BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, janeiro 03, 2017

O guarda-chuva da professora>Estímulos e imaginação>03/01/2017


Resultado de imagem para livro guarda-chuva da professora atividades


Um guarda-chuva encostado no canto da sala é apenas um objeto que protege da chuva?
Para o garoto, um caminho para entrar no rico mundo do imaginário. 

Soltando a imaginação, já se via passeando com a professora, brincando com os amigos, divertindo-se com a família, brincando no parquinho, como se o guarda-chuva fosse uma acolhedora lona de circo.
 Não é que o guarda-chuva também se parecia com o coração da professora?
 Ambos, grandes e acolhedores!
Sugestão
O grupo discutiu em roda sobre o que seria colocado dentro do guarda-chuva e cada criança pensou na sua própria vivência em grupo, retomando todas as atividades que realizamos e suas preferências. Escolhendo o que gostariam de colocar dentro do guarda-chuva, as crianças elaboraram suas falas, que registramos para o livro, seguindo a estrutura da narrativa do texto original.
Para ilustrar o livro, cada uma tirou uma foto do que colocaria no guarda-chuva, e para fotografar escolheu o cenário, os objetos e as atividades que se tornaram tão significativos no cotidiano escolar. As crianças, assim, se apropriaram aos poucos do processo de elaboração de narrativas que podem expressar suas ideias e experiências ao serem retomadas e divulgadas pela produção de um livro.

O GUARDA – CHUVA DA PROFESSORA
Januária Cristina Alves, Editora Mercuryo Jovem 

          UM DIA MINHA PROFESSORA CHEGOU À ESCOLA DEBAIXO DA MAIOR CHUVA           TRAZIA UM GUARDA-CHUVA GRANDE, MUITO GRANDE, GRANDE ASSIM, Ó....
          ELE ERA TODO COLORIDO, PARECIA UMA CAIXA DE GIZ DE CERA!
          ELA ENTROU NA CLASSE E PÔS O GUARDA-CHUVA COLORIDO NUM CANTO E ELE FICOU ALI, ESCORRENDO TODA A ÁGUA QUE TINHA ACABADO DE CARREGAR...
          NÃO AGUENTEI DE CURIOSIDADE. FUI OLHAR O GUARDA-CHUVA DA MINHA PROFESSORA BEM DE PERTINHO.
          OLHEI, OLHEI DE NOVO, OLHEI DE UM LADO E DO OUTRO...
          FIQUEI PENSANDO...
          QUEM SERÁ QUE CABE DEBAIXO DO GUARDA-CHUVA DA MINHA PROFESSORA?
          CABE A MINHA PROFESSORA, CLARO.
          EU E ELA TAMBÉM, PORQUE É UM GUARDA-CHUVA BEM GRANDÃO BEM GRANDÃO MESMO.
          ADOREI PASSEAR COM ELA DE GUARDA-CHUVA COLORIDO!
          CABEM TAMBÉM OS MEUS AMIGOS DA ESCOLA.
          A MINHA PROFESSORA LEVA ALGUNS E DEPOIS LEVA OS OUTROS.
          ELA SEMPRE DÁ UM JEITO DE DIVIDIR AS COISAS COM TODO MUNDO !
          O QUE MAIS CABE?
          LÁPIS DE COR, GIZ DE CERA, TINTA GUACHE, PAPEL COLORIDO, COLA , TESOURA, MASSINHA ! CABE TAMBÉM MASSINHA !
          CABEM AINDA HISTÓRIAS, MUITAS HISTÓRIAS ! DE FADAS, DE BRUXAS, DE BICHOS, DE LOBO MAU, DE CASTELOS, DE GENTE COMO A GENTE. CABEM AS HISTÓRIAS DE VERDADE E AS INVENTADAS, AS QUE TÊM LETRAS E AS QUE NÃO TÊM !
          CABE AINDA LANCHE GOSTOSO: SUCO, PÃO COM QUEIJO, PÃO DE QUEIJO, UVA-PASSA ! CABEM ATÉ BOLO DE CENOURA E DE LARANJA ! HUM... DELÍCIA DE GUARDA-CHUVA !
          E SABE O QUE MAIS CABE NELE ? PARQUINHO, TANQUE DE AREIA, ESCORREGADOR, TREPA-TREPA, ÁRVORE. CABE O SOL. TAMBÉM CABE A CHUVA, É CLARO, QUE QUER ENTRAR, MAS O GUARDA-CHUVA NÃO DEIXA !
          CABE MUITA COISA NO GUARDA-CHUVA DA MINHA PROFESSORA!
          PENSEI QUE PODIA CABER AINDA A GENTE CHORANDO, QUERENDO A MÃE, A GENTE QUERENDO TOMAR O BRINQUENDO DO OUTRO – E ELA DIZENDO PRA ESPERAR UM POUCO, DEIXAR O OUTRO PEGAR QUE DALI A POUCO ELE VAI EMPRESTAR PRA GENTE ! – E ATÉ A GENTE SE JOGANDO NO CHÃO DE RAIVA – E ELA PEGANDO A GENTE APERTADO E DIZENDO PRA GENTE SE ACALMAR, QUE A RAIVA VAI ENCONTRAR SEU LUGAR.
          NO GUARDA-CHUVA DA PROFESSORA CABE A MINHA ESCOLA INTEIRINHA.
          CABEM A MINHA MÃE, O MEU PAI, OS MEUS DOIS IRMÃOS PEQUENOS E ATÉ A MINHA AVÓ.
          UFA ! NO GUARDA-CHUVA DA MINHA QUERIDA PROFESSORA CABE ... O MUNDO INTEIRO... IDA E VOLTA !

  VAMOS ESCREVER  UMA LISTA DE MATERIAL ESCOLAR PARA COLOCARMOS NO GUARDA-CHUVA DA PROFESSORA ?

Fonte:
xa.yimg.com/kq/groups/.../SUGESTÃO+DE+SONDAGEM+PARA+O+1º+ANO.doc


Atividades






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios