Ouvindo o poema: AQUI
A consciência fonológica é a percepção do som da fala.
É uma capacidade cognitiva a ser desenvolvida, a qual contribui no processo de aquisição da leitura e da escrita. Sua importância está ligada a compreensão do princípio alfabético e ao desenvolvimento de habilidades como o reconhecimento de sílabas e fonemas numa palavra.
Diversas formas linguísticas que uma criança tem contato estando inserida numa cultura contribuem para a formação de sua consciência fonológica, dentre elas pode-se destacar as músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais e a fala, propriamente dita. (NASCIMENTO, 2006)
Rimas e aliterações
“A rima representa a correspondência fonêmica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tônica” (NASCIMENTO, 2006). E aliteração é uma figura de linguagem na qual existe a “repetição de um ou mais fonemas no começo, no meio ou no fim de palavras próximas ou simetricamente dispostas”. (www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/poesias/glossario.htm).
Vejam o poema e suas cinco partes:
Também partes de uma casa: AQUI
Aula/ Planta baixa: Ensino à distância/Remoto: AQUI
Ellen Pestili
O rato mora na toca, a abelha na colmeia e o cachorro na casinha. E o sapo, onde mora? Como é a casa do joão-de-barro? Com um texto simples e lindas ilustrações, Ellen Pestili mostra que cada um tem sua moradia, seja ela grande, pequena, de madeira, perto da árvore ou na lagoa. O que importa é que todos se sintam bem onde vivem.
Proposta de atividade: AQUI
Ouvindo a história: AQUI, AQUI
Brincadeiras para fazer na janela de sua casa: AQUI
Vaca amarela pulou a janela: AQUI
Quero casa com janela: AQUI
Dentro da casa tem: AQUI
Trabalhando com poema: PDF/A flor amarela/Cecília Meireles: AQUI
Descobrindo nossa casa "maior" ( a terra)
Lorena Kaz
O lugar que chamamos de casa pode ser muito maior do que nós imaginamos – é o que a menina deste livro percebe à medida que cresce e conquista o mundo.
Uma casa pode ser grande, pequena, de palha, de madeira, de tijolo, um ninho, uma toca ou até uma nuvem. Tudo depende de onde você se sente mais acolhido e feliz.
Com ilustrações cativantes, a artista plástica Lorena Kaz convida os pequenos leitores a um passeio pela casa de uma menina – que, no fim das contas, acaba se provando muito maior do que ela própria imaginava.
Ouvindo: Essa história é para pensar: você sabe qual é a casa de todas as casas?
Depois de ouvir essa história e descobrir qual é a casa de todas as casas, volte e assista mais uma vez. Você perceberá que cada frase ganha um novo sentido. É uma história muito especial! AQUI
Manual do professor: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.