BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, fevereiro 10, 2020

No canto dos olhos>Eixo>A ética e os valores>Cidadania>Projeto/Caderno do elogio>Valores da turma>Músicas/valores>10/02/2020


Maria Cristina Peixoto

Existem olhos de muitos jeitos... Assim Maria Cristina Peixoto começa a trançar e costurar sentimentos e olhares. Quantas palavras e histórias são possíveis descobrir num único olhar? 
Ler este livro é descobrir várias formas com as quais expressamos nossos sentimentos.

No canto dos olhos há sorrisos
Algumas vezes lágrimas
De tristeza e também alegria
Há uma palavra!
No canto dos olhos claros, 
ou escuros como jabuticaba
Há curiosidade, surpresa, felicidade
No canto dos olhos
Alegres, brincantes, surpresos
Que falam, calam, brilham, ofuscam incessantes
Olhos que cantam e bradam
No canto dos olhos
há paz e diversidade
Existe amor
Fonte  e Atividades

Projeto Valores
Caderno do elogio
Professora Ana Lima
Um elogio sincero pode mudar o seu dia.
Que tal mudar o dia de alguém hoje?
 JUSTIFICATIVA:
 No contexto da sala de aula, observamos que muitas vezes os alunos estão cada vez mais intolerantes uns com os outros, usam de agressões verbais ou físicas para intimidar ou provocar um determinado colega. Esses comportamentos interferem nos relacionamentos e nas atividades de grupo, no desenvolvimento da aprendizagem e na autoestima dos mesmos.  
Nesta perspectiva o desafio é a prática no sentido de valorizar e elogiar o “outro”, independente da ocasião ou pessoa, destacando as qualidades afirmativas de cada um, por uma prática que valorize o próximo.  
A proposta é trabalhar com a turma do 5º ano o “Caderno do Elogio” de forma a reforçar os valores e qualidades positivas a partir do Eu para o outro, transformando atitudes e falas com o intuito de melhorar os relacionamentos, a convivência diária, o sentimento de amor, afeto e carinho, possibilitando refletir e vivenciar práticas que elevem a autoestima e autoconfiança dos mesmos através do elogio, refletindo também na melhoria do processo ensino-aprendizagem.  Além disso, espera-se que os alunos participem de diferentes situações de leitura e escrita, e que busquem informações em materiais escritos dentro do espaço escolar (sala de aula e biblioteca) e fora do espaço escolar, bem como junto à família.  
O “Caderno do Elogio” consiste em registros escritos de palavras ou frases para uma determinada pessoa, sendo ele mesmo, um colega de classe ou funcionário da escola, feito pelos alunos da turma. Cada pessoa terá sua foto no caderno e estará livre para receber elogios. 
Segundo Vygotsky, a aprendizagem é gerada a partir das relações do indivíduo com o ambiente sociocultural em que vive e com outros indivíduos, assim, acredito que as experiências vivenciadas e as trocas realizadas contribuirão para melhorar os relacionamentos e a aprendizagem de todos os envolvidos neste projeto.
 
METODOLOGIA:
O “Caderno do Elogio” será desenvolvido durante o ano letivo e ficará disponível na sala de aula para que os alunos façam seus registros quando sentirem necessidade em escrever um elogio para alguém.  Além disso, será combinado o dia D, em que apenas uma pessoa poderá receber elogios, que pode ser da turma, ou profissional da escola.
Todos os elogiados terão uma seção com sua foto (autorizado pelos responsáveis) que serão personalizadas por eles mesmos.
Associados ao “Caderno do Elogio”, algumas atividades serão desenvolvidas, estabelecendo relações. São elas:
-Árvore da Amizade: dinâmica realizada no início do ano letivo com registros dos alunos sobre qualidades para uma boa amizade;
   -Cápsula do Tempo: dinâmica realizada com os alunos no inicio do ano em que escrevem seus desejos para o ano de 2020, e com os pais durante reunião pedagógica em que escrevem o que esperam da escola e da professora no ano vigente e deixem um recadinho para o filho. 
A cápsula será aberta no final do ano, em dezembro. 
    - Caderno coletivo de Produção de texto: “Produção em minha casa e na escola”, envolvendo as famílias na escrita junto com o filho e posteriormente socialização do filho junto à turma.
Dentre as dinâmicas que poderão surgir no desenvolvimento do projeto, trabalharemos inicialmente com algumas, a saber:
Conversa com a turma explicando a proposta do caderno;
Mensagem aos pais explicando a proposta e solicitando autorização e foto para publicação;
Lançamento do caderno com distribuição de marcador de páginas relativo à proposta estimulando a participação e envolvimento dos alunos;
Foto da turma com palavras positivas escritas pelos alunos, utilizadas na dinâmica Árvore da Amizade;
Personalização da página pessoal com foto;
 Escuta de músicas que elevem a autoestima e a amizade;
 Elogiar a si mesmo;
Momento livre para o elogio, ele escolhe para quem deixará um elogio;
Hoje o elogio vai para: Dia D, em que apenas uma pessoa poderá receber elogios, que pode ser da turma ou profissional da escola;
Além destas, outras poderão ser acrescentadas a partir de sugestões da turma.

Apostila bem elaborada/Prof. Mayra F.Carvalho
Blog Conhecimento e transformação
BNCC
A ética e os valores/Cidadania
- Conteúdos:
* Princípios e valores: ética, honestidade, integridade, dignidade.
- Capacidades/Habilidades:
* Agir em conformidade com os princípios éticos, políticos e estéticos;
* Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a
partir de valores, princípios éticos e da cidadania;
* Conhecer as práticas de boa convivência e de atitudes de cidadania.
AQUI ,  AQUI
Colocar-se no lugar do outro
Empatia/Competência 9
Empatia

Aula/Empatia e afetividades

Morcego bobo
Projeto valores da turma

AQUI

Músicas para valores humanos
AQUI
AQUI
AQUI
AQUI
Pra ser feliz
AQUI
Trabalhando com letra de músicas
AQUI

Lista de músicas sugeridas para trabalhar em sala
AQUI





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios