Simone Sayegh
O livro Casacadabra se propõe a ser leitura e também objeto de brincadeira e de aprendizagem.
A ideia é estimular a criança a pensar sobre sua casa e sua cidade, e desenvolver maneiras de ver o mundo à sua volta.
Uma viagem de descobertas por pequenos segredos da arquitetura conhecendo dez casas por todo o mundo de forma divertida e ao mesmo tempo cheia de aprendizado.
Casacadabra é uma série de livros infantis, que foca no ensino da arquitetura e do urbanismo de maneira divertida. Os livros são leitura e também objeto de brincadeira e aprendizagem, com propostas de interatividade e de atividades para serem realizadas em casa e na escola.
O leitor percebe as casas e as cidades como espaços lúdicos, entende o papel da arquitetura, a qualidade dos espaços construídos, e descobre a essência de pequenos mistérios presentes nos locais que habita.
A série Casacadabra estimula a criança a pensar sobre sua casa e sua cidade, e desenvolver maneiras de ver o mundo à sua volta.
Somos muitos, e cada vez mais, os que moramos nas cidades, em casas e edifícios.
A lógica das construções – urbana e arquitetônica – é algo que pode ser acessível a todos, mas hoje não é automaticamente visível. E se aprendêssemos os princípios da arquitetura desde cedo?
E se aprendêssemos a ler a cidade, seus códigos ocultos?
As propostas podem ser usadas como plano de aula para os professores ou como orientação de atividades para os pais nas férias ou finais de semana.
Os exercícios foram pensados para serem feitos por crianças de sete a 12 anos – mas podem ser facilmente adaptados para adolescentes, com indicações de como se aprofundar mais em cada exercício. Vejam mais detalhes: AQUI
( imaginei o livro como inspiração para uma atividade literária,feira de ciências...Maquetes,etc)
Este é o segundo livro
O Casacadabra 2 mostra as cidades como espaços lúdicos: um rio que estava escondido e reaparece, uma escadaria que serve pra encontrar os amigos, ruas onde a regra é brincar, uma praça que vive se transformando... Assim, os leitores percebem os espaços urbanos como vivos e abertos a brincadeiras, ao mesmo tempo em que entendem o papel do urbanismo e descobrem a essência de pequenos mistérios presentes nas cidades por onde passam e moram.
Projeto cidade fictícia
Como escrever sobre uma cidade fictícia
Maquete
Imaginando uma cidade modelo
Olha que ideia....
Feito de forma interdisciplinar, o projeto envolve todas as disciplinas da grade, como História, Geografia, Matemática, Ciências e Português. Enquanto as lições “tradicionais” são transmitidas, em paralelo os alunos vão incorporando o aprendizado à dinâmica de Alegrópolis. “A gente abre espaço nas aulas para o faz de conta. É um micro para entender o macro”. Tudo: AQUI
A cidade que mudou de nome
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