BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, maio 13, 2012

Dança>Quadrilha>Artes-Volpi> Festejos juninos>13/05/12


FESTA JUNINA

  Objetivos
■ Conhecer alguns aspectos que deram origem as festividades juninas;
■ Identificar os elementos que caracterizam essa festividade (músicas, danças, enfeites, comidas típicas, lendas);
■ Representar essa festividade por meio da arte visual.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Saber o que é uma festa
■Diferenciar algumas festas da cultura brasileira
■Estabelecer semelhanças e diferenças entre as festas da nossa cultura.



Estratégias e recursos da aula



1º MOMENTO – Solicitar que os alunos lembrem-se da festa junina vivenciada por eles dentro e fora do espaço escolar, e relatem como foi está experiência. Em seguida, peça para dizerem e registrarem por meio de desenho e da escrita o que tem nessa festa (músicas, danças, enfeites, comidas, lendas).
O professor juntamente com as crianças poderão pesquisar a origem da festa junina, e confeccionarem cartazes para ficar exposto na escola.
SUGESTÕES:
Livro: “Como é Bom Festa Junina” do autor Ivã Ramon do Amaral Avi.






2º MOMENTO – Apresentação de vídeos que retratem diferentes quadrilhas no Brasil.
O/a professor/a e seus alunos poderão apreciar os vídeos e depois conversarem sobre o que perceberam e acharam interessante, destacando as roupas, músicas e coreografia da festividade junina.
Vídeos das quadrilhas tradicionais:









vídeos das quadrilhas estilizadas:









■Qual quadrilha vocês gostaram mais? Por que?
■Qual vocês já dançaram?
■Qual a diferença entre elas?
■Como é o figurino da quadrilha tradicional?
■Como é o figurino da quadrilha estilizada?



3º MOMENTO – Apreciação de algumas obras de arte que retratem o tema das festas juninas.
O/a professor/a trás para o conhecimento e apreciação dos alunos a vida e obra do artista plástico, Alfredo Volpi. Esse momento é composto pelo conhecimento da biografia do autor e algumas de suas obras.
Os alunos são orientados a escolherem uma de suas obras que retrate a festa junina e a realizarem uma leitura da mesma dizendo suas impressões a respeito da obra destacando alguns elementos nela presente (o tema, as cores, formas entre outros).

O professor poderá sugerir como técnica para a releitura da obra - recorte e colagem, disponibilizando o material: revistas, folhas coloridas, cola, tesoura, tinta guache.



4º MOMENTO: Criação e produção de uma obra de arte que retrate a festa junina.
Após os alunos terem realizado a leitura de algumas obras do autor acima citado, o/a professor/a solicitará a criação de uma obra que retrate a festa junina.
OBS: Os trabalhos deverão ser identificados e expostos no mural da escola.



Recursos Complementares



Origem das fogueiras




Avaliação



■Saibam destacar alguns aspectos que caracterizam a festa junina
■Consigam verbalizar e registrar os conhecimentos aprendidos sobre a festa junina










A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Reinventando os ritmos juninos




Com esta aula as crianças de 5 anos de idade, poderão:



■Ampliar os conhecimentos sobre os ritmos juninos enquanto manifestação histórica e cultural no contexto regional nordestino;
■Construir/organizar uma coreografia para dançar na festa junina da escola;
■Aprender a considerar diferentes pontos de vista.
Duração das atividades
Entre 20 e 30 minutos durante aproximadamente três dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a participação dessa aula, os alunos já deverão ter vivenciado as aulas ‘Conhecendo e Vivenciando a Dança na Educação Infantil’, que trata da história da dança na humanidade, além disso é importante que essa aula seja desenvolvida no período próximo das festas juninas, pois neste contexto cultural o grupo estará motivado a lançar-se no estudo.



Estratégias e recursos da aula



1° MOMENTO
CONS TRUINDO OS PASSOS/JE ITOS DE DANÇAR CADA RITMO
O professor deverá orientador as crianças através a leitura do quadro de registro e pelas experiências já vivenciadas, dividindo o grupo de modo que uma parte será motivada a dançar enquanto a outra parte ficará na platéia assistindo.
 As crianças são motivadas a realizarem passos de acordo com o ritmo/cadência da música que está sendo tocada.
Depois de um tempo, todos sentam para ouvir o que foi observado pela platéia.
Sendo estabelecido neste momento o espaço do diálogo onde todos terão oportunidade de ouvir o ponto de vista uns dos outros.
 O professor registra os pontos mais importantes para o processo de construção da dança.
2° MOMENTO
Para a formação de pares o professor poderá problematizar com turma, nesse momento deve colocar materiais concretos que possam auxiliar as crianças na solução do problema: o que é par? Quantos somos ao todo?
Quantos meninos?
Quantas meninas?
Depois o professor registra as soluções matemáticas no quadro.
Após as soluções matemáticas serem encontradas, crianças e professor sentarão em círculo para pensarem a necessidade ou não de formação de pares na dança.
O professor organiza as discussões de modo que as crianças sintam-se seguras em falar o que pensam e/ou sentem e juntos buscarem soluções para as escolhas respeitando limites, diferenças e sentimentos de cada um.

Atividade 2 -COLOCANDO EM PRÁTICA AS SOLUÇÕES PENSADAS.
1º MOMENTO - O professor deve colocar a música e as crianças executarem os passos elaborados por elas.
EXECUTANDO AS COREOGRAFIAS PENSADAS
Após muitas idas e vindas, rodas de discussões, o grupo deverá chegar a um consenso sobre a coreografia final.
É hora de organizar a evolução da dança no tempo e no espaço.



Avaliação
Ao final da aula o professor deverá observar:
Como os alunos interagem e/ou se relacionam com a dança, entre pares, com as diferenças e limites de cada um. Como resolvem/solucionam conflitos, se conseguem ouvir o ponto de vista do outro, se compreendem e nomeiam os elementos constitutivos da dança.











Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios