Januaria C.Alves/Cesar Landucci
Um guarda-chuva encostado no canto da sala é apenas um objeto que protege da chuva?
Para o garoto, um caminho para entrar no rico mundo do imaginário.
Soltando a imaginação, já se via passeando com a professora, brincando com os amigos, divertindo-se com a família, brincando no parquinho, como se o guarda-chuva fosse uma acolhedora lona de circo.
Não é que o guarda-chuva também se parecia com o coração da professora?
Ambos, grandes e acolhedores!
Uma das histórias de 'As mil e uma noites' fala de dois homens que disputavam a posse de uma certa bolsa. E tanto brigaram que foram parar diante de um juiz. O juiz ordenou que cada um dissesse o que havia dentro da bolsa. Quem acertasse ganharia a causa. E os dois litigantes se puseram a enumerar o conteúdo da bolsa, cada qual querendo impressionar mais o juiz. Um falou em caravanas inteiras, tendas, vinhedos... O outro, em rebanhos, aldeias, homens e bichos e outras coisas mais. Bolsa bem mágica aquela!
Tudo mentira ! O guarda-chuva multicolorido, grande e molhado da professora, encostado num canto da sala de aula, é muito melhor do que a tal bolsa. Melhor porque, maior por dentro do que por fora, e porque nele cabem muito mais coisas e coisas muito mais bonitas. E ainda mais mágicas, porque não são fruto da mentira e sim da imaginação, da alegria e da ternura.
Sugestão
O
grupo discutiu em roda sobre o que seria colocado dentro do
guarda-chuva e cada criança pensou na sua própria vivência em grupo,
retomando todas as atividades que realizamos e suas preferências.
Escolhendo o que gostariam de colocar dentro do guarda-chuva, as
crianças elaboraram suas falas, que registramos para o livro, seguindo a
estrutura da narrativa do texto original.
Para
ilustrar o livro, cada uma tirou uma foto do que colocaria no
guarda-chuva, e para fotografar escolheu o cenário, os objetos e as
atividades que se tornaram tão significativos no cotidiano escolar. As
crianças, assim, se apropriaram aos poucos do processo de elaboração de
narrativas que podem expressar suas ideias e experiências ao serem
retomadas e divulgadas pela produção de um livro.
Cantando: No meu guarda-chuva: AQUI
O GUARDA – CHUVA DA PROFESSORA
Januária Cristina Alves, Editora
Mercuryo Jovem
UM DIA MINHA PROFESSORA CHEGOU À
ESCOLA DEBAIXO DA MAIOR CHUVA TRAZIA UM GUARDA-CHUVA GRANDE, MUITO
GRANDE, GRANDE ASSIM, Ó....
ELE ERA TODO COLORIDO, PARECIA UMA
CAIXA DE GIZ DE CERA!
ELA ENTROU NA CLASSE E PÔS O
GUARDA-CHUVA COLORIDO NUM CANTO E ELE FICOU ALI, ESCORRENDO TODA A ÁGUA QUE
TINHA ACABADO DE CARREGAR...
NÃO AGUENTEI DE CURIOSIDADE. FUI OLHAR
O GUARDA-CHUVA DA MINHA PROFESSORA BEM DE PERTINHO.
OLHEI, OLHEI DE NOVO, OLHEI DE UM LADO
E DO OUTRO...
FIQUEI PENSANDO...
QUEM SERÁ QUE CABE DEBAIXO DO
GUARDA-CHUVA DA MINHA PROFESSORA?
CABE A MINHA PROFESSORA, CLARO.
EU E ELA TAMBÉM, PORQUE É UM
GUARDA-CHUVA BEM GRANDÃO BEM GRANDÃO MESMO.
ADOREI PASSEAR COM ELA DE GUARDA-CHUVA
COLORIDO!
CABEM TAMBÉM OS MEUS AMIGOS DA ESCOLA.
A MINHA PROFESSORA LEVA ALGUNS E
DEPOIS LEVA OS OUTROS.
ELA SEMPRE DÁ UM JEITO DE DIVIDIR AS
COISAS COM TODO MUNDO !
O QUE MAIS CABE?
LÁPIS DE COR, GIZ DE CERA, TINTA
GUACHE, PAPEL COLORIDO, COLA , TESOURA, MASSINHA ! CABE TAMBÉM MASSINHA !
CABEM AINDA HISTÓRIAS, MUITAS
HISTÓRIAS ! DE FADAS, DE BRUXAS, DE BICHOS, DE LOBO MAU, DE CASTELOS, DE GENTE
COMO A GENTE. CABEM AS HISTÓRIAS DE VERDADE E AS INVENTADAS, AS QUE TÊM LETRAS
E AS QUE NÃO TÊM !
CABE AINDA LANCHE GOSTOSO: SUCO, PÃO
COM QUEIJO, PÃO DE QUEIJO, UVA-PASSA ! CABEM ATÉ BOLO DE CENOURA E DE LARANJA !
HUM... DELÍCIA DE GUARDA-CHUVA !
E SABE O QUE MAIS CABE NELE ?
PARQUINHO, TANQUE DE AREIA, ESCORREGADOR, TREPA-TREPA, ÁRVORE. CABE O SOL.
TAMBÉM CABE A CHUVA, É CLARO, QUE QUER ENTRAR, MAS O GUARDA-CHUVA NÃO DEIXA !
CABE MUITA COISA NO GUARDA-CHUVA DA
MINHA PROFESSORA!
PENSEI QUE PODIA CABER AINDA A GENTE
CHORANDO, QUERENDO A MÃE, A GENTE QUERENDO TOMAR O BRINQUENDO DO OUTRO – E ELA
DIZENDO PRA ESPERAR UM POUCO, DEIXAR O OUTRO PEGAR QUE DALI A POUCO ELE VAI
EMPRESTAR PRA GENTE ! – E ATÉ A GENTE SE JOGANDO NO CHÃO DE RAIVA – E ELA
PEGANDO A GENTE APERTADO E DIZENDO PRA GENTE SE ACALMAR, QUE A RAIVA VAI
ENCONTRAR SEU LUGAR.
NO GUARDA-CHUVA DA PROFESSORA CABE A
MINHA ESCOLA INTEIRINHA.
CABEM A MINHA MÃE, O MEU PAI, OS MEUS
DOIS IRMÃOS PEQUENOS E ATÉ A MINHA AVÓ.
UFA ! NO GUARDA-CHUVA DA MINHA QUERIDA
PROFESSORA CABE ... O MUNDO INTEIRO... IDA E VOLTA !
VAMOS ESCREVER UMA LISTA DE MATERIAL ESCOLAR PARA COLOCARMOS
NO GUARDA-CHUVA DA PROFESSORA ?
Fonte:
xa.yimg.com/kq/groups/.../SUGESTÃO+DE+SONDAGEM+PARA+O+1º+ANO.doc
Atividades
Meu guarda-chuva: Atividade emocional: AQUI
No Linguagem :
Guarda-chuvas: AQUI
Chuva: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.