Adriano Messias/Victor Tavares
Este livro delicado, cheio de sabores e aromas, leva o leitor por referências de Ferreira Gullar a Proust, e ao ambiente encantador e charmoso das antigas vendas e confeitarias.
Desta forma, tem-se uma mistura aconchegante e, ao mesmo tempo, requintada, que nos traz a esperança de que todos podem ter sempre bons momentos na vida, desde que saibam movimentar os próprios desejos…
Assunto: Afetos humanos.
Descrevendo vendas e confeitarias antigas, o autor brinca com sentimentos e memórias, recheadas de lirismos. Tudo com açúcar e afeto! A leitura é leve e graciosa. Como o tema central é confeitaria deixo aqui algumas sugestões do gênero instrucional:
Leitura informativa: Confeiteiro
O que faz um confeiteiro ? AQUI
Luna observa Newton preparando o delicioso pão doce que ela tanto gosta. Ao brincar com um pedaço da massa crua, Luna se depara com uma dúvida: Como aquela massa pequena e molenga pode virar um pão grande e fofinho? Ela, Júpiter e Cláudio vão fazer de conta que são pão doce para descobrir o segredo que faz baguettes, rosquinhas e croissants crescerem e serem tão gostosos:
Cantando:
Vamos bater um bolo? AQUI
Padaria: AQUI
Aniversário na padaria: AQUI
Quem quer pão? AQUI
Atividade lúdica: Brincando de padaria: AQUI
O pão e outros pães: O texto “O pão e outros pães” tem a finalidade de valorizar esse alimento tão simples e, ao mesmo tempo extremamente necessário.
O texto trata do pão como alimento e, paralelamente, destaca outros possibilidades linguísticas para o vocábulo pão: pão duro (avarento); um pão (homem bonito); pão, pão, queijo, queijo (firmeza, clareza, palavra dada); ganha pão (trabalho) e o pão nosso de cada dia (a graça do alimento diário).
Projeto: Pãozinho nosso de cada escrita: AQUI
Aula: Produção do pão: AQUI
Há quem diga que, em matéria de educação, não existem receitas. De fato, mais importante do que o passo a passo, são as concepções de ensino e aprendizagem que estão por trás de cada passo, o grau de abertura que oferecem e, principalmente, o reconhecimento ao processo das crianças. Esses são ingredientes imprescindíveis para se respeitar as condições de uma boa situação didática. Como a que se verá a seguir, apresentada com graça, como uma “boa receita”, para desenvolver propostas de produção e revisão de texto com crianças de 5 anos: AQUI
No Linguagem:
A formiga que queria ser confeiteira: AQUI
O paradeiro do padeiro: AQUI
Pão: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.