.
Proponha a seguinte brincadeira “Eu confio em você”.
Caso alguma criança tenha dúvidas do que seja esse sentimento, ajude-a a esclarecer.
A brincadeira consiste em fazer com que as crianças experimentem a confiança no colega sendo por ele conduzida estando com os olhos vendados.
Para essa atividade leve as crianças para o pátio da escola, vende os olhos de uma delas.
A criança que estiver sem a venda será o guia do outro colega.
O guia fica atrás do colega de olhos vendados com as mãos em seu ombro.
■Cada gesto da mão do guia deve indicar uma orientação:
■Colocar as duas mãos sobre os ombros: andar para frente.
■Colocar somente a mão sobre o ombro direito: virar à direita;
■Colocar somente a mão sobre o ombro esquerdo: virar à esquerda;
■Tirar as mãos: parar.
Dê um tempo e depois mude o par.
Quem estava com a venda será o condutor, e vice-versa.
Depois da brincadeira faça uma roda e estimule as crianças a comentarem o objetivo da atividade.
Coloque as seguintes questões para o diálogo:
Qual a importância de se confiar em alguém?
Em quem devemos confiar?
O que faz com que não confiemos em alguém?
Ao final da reflexão disponibilize massinha para as crianças para que possam representar a vivência utilizando esse material.
Número 2: Literatura
Objetivos:
Desenvolver o gosto pela leitura;
Brincar com a sonoridade das palavras;
Ampliar o repertótio literário;
Aprender a conviver em grupo;
Aceitar e respeitar o outro.
Autor: Tatiana Belinky
Ilustrações: Jeffesrson Galdino
Ás vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima.” (Sartre)
Com ilustrações que bailam com o texto, você vai se identificar com personagens e constatar que nem tudo...é o que parece ser
Assunto: afetos humanos.
Interdisciplinaridade : identidade e autonomia, corpo e movimento, linguagem oral e escrita.
Transversalidade : pluralidade cultural ética e cidadania, afetividade.
Atividades:
1- Selecionar e recortar em revistas e jornais descartados imagens de rostos.
Colar cada recorte em uma folha de caderno ou sulfite específica.
Com lápis de cor, alterar a imagem, segundo o jogo de opostos: feio/bonito, alegre/triste, bom/mau, calmo/bravo.
Fazer as produções circularem entre as crianças para que elas opinem sobre as imagens alteradas.
Indicação: séries iniciais e intermediárias do Ensino fundamental.
2- Frases otimistas e pessimistas em cartazes: cada criança colocará nas costas uma frase pessimista e na sua frente a otimista.
Fazer a dinâmica da fila indiana, veja o passo a passo aqui: Leitura: Eu e os outros:
Exemplos: Eu sou uma linda bailarina!/Mas tu tens canela fina!
Eu sou chique,graciosa!/Tu te enganas,mentirosa!
Eu sou belo,sou " dos tais!"/ Tu te achas por demais!
Poema Diversidade da mesma autora sobre este tema:
Postagens referentes a Pequenas Ternuras, que orientam neste tema:
http://linguagemeafins.blogspot.com/2010/01/projeto-pequenas-ternuras-260110.html
Sobre quem eu sou:
http://linguagemeafins.blogspot.com/2011/08/conhecendo-as-aves-quem-sou-eu.html
Sobre quem eu sou:
http://linguagemeafins.blogspot.com/2011/08/conhecendo-as-aves-quem-sou-eu.html
Atividade número 3: 50 minutos
Para favorecer ainda mais a auto-estima entre as crianças proponha a seguinte brincadeira “Você gosta de mim?”.
Organize as crianças em roda e escolha uma criança para começar a brincadeira.
A criança escolhida deve perguntar para um colega de sua escolha:
_Você gosta de mim?”.
Quem for interrogado deve responder:
_ Sim, gosto de você.
O interrogador continua perguntando:
_Por quê?
O interrogado deve responder: _ Porque você é ... (a criança deve ficar livre para falar a característica que pensa sobre o colega – boazinha, alegre, educada etc).
Nesse momento podem surgir conflitos que devem ser administrados por você educador/a, conversando com as crianças e ajudando-as a compreenderem umas às outras.
Converse com as crianças sobre a atividade.
O que sentiram?
Como foi participar e ouvir o colega falar sobre ela?
Proponha para a turma a construção de um acróstico com a palavra GOSTAR.
Recursos Complementares:
Para saber mais sobre a importância de conhecer e valorizar a auto – estima das crianças na educação infantil, visite o sítio:
Avaliação:
Professor/a observe o envolvimento das crianças durante as atividades.
Os conflitos apareceram no grupo.
Foi difícil conciliar o desenvolvimento das atividades propostas?
As crianças que apresentavam dificuldades no relacionamento com os colegas conseguiram participar de todas as atividades?
É importante ressaltar-se que essas atividades devem ser desenvolvidas mais de uma vez a fim de possibilitar às crianças oportunidades de exercitarem sua auto-estima .
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.