Rubem Alves
Cliquem aqui para lerem a história
+Adaptação para teatro
Narra a história de um patinho chamado Taco, que nasceu junto com mais nove irmãos.
Um dia o pai de Taco resolve ensinar os filhos a voar.
Enquanto seus irmãos aprendiam a voar, Taco continuava brincando, pois queria aproveitar a vida. Isso era um risco, pois patos que não aprendem a voar podem virar patos domésticos, que só fazem o que o dono quer.
Quando o inverno chegou, a família de Taco voou para procurar um lugar seguro, mas como ele não sabia voar, teve de ficar, e seu pai resolveu ficar junto com ele.
Um dia o pai voou para buscar alimento, os caçadores chegaram e levaram Taco para um sítio. No sítio, apesar de ser bem alimentado, vivia triste, cheio de saudade; ele não podia fazer mais nada...virou um pato doméstico.
Um dia o pai de Taco resolve ensinar os filhos a voar.
Enquanto seus irmãos aprendiam a voar, Taco continuava brincando, pois queria aproveitar a vida. Isso era um risco, pois patos que não aprendem a voar podem virar patos domésticos, que só fazem o que o dono quer.
Quando o inverno chegou, a família de Taco voou para procurar um lugar seguro, mas como ele não sabia voar, teve de ficar, e seu pai resolveu ficar junto com ele.
Um dia o pai voou para buscar alimento, os caçadores chegaram e levaram Taco para um sítio. No sítio, apesar de ser bem alimentado, vivia triste, cheio de saudade; ele não podia fazer mais nada...virou um pato doméstico.
INFORMAÇÕES GERAIS
•Público-alvo: Ensino Fundamental – 2° nível.
•Temática: Crescimento, independência e desenvolvimento do próprio potencial.
•Temas transversais: Ética, Meio Ambiente e Trabalho e consumo.
•Interdisciplinaridade: Arte, Filosofia, Língua Portuguesa e Psicologia.
OBJETIVOS
•Identificar os motivos que levaram Taco a virar um pato doméstico;
•Analisar a importância dos amigos, da família e do professor para o processo de auto-afirmação na adolescência;
•Avaliar o dilema que Taco enfrenta entre ser conivente com o grupo ou seguir seu caminho;
•Identificar os motivos pelos quais o pai de Taco não ficou contente com sua decisão;
•Distinguir qual é a diferença entre pertencer ou participar de um grupo.
DEBATE
Propor para a classe o seguinte tema: QUAL É O MOMENTO CERTO PARA “VOAR?
Após a discussão dividir os alunos em grupo e propor que elaborem um planejamento para o futuro(se quiser estabeleça um tempo).
O planejamento deverá ter como base os seguintes aspectos:
1.Meta – objetivo.
2.Diálogo – “arma” poderosa de interação.
3.Persistência – apostar e acreditar em si mesmo.
4.Regras – projetos bem-sucedidos tem normas.
5.Auto-estima – valorização das qualidades individuais.
No final da atividade os grupos deverão apresentar o planejamento para a classe.
O professor deverá consultá-los após o término das atividades da possibilidade de os trabalhos serem apresentados pelos próprios alunos aos pais.
Tendo como objetivo sensibilizar os pais por meio de uma palestra com um profissional de psicologia, sobre a importância de acompanhar o planejamento de vida dos filhos.
Ressaltando que este acompanhamento poderá ser o grande diferencial para garantir o sucesso e a felicidade desses adolescentes.
Ressaltando que este acompanhamento poderá ser o grande diferencial para garantir o sucesso e a felicidade desses adolescentes.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
A avaliação deverá ser feita a partir da produção de cada atividade sugerida.
Um outro aspecto da avaliação, mais subjetivo e interessante, pode ser a partir da observação do envolvimento e interesse do aluno nas várias atividades.
Também poderá ser solicitada uma auto-avaliação, permitindo-lhe refletir sobre seu processo de construção do conhecimento, sua participação e interação no grupo.
Um outro aspecto da avaliação, mais subjetivo e interessante, pode ser a partir da observação do envolvimento e interesse do aluno nas várias atividades.
Também poderá ser solicitada uma auto-avaliação, permitindo-lhe refletir sobre seu processo de construção do conhecimento, sua participação e interação no grupo.
A partir das observações, elabore um pequeno relatório individual apontando os aspectos que podem ser melhorados.
LIBERDADE E ÉTICA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL? Aula
Autor: Gláucia Costa Abdala Diniz
Aula sobre liberdade,com muitas sugestões de textos e outras histórias sobre este tema
Cliquem aqui:
Dinâmica Asas de papel
Objetivo:
Provocar reflexão sobre o tema liberdade,respeito ao espaço do outro,às diferenças como algo que deve ser valorizado,além de promover a integração do grupo.
Passo-a-passo:
Ler a história;
Abrir espaço para que exponham suas opiniões e dúvidas;
Falar sobre a importância da liberdade,ressaltando que cada ser possui um querer próprio e que diz respeito à sua singularidade.Pode relacionar com a história: as nuvens desejavam virar chuva, os sabiás querem cantar,as rosas querem perfumar, e cad um de nós deseja coisas diferentes.
Fazer ouvir uma música relaxante,distribuir papéis e lápis de cor;
Pedir que pintem a folha com a cor que lhe foram da vontade;
Depois de pintar,construirem em dobradura um pássaro,escrever uma palavra que represente a necessidade de cada um para ser livre, único e diferente, e depois colar esta palavra em uma das partes do pássaro.
Fonte:Caminhos da literatura infantil
Joana Cavlcanti
Editora Paulus
Passo-a-passo:
Ler a história;
Abrir espaço para que exponham suas opiniões e dúvidas;
Falar sobre a importância da liberdade,ressaltando que cada ser possui um querer próprio e que diz respeito à sua singularidade.Pode relacionar com a história: as nuvens desejavam virar chuva, os sabiás querem cantar,as rosas querem perfumar, e cad um de nós deseja coisas diferentes.
Fazer ouvir uma música relaxante,distribuir papéis e lápis de cor;
Pedir que pintem a folha com a cor que lhe foram da vontade;
Depois de pintar,construirem em dobradura um pássaro,escrever uma palavra que represente a necessidade de cada um para ser livre, único e diferente, e depois colar esta palavra em uma das partes do pássaro.
Fonte:Caminhos da literatura infantil
Joana Cavlcanti
Editora Paulus
Link para essa postagem
Muito obrigada por compartilhar
ResponderExcluirVolte sempre.
Excluir