Diana Lopes Cardoso
Era uma vez uma girafa que vivia feliz com a sua manada até o dia em que avistou, na floresta, zebras exibindo suas listras em uma festa, e, então, pensou:
"meu pescoço comprido até que é elegante, mas, se fosse com listras, ficaria deslumbrante!"
Você pode imaginar qual foi o bafafá quando, em meio à bicharada, surgiu uma girafa listrada, que toda vaidosa, em vez de galopar, desfilava?
Uma história sobre a beleza da diversidade.
Esta é a história de uma girafa que não estava muito satisfeita com sua imagem, buscando, incessantemente, novas modas para poder sentir-se fisicamente bem e aceita pelos outros. Aos poucos, essa ideia vai sendo disseminada entre os animais da floresta e, de uma maneira muito divertida, as crianças vão entendendo o grande valor da personalidade, da diversidade e da autenticidade. Esta girafinha e seus amigos irão nos mostrar que o mundo pode ficar muito sem graça se não soubermos valorizar nossas diferenças e as características que nos fazem únicos e únicas. Fonte
Sinopse da História
- O Desejo: A girafa, insatisfeita com suas manchas, inveja as listras das zebras e sonha em tê-las para ser mais "deslumbrante".
- A Transformação: Ela pede a um elefante para pintá-la com listras, criando um "bafafá" na floresta, com outros animais querendo também mudar sua aparência (pedindo jubas, pintas, etc.).
- A Lição: A história explora temas como identidade, autoaceitação e como a beleza reside na diversidade, mostrando que ser diferente é natural e valioso. Fonte Google
Sugestão de contação para os pequenos: AQUI
Sugestão de dobradura do pescoço da girafa/Modelo: AQUI
Álvaro Modernell/Willy Romont
Diferente, mas igual. Igual, mas diferente. Essa é a pegada desse livro diferente. Bichinhos fofos em situações que revelam ao leitor como nós, seres humanos, às vezes, deixamos de ser racionais ao não respeitar as diferenças ou não aceitar as igualdades entre nós mesmos.
O livro sugere diferentes maneiras de abordar assuntos delicados como bullying e diversidades, com leveza, sutileza e amplitude de percepções.
Indicado para crianças da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, para leitura em família e para uso escolar.
Uso em ações de prevenção e combate ao bullying, projetos de estímulo à leitura, convívio familiar e para tratar de diferenças e da diversidade humana.
Ouvindo: AQUI
Áudio teatro/Vila Sésamo: AQUI
A igualdade de valores entre os povos e o respeito às diferenças!
Aula/História: Somos iguais, porém diferentes: AQUI
É sempre hora de se desenvolver dinâmicas, atividades diversas sobre o tema DIFERENÇAS, DIVERSIDADE!!
Aborde a ideia de que diferenças não significam desigualdade, combatendo o preconceito...
INCENTIVE empatia, o respeito mútuo, a construção de amizades, com base na solidariedade e valorização das particularidades de cada um, mostrando que ser diferente é natural, positivo, e que a base de todos, é a mesma, humanidade!!
CONVERSE sobre os 4 pilares da Diversidade: Educação/Sensibilização; Processos Inclusivos e ambientes; Liderança; Cultura de pertencimento.
IDEIA:
* INICIE com roda de conversas sobre diferenças, para q o grupo perceba semelhanças e valorizem as particularidades;
# Peça q falem, desenhem sobre si mesmos, descrevendo características, sonhos...Depois, compare com os demais...
Use revistas e façam um grande painel...
Os materiais visuais são excelentes recursos ..
Promova dinâmicas de inclusão mostrando que as diferenças enriquecem e que a essência humana, nos une, combatendo estereótipos e preconceitos, de forma prática...
Elabore dinâmicas como a do CONFETE; dos NÚMEROS...
DESENVOLVA atividades incríveis com a música IGUAIS, de Padre Zezinho.
Fonte: L.R.Assessoria Pedagógica
Diversidade: AQUI
Identidade: AQUI
Meu nome: AQUI
Bullying: AQUI
Autoestima: AQUI
Inclusão: AQUI
Preconceito: AQUI
Volta às aulas: AQUI
Literatura afetiva/Acolhimento: AQUI
Link para essa postagem





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.