Marcelo Cipis
O livro Se um gato for…, escrito e ilustrado por Marcelo Cipis, desperta sensivelmente no pequeno leitor o prazer de criar, de inventar, de transformar, enfim, de entrar no universo da imaginação… Com seu traço característico, permeado de elementos do cotidiano infantil e mais uma boa dose de humor, o autor estimula a criança a brincar com os sentidos, as formas, as cores, a combinação de objetos e a diversidade de materiais.
Se um gato for redondo… Se um gato for feito de linhas… Se um gato for feito de pano… Se um gato for de vidro… Se um gato for um sorvete…
Confeccionar os gatos do livro com materiais diversos.
Conhecer os demais livros do autor. AQUI
Criar diferentes combinações de figuras geométricas com outros animais ou objetos.
Incentivar a classe a imaginar outras possibilidades de Se um gato for...
O uso do livro "Se um Gato For..." serve como um ponto de partida para o reconhecimento de letras e para a construção inicial de frases, ao mesmo tempo em que mantém o interesse dos alunos por meio de uma narrativa envolvente e adequada à sua faixa etária, estimulando a imaginação e o prazer de criar através de atividades lúdicas.
A história apresenta as letras de maneira contextualizada, facilitando a identificação.
O livro incentiva a criança a brincar com as formas, objetos e a imaginação, de acordo com a sinopse do Grupo Editorial Global.
A narrativa permite a criação de frases curtas, a partir das palavras lidas e trabalhadas em sala de aula.
Atividades lúdicas, como a caça ao tesouro, são propostas para tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo, conforme o plano de aula do profy.com.br
Fonte Google
Inspirados pela divertida história do livro “Se um Gato for...” de Marcelo Cipis, a turma da Creche explorou diferentes texturas e delimitou espaços para criar traços gráficos em uma atividade sensorial utilizando lixas e giz de cera. Confira! AQUI
Proposta Pedagógica EducaDesafios – “Gatinho Colorido de Papéis”
Tema: Coordenação motora, percepção visual e expressão artística
Público-alvo: Educação Infantil (com adaptações para alunos autistas)
Objetivo Geral
Promover o desenvolvimento da coordenação motora fina, da percepção visual e do reconhecimento de cores e formas por meio da construção artística de um gato com colagem de papéis coloridos.
Habilidades da BNCC
Campo de Experiência – Traços, sons, cores e formas
• EI03TS01: Expressar-se livremente por meio de diferentes linguagens artísticas (desenho, colagem, pintura, modelagem).
• EI03TS03: Experimentar o uso de materiais variados e explorar suas características e possibilidades.
• EI03EF01: Reconhecer formas geométricas e cores presentes em elementos do cotidiano.
• EI03CG01: Ampliar o tempo de concentração e atenção em atividades estruturadas.
Competências Gerais da BNCC
1. Conhecimento: Utilizar saberes artísticos e culturais na produção pessoal e coletiva.
2. Repertório Cultural: Valorizar e participar de práticas artísticas e culturais diversas.
3. Cultura Digital: Usar tecnologias simples (como recortes e imagens digitais) para criar.
4. Autoconhecimento e autocuidado: Reconhecer-se capaz de criar, experimentar e se expressar.
5. Empatia e cooperação: Trabalhar de forma colaborativa e respeitosa, ajudando colegas durante a atividade. #educadesafios
Cantando: Gato multicolor/Marcelo Serralva: AQUI
Uma simples garatuja se sente perdida porque ainda não sabe qual desenho será. Entre traços e possibilidades, ela passa por momentos de questionamento sobre seu lugar no mundo das criações. Nesta história delicada e cheia de imaginação, o espectador é convidado a acompanhar a jornada desse pequeno rabisco e a sentir a magia do tempo da criação – aquele instante em que a espera vira inspiração.
Sobre a obra:
O livro “O Rabisco” conta a história de um rabisco que se sentia perdido…
Até perceber que ele já era o que precisava ser.
A transformação acontece quando ele compreende o contexto e se sente reconhecido — ali nasce o pertencimento. No momento da pausa, da escuta, da criação, ele entende: “eu importo”. É sobre isso.
Um livro que fala de identidade, mas também da necessidade da pausa criativa, da espera com sentido, do tempo de cada um.
Ideal para crianças que estão vivendo mudanças, se sentindo diferentes ou deslocadas.
Quando entendem que têm um lugar ali, o comportamento muda. Elas se sentem acolhidas e vistas.
❤️ Dica: depois da leitura, pergunte: “Onde você sente que é importante do jeitinho que é?”
Ouvindo: AQUI
Desafio da criatividade: AQUI
Técnica do rabisco: AQUI
Entre riscos e rabiscos: AQUI
Meu amigo rabisco: AQUI
Grafomotricidade
Quando se fala em grafomotricidade, a referência é direcionada a um conjunto de funções neurológicas e musculares que possibilitam movimentos motores no momento da escrita.
Voltando à afirmação de que isso vai além do movimentar, deve-se ter em mente o fato da construção que está por trás de tudo isso. Em outras palavras, a partir da aquisição de tal habilidade, o corpo ganha importância no contexto da aprendizagem.
Recursos: Papelão, barbante e desenhos feitos à mão. AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.