BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, fevereiro 05, 2025

Com quem será que eu me pareço?>Contextos investigativos>Interação literária>Identidade>05/02/2025

 
Georgina Martins

Será que existe alguém parecido comigo?'. Georgina Martins leva a questão para o zoológico da cidade. Ali, são os bichos que olham o mundo em torno de si e buscam semelhanças que os ajudem a formar sua identidade.

Neste vídeo trago a dica de uma história que fala sobre reconhecimento, pertencimento e identidade, Com quem será que eu me Pareço? A partir do texto e ilustrações e do diálogo com as crianças sobre suas semelhanças e diferenças poderíamos propor um, dois ou mais contextos investigativos...o que você será capaz de criar, partindo das observações e escuta de seu grupo? AQUI

Ouvindo: AQUIAQUIAQUI
Mediação da leitura: AQUI
Sugestões
Identificar as partes do corpo humano e o EU.
Valorizar e reconhecer suas características físicas;
Pesquisar gravuras que apresentam suas características semelhantes.
Iniciar a aula com a leitura do livro: “Com quem me pareço“ da autora Georgina Martins. 
Trabalhar atividades como olhar no espelho, músicas apontando partes do corpo, estátua, etc, auxilia a noção do esquema corporal.
Pedir com antecedência o album de fotos dos alunos ou apenas algumas fotos de seus famíliares para que façam a comparação: Meus olhos se parecem com..., Meu cabelo se parece com os do...
Para alunos maiores o ideal é trabalhar com o texto descritivo, o qual o aluno descreve suas características físicas, oportunizando o conhecimento sobre gêneros textais.
Em turmas menores pode-se criar uma coletiva de frases que os alunos elaboram e anexá-lo no mural junto com uma foto da criança.
Propor uma situação de aprendizagem em que as crianças ficassem livres para escolher no cantinho de revistas para pesquisar figuras que possam parecer com elas. Fonte

Livro: Com quem será que eu me pareço? (Georgina Martins)

Assunto: Formação de identidade e Diferenças

Trabalhar o ECA (Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade)

Construir um cartaz com o tema: Quem somos;

Cada aluno receberá uma ficha com o tema: Mamãe com qual animalzinho eu me pareço? Representar através de desenho;

Fazer montagem de imagens com as partes do rosto;

Montar um cartaz mostrando nossa diversidade de raças;

Construir um painel com o tema: Com que famoso eu me pareço?

Pesquisar sobre o autor e estudar a capa do livro;

Produção textual: Minha Identidade. Fonte


Identidade: AQUI
Corpo humano: AQUI
Nome próprio: AQUI
Espelho: AQUI
Eu sou assim e vou te mostrar: AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios