Claudio Galperim/Opentheddor
Draguinho não consegue soltar fogo pela boca nem pelo nariz – só água! Cansado das gozações dos colegas, foge de casa em busca de outros dragões como ele.
Na floresta, porém, vai tomando contato com as vantagens de ser diferente.
Ouvindo sobre a obra: Draguinho sente-se humilhado na escola porque não consegue soltar fogo pela boca ou pelo nariz.
Cansado de ser ridicularizado pelos colegas, decide sair de sua aldeia, Dragz, para procurar um lugar onde encontrar dragões como ele. AQUI
Atividade/culminância: Cantando e dançando: AQUI Atividade artística: Cenário e apresentação: AQUI
Atividades propostas :
Quem sou? AQUI Zé ninguém/Lúcia Pimentel Góes: AQUI Mais atividades sugeridas
Neste link: AQUI tem sugestão de artes para Draguinho. Preencha o formulário, é gratuito.
Através do livro “Draguinho – diferente de todos, parecido com ninguém”, as crianças problematizaram o tema através de metodologias ativas.
Draguinho é um personagem que dialoga com as crianças sobre o respeito às diferenças. No 4º ano do Ensino Fundamental, muitas abordagens sobre empatia foram trabalhadas a partir da história desse pequeno dragão que não consegue soltar fogo pela boca nem pelo nariz, só água. Ele descobre o quanto é interessante ser diferente quando chega à floresta.
“Em um primeiro momento, elas construíram o Draguinho e, posteriormente, realizaram uma sequência de atividades de pesquisa buscando encontrar soluções conjuntas para o respeito e o acolhimento às diferenças”, descreve a professora Renata Castelo Branco.
As características do gênero textual conto de encantamento também foram trabalhadas através da leitura do livro. Para encerrar a leitura, o Núcleo de Artes preparou uma apresentação teatral com os alunos, proporcionando um momento divertido de aprendizado. “Outros contos de encantamento tradicionais também foram apresentados de forma dinâmica e interativa, despertando o envolvimento e o interesse dos alunos”, observou a professora Mariana de Castro. Fonte
Material sugerido: Sussurrofone uma ferramenta de percepção sonora:
O Whispher Phone (telefone de sussurro) ou simplesmente “sussurrofone” é um instrumento que permite a captação individual da voz, a ampliação e o retorno desse som somente para quem o esteja utilizando. Ferramenta “construída” artesanalmente com tubo de PVC faz a vez de um telefone de “brinquedo” para ajudar no desenvolvimento das crianças no momento da leitura e no reconhecimento sonoro. Continua: AQUI Espetáculo infantil do grupo de cômicos cariocas "Centro Teatral e Etc e Tal' e adaptado do livro de Claudio Galperin "Draguinho-Diferente de todos parecido com ninguém". Teatro Mímica e Humor em sintonia com a atuação solo de Marcio Moura e direção de Alvaro Assad e Melissa Teles-Lôbo: AQUI
Tudo bem ser diferente: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.