O Menino Azul, de Cecília Meireles, uma das maiores expressões de nossa poesia.
Cecília organizou a primeira biblioteca infantil do país e, como autora, tem um estilo voltado para a simplicidade da forma e marcado pela riqueza das imagens e símbolos.
A suavidade de sua poesia encanta tanto a criança como jovens e adultos.
Neste livro, o imaginário infantil, tratado com leveza, é a tônica dos versos.
Ainda, o sentimento toma cor e forma com as ilustrações de Lúcia Hiratsuka, que busca como a escritora, a simplicidade e a naturalidade presentes na natureza.
Carta ao menino azul
“O menino azul” A poesia apresentada é trabalhada através da interdisciplinaridade bem como através dos temas transversais:
Português: Sensibilização, leitura compartilhada, leitura oral e escrita, leitura individual e interpretação de texto; versos, estrofes, sinais de pontuação, plural grau o substantivo e dificuldades de ortografia.
Geografia: Localização, mapas do bairro escrita do endereço dos alunos.
Ciência: Animais, a natureza, as estações do ano no texto é apresentado à primavera, quais são as outras estações do ano
Matemática: Invente problemas com as palavras do texto... Por exemplo: Em um vaso azul há três dezenas de rosas, no vaso verde há uma dezena de cravos. Qual o total de fores?
História: Os alunos irão realizar atividades de pesquisa na biblioteca sobre a autora do texto, ou seja, uma bibliografia de Cecília Meireles.
Apontar característica do burrinho apresentadas no texto, verificar se um burro realmente tem essas qualidades, perguntar o que será que o menino estava procurando (amigo).
Atividades
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.