Ferreira Gullar
Em Bichos do Lixo, Ferreira Gullar compartilha aos leitores um hobby: suas colagens.
No livro, ganhador do prêmio máximo da FNLIJ em 2014, o autor reúne pedaços de envelopes, convites, propagandas – o descartável –, e os espalha nas páginas ao acaso, com inventividade, liberdade e poesia. É seu olhar de poeta que encontra significado no que outros consideram lixo.
E faz com que surjam bichos incríveis, que renovam não simplesmente o lixo, mas o olhar do leitor. Um convite para uma leitura de palavras e imagens que instigue o maior exercício de um leitor: o da renovação do olhar, com fantasia e criatividade.
Nele o autor reúne pedaços de envelopes, convites, propagandas, e os espalha nas páginas aleatoriamente.
É seu olhar de poeta que encontra significado no que outros consideram lixo. O livro transforma-se assim em um convite para esse exercício diário de renovação do olhar.
Bichos com papel rasgado
No primeiro passo da sequência didática, as crianças desenharam os bichos de pelúcia que trouxeram no primeiro dia de aula. Depois, em abril, fizeram uma atividade com base no livro de poemas “Bichos do Lixo”, de Ferreira Gullar. Para criar os bichos que ilustraram a obra, o poeta utilizou apenas recortes de papel colorido e folhas de revistas, despertando a imaginação das crianças para desbravarem a fauna e as possibilidades construtivas do papel. Inspirados pelo autor, os estudantes foram desafiados a elaborar seres usando apenas papel rasgado – sem tesoura. O exercício de descobrir o figurativo nos rasgos abstratos originou animais inventados e já existentes.Fonte
Nesta publicação você lê poemas de criança de Ferreira Gullar. Esse literato brasileiro é um dos fundadores do neoconcretismo brasileiro e um dos principais representantes da poesia social.
Sua obra é importante para compreender a poesia social no país. É um poeta imprescindível para mostrar às nossas crianças. AQUI
Brincando com o lixo
Aula
Coleta seletiva
Sequência didática:Separação correta do lixo
Música
Coleta seletiva e poluição
O processo coletivo
Os três porquinhos no mundo da reciclagem
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.