BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, abril 08, 2024

Bronco o bicho papão>História cantada>Planejamento semanal>Projeto>O que pode ou não colocar na boca>08/04/2024

 

Léia Cassol/Gisella Cassol

Assuntos: Organização/ identificação de vestimentas/ identidade/ leitura compartilhada/ narrativa com enigmas.
Alguém está com fome aí? 
Nós conhecemos alguém que adora papar, alguém que papa tudo, tudo, tudo e vai enchendo o seu barrigão. Esse é o Bronco! Ele é um bicho-papão, e de tanto papar ele ficou diferente. 
Como será que ele ficou? Vamos descobrir lendo essa história?

Hora do conto com Léia Cassol: AQUIAQUI
PASSO A PASSO RECURSO PEDAGÓGICO
LATA BRONCO BICHO-PAPÃO AQUI

Planejamento semanal para educação infantil
Montei um roteiro semanal para minha turma de Educação Infantil a partir da história Bronco, o bicho-papão. Será através dessa história que irei trabalhar os números com a turma, propondo atividades em que identifiquem a diferença entre números, letras e outros símbolos. Além da identificação dos numerais, iremos realizar atividades de relação número e quantidade. AQUI
Monstrinho papa tudo: Como montar: AQUI

Projeto: Bronco, o bicho papão papa tudo, nós não.

O presente projeto científico, cujo temas principais são o que pode ou não colocar na boca e a restrição alimentar , surgiu na turma da Educação Infantil 5 anos da EMEF Castro Alves que recebeu uma criança com sequelas de Paralisia Cerebral e está frequentando a escola pela primeira vez, tendo o hábito de colocar todos os objetos na boca e outra criança com diagnóstico de Diabetes tipo 1, que tem restrições alimentares, mede a glicemia e faz uso de bomba de insulina, durante a aula. 

Percebeu-se a curiosidade das crianças com relação ao colega que não come a merenda da escola, somente a que traz de casa, pois precisa ter calculado os carboidratos de cada refeição. 
Assim, com o objetivo de esclarecer para os colegas a condição das crianças e construir a ideia do que se pode ou não pôr na boca: o que é de comer ou objetos que usamos na boca; E ainda, por interesse das crianças investigamos o assunto da boa alimentação, baseados nisso, desenvolveu-se o projeto. 
Então foi trazida a história “Bronco, o bicho papão” que “papava” todos os objetos que via pela frente, para introduzir o questionamento do que pode ou não colocar na boca.
Realizou-se uma dinâmica de retirar objetos da caixa para as crianças classificarem o que vai ou não na boca, onde percebeu-se que além de alimentos, alguns objetos também vão na boca. Preparou-se uma receita da sopa tendo acesso aos alimentos reais, no modo de preparo e na degustação. 
Construiu-se a “Sinaleira da alimentação saudável” com gravuras e embalagens de alimentos que as crianças citaram e que fazem parte do cardápio cotidiano delas para analisarem na sinaleira se é saudável, se deve ser consumido com moderação ou se é prejudicial à saúde.
 Apreciou-se um momento de roda da conversa com a professora Vanessa Mendes que tem formação na área da saúde, trazendo informações sobre a restrição alimentar para entender mais sobre o caso do colega com Diabetes tipo 1 , esclarecendo para a turma as dúvidas quanto a bomba de insulina, sobre a importância de controlar a glicose, mostrando as possibilidades que aumentam a qualidade de vida de quem vive nessas condições.
 Através das estratégias utilizadas na metodologia foi possível alcançar os objetivos gerando a compreensão das crianças acerca dos colegas com necessidades especiais. 
Promoveu o cuidado para as coisas que podem ser colocadas na boca. 
Esclareceu-se a curiosidade acerca da bomba de insulina que o colega utiliza diariamente e entenderam que existem restrições alimentares para promover uma qualidade de vida àqueles que têm alguma limitação. 
Despertou o interesse por alimentar-se com consciência do que é recomendado ingerir com frequência, com moderação ou o que deve ser pouco consumido.
 Palavras-chave: boca, restrição alimentar, alimentação. AQUI

Bronco na educação fiscal: Consciência fiscal em relação a tributos: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios