Raimundo, Cidadão do Mundo.
Fábio Yabu/Editora Panda Books
Colegas, eis aqui uma sugestão de poesia, história e geografia, com rimas!
E foi assim que Raimundo, ainda meio sem rumo, se tornou um cidadão do mundo.
Fábio Yabu, conta a história da viagem de Raimundo pelos quatro cantos do planeta por terra, água e ar.
O personagem morador de Quixadá, no Ceará, embarca numa aventura meio sem querer.
Foi parar na Colômbia em sua mula, depois de andar dias inteiros atrás do rumo certo para casa, visitou Cuba a nado, chegou em Miami num navio de imigrantes, afundou de barco no mar do Canadá e virou até herói nacional em Portugal!
Em forma de poesia, Fábio conta as aventuras de Raimundo, ao mesmo tempo em que revela fatos da história e cultura do mundo. O leitor descobre, por exemplo, que no Canadá se fala duas línguas e que em Barcelona Antoni Gaudí deixou sua grande obra inacabada. Conhece a filosofia de Gandhi e descobre que, infelizmente, as crianças da Somália não podem brincar como as do Brasil, pois lá existe uma guerra civil.
As ilustrações são de Ana Terra, que utiliza uma técnica mista com tinta acrílica, caneta, papel, tecido e muita colagem, e o prefácio é do jornalista Marcelo Tas.
Um livro para ser apreciado em casa, na escola, no clube, na praia ou em qualquer lugar do mundo!
Vejam algumas páginas:
Um livro para ser apreciado em casa, na escola, no clube, na praia ou em qualquer lugar do mundo!
Vejam algumas páginas:
Em forma de poesia, Fábio Yabu conta as aventuras de Raimundo, ao mesmo tempo em que revela fatos da história e cultura do mundo. O leitor descobre, por exemplo, que no Canadá se fala duas línguas e que em Barcelona Antoni Gaudí deixou sua grande obra inacabada. Conhece a filosofia de Gandhi e descobre que, infelizmente, as crianças da Somália não podem brincar como as do Brasil, pois lá existe uma guerra civil. Com as ilustrações de Ana Terra e o prefácio do jornalista Marcelo Tas. AQUI
Ouvindo: AQUI
Projeto: AQUI
Uma aventura de um homem que se tornou viajante do mundo, seu nome é Raimundo e é um cidadão de Quixadá no Ceará, era a paixão de Rachel de Queiroz sua mãe.
Raimundo ia para vários lugares como Maranhão, Belém do Pará, Colômbia, Cuba, Panamá, Miami, New York, Canadá e vários outros lugares, inclusive conheceu Juan Carlos que disse pra Raimundo ficar longe de sua filha Maria.
Viajando pelo mundo conhecia várias coisas diferentes, onde aprendeu o espanhol, ou castelhano. Raimundo falava no seu sotaque nordestino, pois veio do Ceará, no caminho fez bons amigos, brasileiros, baianos, paulistas e até mineiros.
Mesmo longe de sua família viajando por vários lugares diferentes, escreveu para sua mãe, La no Ceará dizendo “Mainha,tenho saudade ,I miss you so much,mas acho que vou visitar o Canadá!”.
Passando pelo Canadá conheceu a neve, foi até esquiar, mas como era desastrado sofreu um acidente, quebrou a perna, a bacia e o quadril, mas quando sarou o colocaram num navio pra ele voltar para o Brasil.
No caminho o navio se afunda e ele fica num bote sozinho no mar, passando frio, sede, fome e esperava o resgate. De repente houve a voz de um capitão da Marinha e é resgatado, como estava desnutrido o levaram direto pra Portugal.
Recuperou-se e passou pela Espanha, França, Itália, Milão, Bolonha, Veneza e Roma, impressionado adorava cada lugar que passava, inclusive parou na África, onde participou de projetos voluntários e foi conhecido como cidadão Angolano.
Chegando na Índia, achava um pais estranho pois havia vários costumes diferentes como uma cultura milenar. Raimundo encontrou uma menina, nas margens do rio Ganges, seu nome era Rashmi, namoraram e se casaram na religião hindu, sua mãe veio e foi um ritual que durou 3 dias.
Depois da lua-de-mel e alguns tempos após, voltaram para Quixadá, onde nasceu seu filho o Raahi,a família seguiu o mundo a fora, mesmo a avó com saudades mandava cartas, pois sabia que seu filho era um cidadão do mundo.
Maquete
Link para essa postagem
Que legal! Valeu, Krika!! Muito obrigado pelo carinho pelo Raimundo, meu personagem mais querido!
ResponderExcluirUm abraço,
Fábio Yabu :)
Krika tem Selinho"Special Friend"para você no meu Blog,espero que goste:)beijos
ResponderExcluirfica com Deus!