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Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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JUNHO 2019
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domingo, outubro 05, 2025

A pele que eu tenho>Protagonismo negro> Estímulos antirracistas>05/10/2025

 
Bell Hooks/ Chris Raschka

O que é mais importante? A cor da nossa pele ou o que somos por dentro? A pele que eu tenho, infantojuvenil de bell hooks ilustrado por Chris Raschka, trata do tema da raça, sempre muito presente nas obras da autora, e do perigo de julgar uma pessoa no primeiro olhar. 
De forma poética, a autora abre um diálogo com as crianças sobre raça e identidade.
A cor da nossa pele é apenas uma cobertura. Para conhecer uma pessoa de verdade, é preciso enxergar além da aparência. Abrir bem o coração, encontrar no outro tesouros guardados e livrar-se de preconceitos e estereótipos.
A pele que eu tenho celebra a individualidade e leva aos pequenos uma mensagem forte e atemporal sobre amor e respeito ao próximo.

Ouvindo: AQUIAQUI
Sobre a obra: AQUI
Sugestões: AQUIAQUIAQUI
Cantando: 
Tantas cores: AQUIAQUI
Cor da pele: AQUI
Músicas sobre ser diferente: 
Ser diferente, sobre acolher o outro como ele é e nos aceitar como somos. Essas canções auxiliam a combater o bullying, o preconceito e a intolerância. Além disso, investem na formação de indivíduos mais conectados com a importância das diferenças que nos unem. As letras apresentam outros mundos possíveis. Cada história apresenta personagens que circulam muito além dos padrões de beleza e de comportamento, os quais tantas vezes aprendemos a cobiçar desde a infância. Essas canções podem provocar nas crianças tanto empatia e identificação quanto estranhamento, quando se trata de algo que ela ainda não conhece. Dessa forma, nasce o respeito. AQUI

Proposta Pedagógica – “A Beleza que Vem da Raiz”
Tema: Consciência Negra e Identidade
Público: Educação Infantil e Anos Iniciais
Abordagem: Artes Visuais e Educação Antirracista
 Objetivos Gerais
• Promover o reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira.
• Desenvolver a percepção estética e o respeito à diversidade.
• Estimular habilidades motoras finas, concentração e organização espacial.
• Favorecer a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio de atividades sensoriais e visuais estruturadas.
 Descrição da Atividade
Cada criança receberá o molde preto (silhueta africana) em papel A4 ou cartolina. Em seguida, será convidada a colar quadradinhos coloridos (de EVA, papel camurça ou papel crepom) no turbante e colares da figura, explorando padrões e combinações de cores.
O educador pode apresentar músicas afro-brasileiras suaves e falar brevemente sobre o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), enfatizando o respeito, a ancestralidade e a beleza da diversidade.
Para alunos autistas, recomenda-se antecipar o passo a passo da atividade visualmente (com cartões ou imagens sequenciais) e permitir pausas sensoriais.
 Habilidades da BNCC
Campo das Artes Visuais / Educação Infantil e Fundamental:
• (EI03TS02) Explorar diferentes materiais e suportes para produzir e experimentar formas, cores e texturas.
• (EF15AR01) Experimentar e criar produções visuais usando materiais variados e combinando cores, formas, linhas e texturas.
• (EF01AR02) Produzir trabalhos artísticos valorizando o próprio fazer e o dos colegas.
• (EF15AR04) Reconhecer e valorizar manifestações artísticas de diferentes culturas.
 Competências Gerais da BNCC
1. Conhecimento: Compreender expressões culturais afro-brasileiras.
2. Repertório Cultural: Valorizar e criar produções que representem a diversidade étnica.
3. Trabalho e Projeto de Vida: Aprender de forma colaborativa, respeitando diferenças.
4. Autoconhecimento e Autocuidado: Reconhecer-se como sujeito singular e pertencente a uma comunidade diversa.
5. Empatia e Cooperação: Desenvolver atitudes de respeito, empatia e solidariedade.
Adaptações para Alunos Autistas
• Usar modelos visuais passo a passo (ex: 
1️⃣
 Escolher cor / 
2️⃣
 Passar cola / 
3️⃣
 Colar quadradinho).
• Oferecer espaço individualizado e material tátil (EVA, papel com textura).
• Trabalhar tempo de execução com apoio visual (relógio de areia, timer).
• Reforçar elogios concretos e permitir que o aluno escolha as cores preferidas.
 Produto Final
Um painel coletivo intitulado “A Beleza que Vem da Raiz”, reunindo todas as produções das crianças, pode ser exposto no corredor da escola com frases inspiradoras sobre respeito, igualdade e diversidade.   Fonte Educa desafios

E pele tem cor?: AQUI
Meu crespo é de rainha: AQUI
Formas e cores da África: AQUI
Meu avô africano: AQUI
Todas as cores da terra: AQUI
A cor de Coraline: AQUI
Representatividade negra para as histórias: AQUI
Mais Bell Hooks: AQUI
Diversidade: AQUI
Pertencimento: AQUI
Identidade: AQUI
Protagonismo negro: AQUI
Preconceito: AQUI




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