BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, março 09, 2024

O pão doce acabou, mas ainda tem sonho>Receitas> Linguagem musical>Memórias literárias>09/03/2024

 

Adriano Messias/Victor Tavares

Este livro delicado, cheio de sabores e aromas, leva o leitor por referências de Ferreira Gullar a Proust, e ao ambiente encantador e charmoso das antigas vendas e confeitarias.

Desta forma, tem-se uma mistura aconchegante e, ao mesmo tempo, requintada, que nos traz a esperança de que todos podem ter sempre bons momentos na vida, desde que saibam movimentar os próprios desejos…

Assunto: Afetos humanos.
Descrevendo vendas e confeitarias antigas, o autor brinca com sentimentos e memórias, recheadas de lirismos. Tudo com açúcar e afeto! A leitura é leve e graciosa. Como o tema central é confeitaria deixo aqui algumas sugestões do gênero instrucional:
Leitura informativa: Confeiteiro
O que faz um confeiteiro ? AQUI
Atividades para imprimir/confeitaria: AQUIAQUI

Luna observa Newton preparando o delicioso pão doce que ela tanto gosta. Ao brincar com um pedaço da massa crua, Luna se depara com uma dúvida: Como aquela massa pequena e molenga pode virar um pão grande e fofinho? Ela, Júpiter e Cláudio vão fazer de conta que são pão doce para descobrir o segredo que faz baguettes, rosquinhas e croissants crescerem e serem tão gostosos:


Cantando:
Vamos bater um bolo? AQUI
Padaria: AQUI
Aniversário na padaria: AQUI
Quem quer pão? AQUI
Atividade lúdica: Brincando de padaria: AQUI

O pão e outros pães: O texto “O pão e outros pães” tem a finalidade de valorizar esse alimento tão simples e, ao mesmo tempo extremamente necessário.
O texto trata do pão como alimento e, paralelamente, destaca outros possibilidades linguísticas para o vocábulo pão: pão duro (avarento); um pão (homem bonito); pão, pão, queijo, queijo (firmeza, clareza, palavra dada); ganha pão (trabalho) e o pão nosso de cada dia (a graça do alimento diário).


Projeto: Pãozinho nosso de cada escrita: AQUI
Aula: Produção do pão: AQUI

Há quem diga que, em matéria de educação, não existem receitas. De fato, mais importante do que o passo a passo, são as concepções de ensino e aprendizagem que estão por trás de cada passo, o grau de abertura que oferecem e, principalmente, o reconhecimento ao processo das crianças. Esses são ingredientes imprescindíveis para se respeitar as condições de uma boa situação didática. Como a que se verá a seguir, apresentada com graça, como uma “boa receita”, para desenvolver propostas de produção e revisão de texto com crianças de 5 anos: AQUI
No Linguagem:
A formiga que queria ser confeiteira: AQUI
O paradeiro do padeiro: AQUI
Pão: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios