BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, agosto 05, 2011

Autoestima> Tatiana Belinky> 05/08/11

Autoestima e confiança,
trabalhando elementos importantes
entre as crianças

Autor: Nubia S.G Paiva
Co-autor: Rita de Cássia Roger Mariano
Adaptação/Literatura: Krika
Dados da Aula :
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Exercitar a confiança nas pessoas;
Melhorar o relacionamento entre as crianças;
 Desenvolver a auto-confiança,
 Desenvolver lateralidade.
Duração das atividades: 3 horas aulas
Estratégias e recursos da aula:
Atividade número 1: uma aula de 50 minutos
Professor/a, peça às crianças que pensem e escolham algum colega da sala no qual confiam e gostam de brincar.
Forme duplas entre eles.
Proponha a seguinte brincadeira “Eu confio em você”.
Caso alguma criança tenha dúvidas do que seja esse sentimento, ajude-a a esclarecer.
A brincadeira consiste em fazer com que as crianças experimentem a confiança no colega sendo por ele conduzida estando com os olhos vendados.
Para essa atividade leve as crianças para o pátio da escola, vende os olhos de uma delas.
A criança que estiver sem a venda será o guia do outro colega.
 O guia fica atrás do colega de olhos vendados com as mãos em seu ombro.
■Cada gesto da mão do guia deve indicar uma orientação:
■Colocar as duas mãos sobre os ombros: andar para frente.
■Colocar somente a mão sobre o ombro direito: virar à direita;
■Colocar somente a mão sobre o ombro esquerdo: virar à esquerda;
■Tirar as mãos: parar.
Dê um tempo e depois mude o par.
Quem estava com a venda será o condutor, e vice-versa.
Depois da brincadeira faça uma roda e estimule as crianças a comentarem o objetivo da atividade.
Coloque as seguintes questões para o diálogo:
Qual a importância de se confiar em alguém?
Em quem devemos confiar?
O que faz com que não confiemos em alguém?
Ao final da reflexão disponibilize massinha para as crianças para que possam representar a vivência utilizando esse material.
Número 2: Literatura
Objetivos:
Desenvolver o gosto pela leitura;
Brincar com a sonoridade das palavras;
Ampliar o repertótio literário;
Aprender a conviver em grupo;
Aceitar  e respeitar o outro.
Autor: Tatiana Belinky
Ilustrações: Jeffesrson Galdino

Ás vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima.” (Sartre)
Com ilustrações que bailam com o texto, você vai se identificar com personagens e constatar que nem tudo...é o que parece ser
Assunto: afetos humanos.
Interdisciplinaridade : identidade e autonomia, corpo e movimento, linguagem oral e escrita.
Transversalidade : pluralidade cultural ética e cidadania, afetividade.
Atividades:
1- Selecionar e recortar em revistas e jornais descartados imagens de rostos.
Colar cada recorte em uma folha de caderno ou sulfite específica.
 Com lápis de cor, alterar a imagem, segundo o jogo de opostos: feio/bonito, alegre/triste, bom/mau, calmo/bravo.
Fazer as produções circularem entre as crianças para que elas opinem sobre as imagens alteradas.
Indicação: séries iniciais e intermediárias do Ensino fundamental.
2- Frases otimistas e pessimistas em cartazes: cada criança colocará nas costas uma frase pessimista e na sua frente a otimista.
Fazer a dinâmica da fila indiana, veja o passo a passo aqui: Leitura: Eu e os outros:
Exemplos: Eu sou uma linda bailarina!/Mas tu tens canela fina!
Eu sou chique,graciosa!/Tu te enganas,mentirosa!
Eu sou belo,sou " dos tais!"/ Tu te achas por demais!


Poema Diversidade da mesma autora sobre este tema:
Postagens referentes a Pequenas Ternuras, que orientam neste tema:

Atividade número 3:  50 minutos
Para favorecer ainda mais a auto-estima entre as crianças proponha a seguinte brincadeira “Você gosta de mim?”.
Organize as crianças em roda e escolha uma criança para começar a brincadeira.
A criança escolhida deve perguntar para um colega de sua escolha:
_Você gosta de mim?”.
Quem for interrogado deve responder:
_ Sim, gosto de você.
O interrogador continua perguntando:
_Por quê?
O interrogado deve responder: _ Porque você é ... (a criança deve ficar livre para falar a característica que pensa sobre o colega – boazinha, alegre, educada etc).
Nesse momento podem surgir conflitos que devem ser administrados por você educador/a, conversando com as crianças e ajudando-as a compreenderem umas às outras.
 Converse com as crianças sobre a atividade.
 O que sentiram?
Como foi participar e ouvir o colega falar sobre ela?
Proponha para a turma a construção de um acróstico com a palavra GOSTAR.
Recursos Complementares:
Para saber mais sobre a importância de conhecer e valorizar a auto – estima das crianças na educação infantil, visite o sítio:
Avaliação:
Professor/a observe o envolvimento das crianças durante as atividades.
Os conflitos apareceram no grupo.
Foi difícil conciliar o desenvolvimento das atividades propostas?
 As crianças que apresentavam dificuldades no relacionamento com os colegas conseguiram participar de todas as atividades?
É importante ressaltar-se que essas atividades devem ser desenvolvidas mais de uma vez a fim de possibilitar às crianças oportunidades de exercitarem sua auto-estima .




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios