Regina S e Martinez
A vaca Rebeca
A VACA REBECA
Texto de Regina Siguemoto e Martinez
Rebeca sapeca ganhou na loteca
uma linda cueca.
- O que vou fazer com esta cueca?
- Gostaria mesmo de uma boneca soneca!
Zeca careca viu a cueca e gritou:
- Rebeca!
Quer trocar sua cueca...
pela minha boneca soneca?!?
Literatura infantil: A vaca Rebeca
Autor :Miriam Raquel Piazzi Machado
• Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.
• Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.
• Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1:
Trabalhar o livro: A vaca Rebeca (um exemplar para cada criança)
1. Explorar a capa, o nome da autora, ilustrador, editora, as gravuras.
Depois, ler a história.
Observar a compreensão do texto:
a) Quais as personagens da história?
b) O que significa ganhar na loteca?
c) Qual é a troca que o jacaré propõe?
d) A vaca concorda com o jacaré? Como sabemos se não está escrito?
2. Escrever a palavra VACA no quadro e perguntar: qual a letra que começa a palavra, quantas letras têm a palavra, quantas sílabas.
lletras em EVA, mostrar a família silábica da letra V: VA, VE, VI, VO, VU.
Pedir que as crianças falem palavras que comecem com V. Anotar as palavras no quadro.
3. Na folha ofício: escrever V v (com letra cursiva). Desenhar coisas, objetos ou animais que comecem com a letra v.
4. Usando caixas de leite limpas e papéis coloridos, construir com os alunos fantoches da vaca e do jacaré.
Aula 2:
Pedir que cada criança reconte oralmente a história da vaca Rebeca.
Depois, em duplas, propor a recontagem a ser realizada por escrito.
A professora fará a correção a lápis, a fim de que os alunos possam fazer a auto-correção, posteriormente.
Caso alguns alunos não consigam escrever, a professora poderá ser o escriba.
Avaliação
Nessa aula a professora terá a oportunidade de avaliar se o aluno:
- compreendeu a história lida e/ou contada;
- interpretou as imagens contidas no livro;
- foi capaz de recontar a história de forma coerente;
- reconheceu palavras pertencentes à família sílabica da letra V.
Uma história avacalhada
O sonho da vaca
Sonia Junqueira
A vaca estava cansada.
Dormiu e começou a sonhar.
Quando uma vaca dorminhoca tem um sono agitado,
na certa agita tudo que estiver a seu lado
Atividade literária
Atividade literária
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.