Maria Cristina Peixoto
Existem olhos de muitos jeitos... Assim Maria Cristina Peixoto começa a trançar e costurar sentimentos e olhares. Quantas palavras e histórias são possíveis descobrir num único olhar?
Ler este livro é descobrir várias formas com as quais expressamos nossos sentimentos.
No canto dos olhos há sorrisos
Algumas vezes lágrimas
De tristeza e também alegria
Há uma palavra!
No canto dos olhos claros,
ou escuros como jabuticaba
Há curiosidade, surpresa, felicidade
No canto dos olhos
Alegres, brincantes, surpresos
Que falam, calam, brilham, ofuscam incessantes
Olhos que cantam e bradam
No canto dos olhos
há paz e diversidade
Existe amor
Fonte e Atividades
Projeto Valores
Caderno do elogio
Professora Ana Lima
Um elogio sincero pode mudar o seu dia.
Que tal mudar o dia de alguém hoje?
JUSTIFICATIVA:
No contexto da sala de aula, observamos que
muitas vezes os alunos estão cada vez mais intolerantes uns com os outros, usam
de agressões verbais ou físicas para intimidar ou provocar um determinado
colega. Esses comportamentos interferem nos relacionamentos e nas atividades de
grupo, no desenvolvimento da aprendizagem e na autoestima dos mesmos.
Nesta perspectiva o desafio é a prática no
sentido de valorizar e elogiar o “outro”, independente da ocasião ou pessoa, destacando
as qualidades afirmativas de cada um, por uma prática que valorize o
próximo.
A proposta é trabalhar com a
turma do 5º ano o “Caderno do Elogio” de forma a reforçar os valores e
qualidades positivas a partir do Eu para o outro, transformando atitudes e
falas com o intuito de melhorar os relacionamentos, a convivência diária, o
sentimento de amor, afeto e carinho, possibilitando refletir e vivenciar
práticas que elevem a autoestima e autoconfiança dos mesmos através do elogio,
refletindo também na melhoria do processo ensino-aprendizagem. Além disso, espera-se que os alunos
participem de diferentes situações de leitura e escrita, e que busquem
informações em materiais escritos dentro do espaço escolar (sala de aula e
biblioteca) e fora do espaço escolar, bem como junto à família.
O “Caderno do Elogio” consiste em registros
escritos de palavras ou frases para uma determinada pessoa, sendo ele mesmo, um
colega de classe ou funcionário da escola, feito pelos alunos da turma. Cada
pessoa terá sua foto no caderno e estará livre para receber elogios.
Segundo
Vygotsky, a aprendizagem é gerada a partir das relações do indivíduo com o
ambiente sociocultural em que vive e com outros indivíduos, assim, acredito que
as experiências vivenciadas e as trocas realizadas contribuirão para melhorar
os relacionamentos e a aprendizagem de todos os envolvidos neste projeto.
METODOLOGIA:
O “Caderno
do Elogio” será desenvolvido durante o ano letivo e ficará disponível na sala
de aula para que os alunos façam seus registros quando sentirem necessidade em
escrever um elogio para alguém. Além
disso, será combinado o dia D, em
que apenas uma pessoa poderá receber elogios, que pode ser da turma, ou
profissional da escola.
Todos os
elogiados terão uma seção com sua foto (autorizado pelos responsáveis) que
serão personalizadas por eles mesmos.
Associados
ao “Caderno do Elogio”, algumas atividades serão desenvolvidas, estabelecendo
relações. São elas:
-Árvore da Amizade: dinâmica
realizada no início do ano letivo com registros dos alunos sobre qualidades
para uma boa amizade;
-Cápsula do Tempo: dinâmica
realizada com os alunos no inicio do ano em que escrevem seus desejos para o
ano de 2020, e com os pais durante reunião pedagógica em que escrevem o que
esperam da escola e da professora no ano vigente e deixem um recadinho para o
filho.
A cápsula será aberta no final do ano, em dezembro.
- Caderno coletivo de Produção de texto: “Produção
em minha casa e na escola”, envolvendo as famílias na escrita junto com o filho
e posteriormente socialização do filho junto à turma.
Dentre as
dinâmicas que poderão surgir no desenvolvimento do projeto, trabalharemos
inicialmente com algumas, a saber:
Conversa
com a turma explicando a proposta do caderno;
Mensagem
aos pais explicando a proposta e solicitando autorização e foto para
publicação;
Lançamento
do caderno com distribuição de marcador de páginas relativo à proposta
estimulando a participação e envolvimento dos alunos;
Foto da
turma com palavras positivas escritas pelos alunos, utilizadas na dinâmica
Árvore da Amizade;
Personalização
da página pessoal com foto;
Escuta de
músicas que elevem a autoestima e a amizade;
Elogiar a
si mesmo;
Momento
livre para o elogio, ele escolhe para quem deixará um elogio;
Hoje o
elogio vai para: Dia D, em que
apenas uma pessoa poderá receber elogios, que pode ser da turma ou profissional
da escola;
Além
destas, outras poderão ser acrescentadas a partir de sugestões da turma.
Apostila bem elaborada/Prof. Mayra F.Carvalho
Blog Conhecimento e transformação
BNCC
A ética e os valores/Cidadania
- Conteúdos:
* Princípios e valores: ética, honestidade, integridade, dignidade.
- Capacidades/Habilidades:
* Agir em conformidade com os princípios éticos, políticos e estéticos;
* Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a
partir de valores, princípios éticos e da cidadania;
* Conhecer as práticas de boa convivência e de atitudes de cidadania.
Colocar-se no lugar do outro
Empatia/Competência 9
Aula/Empatia e afetividades
Morcego bobo
Projeto valores da turma
AQUI
Músicas para valores humanos
AQUI
AQUI
AQUI
AQUI
Pra ser feliz
AQUI
Trabalhando com letra de músicas
AQUI
Lista de músicas sugeridas para trabalhar em sala
AQUI
AQUI
Músicas para valores humanos
AQUI
AQUI
AQUI
AQUI
Pra ser feliz
AQUI
Trabalhando com letra de músicas
AQUI
Lista de músicas sugeridas para trabalhar em sala
AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.